sábado, 1 de agosto de 2020

A Concepção da Jovem Jaqueline em Viver e Estudar em Tempos de Pandemia

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


Em tempo de pandemia global, como nos encontramos no momento, o individual e o coletivo se fundem ao mesmo plano, afinal estamos ligados uns aos outros enquanto membros de uma sociedade e, assim temos que pensar e agir, isto é, sobre nós mesmos e cada um com todos.

E, embora essa ligação entre nós - seja tênue ou forte – estaremos, ao mesmo tempo, separados devido ao estado de guerra contra o inimigo invisível, o Novo Coronavírus, que circula entre as pessoas e se propaga graças a um simples contato e toque no rosto.

Sem haver distinção de gênero, de classe social, de cor, de crença religiosa e de partido político, a única certeza é de como o Novo Coronavírus invade” e afeta o nosso organismo. Ele entra pelas mucosas, principalmente, pela boca, olhos e narinas para depois se replicar nas células. E aí, não há mais o que fazer para se evitar, a contaminação fez outra vítima!

Por conta dos grandes riscos de contágio, mudanças em nossos hábitos passaram a ser necessárias e até exigidas como medidas preventivas. E, com isso, a outra certeza que pudemos contar foi que, com essas alterações em nosso cotidiano, o avanço da propagação do vírus foi reduzido.

Mas, infelizmente, nem todo mundo pensa da mesma forma...

E, devido a essa situação conflitante, de comportamentos e valores distintos se enfrentando e se afrontando externamente, por meio de discussões, agressões físicas e até de relaxamento nas medidas preventivas, a batalha diária também perpassa em nossas cabeças, desorientando e levando muitas pessoas a um verdadeiro caos mental.

Não podemos adivinhar como cada um está enfrentando, sobrevivendo e lidando com a conjuntura atual da pandemia do Novo Coronavírus, da Covid-19. 

Muitos aspectos das novas mudanças de vida, dependendo da pessoa, são difíceis de enfrentar e aguentar por muito tempo. As mudanças são imprescindíveis, não restam dúvidas! Mas, temos que compreender que o regresso da vida normal, não vai mais acontecer... E, por isso, precisamos ser fortes e pacientes. 

Mesmo com a aprovação e aplicação de uma vacina eficaz contra o Novo Coronavírus. Vamos viver um “novo normal”.    

Podemos falar, contar as nossas angústias e dar a nossa opinião, mas podemos também dar ouvidos às pessoas e promover, assim, um diálogo a fim de fortalecer um ponto de equilíbrio. Por mais temporário que seja, o sentimento de ordem é o da solidariedade. E isso faz um bem enorme! 

E, é sob este contexto de saber ouvir o outro, que trago - como referência - um texto redigido por uma aluna a uma atividade de Sociologia, proposta pela Profª Regina Bolico, o qual foi publicado em seu Blog (Professora Regina Bolico – Ciências Humanas), cujo post é intitulado “Lindo e comovente relato de aluna sobre estudar em tempos de pandemia... .

A autora do texto - Jaqueline (identificada só pelo nome) - é sua aluna da 1ª série do Ensino Médio, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.

A referida aluna conseguiu transmitir, em seu texto, todos as mudanças impactantes em sua vida imposta pela nova realidade regida pela pandemia global. A facilidade de se expressar e sintetizar todas as questões e dificuldades que permeiam a vida em total isolamento social, a aluna Jaqueline explorou muito bem e foi até além, não deixando de fazer sua análise crítica à gravidade do momento que estamos vivendo (pandemia) e aqueles que não seguem as medidas preventivas.

Maravilhoso texto! Recomendo a leitura!

Para acessá-lo, clique AQUI

4 comentários:

  1. Olá Marli!
    Fiquei muito feliz e emocionada com a tua análise do texto da Jaqueline lá no blog, tanto que comentei o fato no grupo do WhatsApp da escola.
    Estamos vivendo um tempo diferente, vivendo emoções desconcertantes por conta da pandemia. Como bem colocas no teu texto, a vida não vai voltar ao normal do jeito que era antes. Aconteceu uma ruptura nas nossas vidas e a Jaqueline conseguiu colocar isso tudo com tanta clareza e com tanta profundidade...E tudo isso com tão pouca idade...
    Hoje venho aqui para agradecer a tua atenção ao fazer referência ao texto dessa menina tão talentosa. Que outros jovens possam ler esse texto e se motivar a colocar para fora essa dor seja escrevendo, desenhando, pintando,ou qualquer outra forma de expressão...
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Regina, quem tem que agradecer, na verdade, sou eu por você ter compartilhado e dado a oportunidade de conhecermos a história da Jaqueline. Os tempos estão difíceis, eu sei disso, ainda mais para o jovem.

    Em duas escolas municipais em que trabalho houve caso de suicídio de alunas. Uma eu não conhecia, mas o caso desta ainda não soube se foi comprovado se ela se jogou ou se alguém a jogou do quinto andar. As suspeitas foram para o suicídio.

    É muito preocupante essa situação toda e não poder fazer muito, pois - em muitos casos - esses jovens não encontram apoio e nem diálogo em casa.

    A cabeça dos adolescentes é uma caixinha de surpresa, repleta de dúvidas, temores, ansiedades, tristezas mesclando com alegrais, euforia etc. daí a importância de alguém responsável e amigo para transmitir certa segurança.

    E, por isso, faço minhas as suas palavras, "Que outros jovens possam ler esse texto e se motivar a colocar para fora essa dor seja escrevendo, desenhando, pintando,ou qualquer outra forma de expressão..."

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Realmente a aluna conseguiu transmitir através das palavras, várias angústias que nos rodeiam no momento atual. Também fiquei emocionada com o relato da aluna e a capacidade que ela teve em se colocar no lugar do outro, referindo-se aos momentos difíceis também para os professores. É gratificante ler um texto com toda esta amplitude e reflexão vindo de uma aluna. A professora Regina Bolico teve uma grande sensibilidade em desenvolver uma atividade onde os alunos pudessem relatar como estão se sentindo. ��������Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  4. Evanir, foi por este motivo que decidi compartilhar a atividade da Prof.ª Regina Bolico e o texto produzido por sua aluna.

    Serve de sugestão a outros professores e, com certeza, mais oportunidades terão os alunos em se abrirem e desabafarem, neste momento tão caótico e inseguro que vivemos, com a pandemia do Novo Coronavírus.

    Obrigada por sua visita e comentário!

    Abraços!

    ResponderExcluir