sábado, 22 de junho de 2019

Dinâmica Demográfica 2019: Brasil passou a ser o 6º país mais populoso do mundo

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Texto modificado em 23/06/2019 às 10h57

Desde 1990, após ultrapassar a Rússia, o Brasil vinha sustentando a 5ª posição do ranking dos países mais populosos do mundo, sendo superado apenas pela China, Índia, EUA e Indonésia.

No entanto, de acordo com o último Relatório das Nações Unidas sobre a população mundial (Edição do World Population Prospects/2019), o Brasil foi superado pelo Paquistão, caindo para 6ª posição do ranking de países mais populosos do mundo.

Embora, essa notícia tenha sido divulgada na 2ª feira passada, dia 17 de junho, as perspectivas já apontavam para essa mudança de posições, as quais foram confirmadas em 2017.

Como já vimos em diversas reportagens acerca do último dados do Censo Demográfico, inclusive, publicado neste espaço, a taxa de fecundidade em nosso país vem caindo ao longo dos anos, enquanto que no Paquistão, essa taxa vem crescendo a “níveis galopantes”.

Além dessa informação, as projeções apresentadas na referida Edição, deste ano, indicam que o Brasil deverá perder outras posições em termos de tamanho da população (população total) e, até 2100, o país deverá se estabelecer no mesmo patamar demográfico dos anos 2000, apresentando cerca de 189,6 milhões de habitantes.

Segundo tais previsões, o pico do aumento da população brasileira deverá ocorrer no ano de 2045, quando esta atingirá 229,6 milhões de pessoas.

A partir daí e até ano de 2100, o cenário se mostrará negativo, ou seja, o nosso país deverá cair para a 12° posição do ranking, sendo ultrapassado, sobretudo, por países mais pobres e de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, como os países africanos e asiáticos, como por exemplo, a Etiópia, a Nigéria, a República Democrática do Congo, Filipinas, o Egito, a Tanzânia e a Angola.

 Atualmente, a população brasileira é de 210.867.954 habitantes (Fonte: World Population Prospects. United Nations, Dados de 2018).


Fontes de Consulta

. Jornal O Globo (impresso)


. Laboratório de Demografia e Estudos Populacionais _ UFJF

. O GLOBO

. Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário