domingo, 19 de abril de 2020

Desafabo: Dupla Preocupação em meio à Pandemia do Novo Coronavírus

Imagem do meu acervo particular


Embora, eu não tenha dado continuidade às postagens no Blog, assim como a maioria, venho acompanhando os boletins acerca da Pandemia do Novo Coronavírus no mundo e, principalmente, no Brasil pelos noticiários da TV e da Internet.

No entanto, tive que parar por um motivo bastante sério e preocupante, uma vez que fui submetida a uma cirurgia no último dia 03/04. A referida cirurgia estava prevista para ser realizada em março, mas por problemas de agendamento nas redes hospitalares, esta só foi possível no início deste mês.

Como mencionei em uma postagem anterior, desde o ano passado, tive vários problemas de saúde (fratura no pé e pneumonia, inclusive, com internação no CTI). Só não cheguei a mencionar uma feridinha que surgiu na aba direita do meu nariz. E, apesar desta ter surgido em dezembro do ano passado (2019), eu só procurei um dermatologista em fevereiro. Na verdade, eu fui em dois especialistas. 

Devo admitir que fui muito negligente comigo mesmo, pois não poderia ter demorado de tal maneira, tanto para consultar um médico quanto em relação à data da intervenção cirúrgica. Neste último aspecto, não coube a mim a demora pela data...

Pois bem, a feridinha era – na verdade – câncer de pele, o qual teve um aumento significativo de sua dimensão em decorrência do tempo que levei entre o seu surgimento, seu diagnóstico e a intervenção cirúrgica. 

Com a situação da Pandemia do Novo Coronavírus no país, muitas cirurgias foram canceladas, mas as oncológicas foram mantidas. Para minha sorte e azar, ao mesmo tempo!

Sorte, por poder tratar do câncer de pele, sem ter o cancelamento da cirurgia e, azar, devido aos riscos em contrair o Novo Coronavírus neste processo de ida e volta do hospital. Mas, graças a Deus, tudo correu bem!

Embora não tenha mencionado aqui, em nenhum momento, eu escondi esse problema dos meus alunos (14 turmas), pois era visível a sua ocorrência, mesmo com uso de band-aid no local. Eu sabia que haveria uma alteração estética no meu nariz após a cirurgia e aproveitei, inclusive, para alertá-los quanto à importância do uso de filtro solar.

Como muitos sabem, diversos fatores se encontram relacionados à incidência de câncer de pele, principalmente, em nosso país. No meu caso específico, além das exposições constantes ao sol, a cor da minha pele (bem branca) e a idade (efeitos cumulativos da radiação solar) propiciaram o seu desenvolvimento. Mas, vale ressaltar aqui que eu mesma nunca abusei ou extrapolei o horário adequado de tomar sol, como, por exemplo, na praia ou na piscina, justamente, por ser muito branca. 

As exposições, as quais me refiro têm a ver com os trajetos e as esperas em paradas de ônibus no percurso entre a faculdade e a escola ou entre uma escola e outra. O meu descuido foi com o uso regular de filtro solar nestas ocasiões. Tanto foi que eu sempre ficava com marcas das alças das camisetas que usava e das sandálias nos pés. 

No momento, estou me recuperando... Os pontos externos do nariz foram retirados no último dia 13/04, já os internos serão removidos amanhã (20/04).

As lições aprendidas perpassam pela importância do diagnóstico imediato (consulta ao médico especialista), o uso constante de filtro ou bloqueador solar (nosso país é tropical, com grande incidência solar) e dar mais atenção a nossa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário