terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Início do Ano Letivo de 2019

Imagem do meu acervo particular


As férias acabaram, pelo menos para nós, professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

Para os alunos das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro, o ano letivo só começa nos dias 11 e 06 de fevereiro, respectivamente. Mas, nós – professores – retornamos na última 6ª feira (01/02). Estamos participando e trabalhando na Semana de Planejamento.
 
Muitos aproveitaram o período das férias para viajar, mas quem não pode, com certeza, se planejou a fazer atividades ou passeios, os quais ainda não tinham realizado ou que não poderiam fazer em outro período. Dificilmente, alguém passa férias de forma totalmente ociosa.
 
Uma coisa é certa, todos – independentemente de seu papel (aluno, professor, administrativo e outros) precisam dessa “pausa” nos estudos e/ou no trabalho. Ela é de suma importância na vida de qualquer pessoa ou profissional.
 
Embora muitos professores não consigam se desvencilhar totalmente de sua prática docente, nas férias, seja se envolvendo em alguma atividade de cunho educacional, seja – em algum momento - se organizando para o início do novo Ano Letivo ou analisando novas estratégias e métodos de ensino na intenção de seu aprimoramento profissional, as férias não só proporcionam o descanso físico e mental em relação à referida profissão, como também harmonizam as relações interpessoais, sobretudo, no âmbito familiar.

É um período de descontração, de recarregar as energias, de divertimento, de novos conhecimentos e, também, de descanso.

O importante é estarmos com as energias renovadas e cheios de expectativas boas para o início do período letivo, mesmo com tantas adversidades enfrentadas em nossos sistemas de ensino.

Desejo a todos, tanto alunos quanto colegas de profissão, um ótimo Ano Letivo (2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário