domingo, 12 de setembro de 2021

Setembro: Imagem do Mês N° 01

 

Marco Zero, antigo local das Torres do World Trade Center
(Nova York/EUA)
Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikimedia Commons


Eu não tive dúvidas quanto à escolha da 1ª imagem deste mês... Embora, esta seja carregada de muita dor e tristeza, desconfiança e medo, ela faz jus às homenagens às vítimas de 11 de setembro de 2001! 

Marco Zero, memorial construído, em homenagem às vítimas fatais do maior atentado terrorista da história dos EUA, onde existiam as duas Torres do Complexo Empresarial do World Trade Center (WTC), símbolo do capitalismo mundialno sul de Manhattan, em Nova York (EUA).  

Há 20 anos, em 11 de setembro de 2001, o mundo todo parou, aterrorizado, diante das cenas surreais de ataques terroristas - planejados e executados por membros do grupo Al Qaeda - em solo estadunidense.  

Dois aviões comerciais, sequestrados por extremistas islâmicos, se chocaram contra as torres gêmeas do WTC, com apenas diferença de 17 minutos entre o primeiro ataque à Torre Norte (8:46) e a Torre Sul (9:03).  

Outros ataques aconteceram na mesma manhã, nos minutos seguintes. Todos planejados com o uso de aviões (ao todo, quatro). Além das Torres Gêmeas, os terroristas atacaram o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na Virgínia) e tencionavam atingir algum ponto da capital do país (Washington D.C.). Teorias chegaram a cogitar que o alvo seria a Casa Branca 

No entanto, apenas este último não foi concretizado – tal como fora planejado - devido a tentativa de retomada do controle da aeronave por alguns passageiros e tripulantes. O avião caiu em um campo aberto em Shanksville, no estado da Pensilvânia, matando todos que estavam na aeronave.  

Sem dúvida alguma, os dois ataques às Torres Gêmeas do WTC foram os mais impactantes, pois desabaram minutos depois, deixando mais de 3 mil vítimas fatais, dentre os mortos do dia e de outros que ocorreram depois.  

Daí as cerimônias realizadas, ontem, no Ponto Zero da WTC, em homenagem às vítimas fatais deste episódio tão sórdido da história dos EUA, ocorrido há vinte anos.  

Tal atentado impactou o mundo diante das perdas humanas e, também, das estratégias usadas para as ações terroristas (aviões).   

Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o então presidente dos EUA, George W. Bush, iniciou a chamada "Guerra ao Terror", a qual foi marcada, entre outros episódios orquestrados por seu governo, pela invasão ao Afeganistão, no mesmo ano, com o propósito de “derrubar o regime Talibã, acusado de dar abrigo aos terroristas da Al Qaeda e ao então líder do grupo, Osama Biden Laden, mentor dos ataques de 11 de setembro”. Em 2003 foi a vez do Iraque, tendo - como foco principal - derrubar o líder iraquiano, Saddan Hussein, acusado de possui armas de destruição em massa e de ter ligações com a Al Qaeda.  

Mundo Pós-11 de setembro: Guerra ao Terror patrocinada pelo governo dos EUA; crescente sentimento anti-islamismo (conotação negativa) e consequente xenofobia aos povos árabes e islâmicos; aumento dos ataques e ações terroristas, sobretudo, aos países aliados dos EUA, principalmente, os europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário