quinta-feira, 23 de abril de 2020

22 de Abril: Dia Mundial da Terra




Hoje, 22 de abril, além de comemoramos a data da chegada oficial dos portugueses ao nosso território (Descobrimento do Brasil), a partir do feito de Pedro Álvares Cabral, celebramos o Dia Mundial da Terra.

Esta data foi criada em 1970 (Século XX), pelo político e ambientalista estadunidense Gaylord Nelson (Senador de Wisconsin), cuja intenção era alertar e conscientizar às pessoas quanto à poluição do planeta e os problemas intrínsecos a esta, tomando como referência os impactos ambientais causados com um derramamento de óleo no Canal de Santa Bárbara, na cidade de mesmo nome, localizada o sul da Califórnia, no ano anterior (1969). 

Até hoje, o referido acidente ambiental é considerado o maior desastre petrolífero ocorrido nas águas do Pacífico no estado da Califórnia e o terceiro maior em águas dos EUA.

Este ano, no entanto, o nosso Planeta Terra padece... 

Padece não apenas pela depredação do meio ambiente por conta dos aumentos significativos de desmatamento e destruição das florestas, pela extinção de diversas espécies animais, pelos altos níveis de poluição atmosférica, por exemplos...

O Planeta Terra padece por estar sofrendo com as dores e as lágrimas de seus habitantes em face a uma Pandemia Global, cujo vírus (Novo Coronavírus), desconhecido – até este ano - pelos cientistas e médicos, já infectou 2.622.571 pessoas no mundo inteiro (casos confirmados com a doença Covid-19) e levou a óbito mais de 182 mil pessoas (números registrados no Mapa Interativo, hoje).

Por incrível que pareça, a pandemia em si acabou favorecendo a outros elementos da natureza, sob uma relação de causa e efeito positivo sobre estes, uma vez que em razão do cumprimento do isolamento social, medida de prevenção ao avanço da propagação do Novo Coronavírus, grande parte das atividades econômicas e de circulação de pessoas no espaço foram reduzidas consideravelmente, implicando na melhoria de qualidade de um fator ambiental

Infelizmente, nós, seres humanos, ainda não fomos contemplados com a descoberta de um medicamento ou de uma vacina eficaz contra este Novo Coronavírus.

Os impactos positivos causados, direta e/ou indiretamente, no âmbito desta Pandemia Global, os quais menciono, foram observados em diferentes pontos do planeta e até em nosso território nacional. Diversos animais reapareceram em grupos em seus habitats ou, simplesmente, circularam em espaços urbanos, sem riscos de serem incomodados pelo homem devido à medida de isolamento social deste, assim como os níveis de poluição caíram bruscamente tanto nas águas quanto no ar, em algumas regiões do planeta. 

Só que, por outro lado e mais sombrio, no Dia Mundial da Terra não temos nada a comemorar... Pois, muitos não conseguem enxergar a bendita “luz no final do túnel” e, descrentes, as perspectivas não são nada animadoras. São ameaçadoras... 

Avanço da propagação do Novo Coronavírus; Colapso dos Centros Hospitalares; Aumento do número de mortos pela doença Covid-19; Desemprego formal e informal; Recessão econômica; Retrocesso socioeconômico dos países desenvolvidos e em desenvolvimento; Aumento da fome e da pobreza, entre outros aspectos negativos, que já estão acontecendo.

Sob uma visão otimista, vamos manter a fé e acreditar que a descoberta de uma nova vacina no combate a este Coronavírus surgirá, assim como a humanidade seguirá novos padrões de comportamentos, mais saudáveis e justos, priorizando e orientando as políticas públicas para o atendimento às populações mais vulneráveis, afetadas diretamente por suas baixas condições socioeconômicas (renda, moradia, serviços etc.). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário