domingo, 28 de junho de 2009

Gripe H1N1: Confirmada a Primeira Morte no Brasil

Ministro da Saúde José Gomes Temporão
Imagem capturada da Internet


Na minha última postagem acerca da Gripe H1N1, a aluna Tamiris Neves se mostrou preocupada com o aumento dos casos no país, conforme ela mesmo comentou no Blog.

Infelizmente, com a chegada do inverno e suas condições ambientais favoráveis à fácil propagação da mesma, a preocupação tende a aumentar. E, ainda mais agora, quando foi noticiada a primeira morte no país e, possivelmente, uma segunda, a do americano Michael Glenn Brannan (58 anos), que faleceu com os sintomas da doença na cidade de Montenegro, no mesmo estado, cuja confirmação depende do resultado de exame.

A primeira morte confirmada por Gripe H1N1, no Brasil, foi de um caminhoneiro, de 29 anos, na cidade de Erichim, no estado do Rio Grande do Sul. Ele, assim como a maior parte dos casos confirmados (75%), contraiu a doença no exterior.

Neste caso específico, o país procedente foi a Argentina, do qual ele retornou no último dia 19. No dia seguinte, o caminhoneiro, cuja identidade não foi revelada, foi internado em um hospital e apresentou agravamento da doença, que evoluiu para insuficiência respiratória. Hoje, pela manhã, os médicos confirmaram a sua morte.

Há também um outro caso confirmado no mesmo estado, de uma adolescente, que está internada na Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital.

A localização geográfica do Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina, um dos países sul americanos que apresenta maior número de casos confirmados (1500) e com 26 mortes (o Chile é outro país neste ranking) acaba preocupando as autoridades federais, estaduais e municipais, bem como a própria população gaúcha.

De acordo com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, mesmo diante da primeira morte confirmada pela nova gripe, o governo brasileiro vai continuar com a mesma estratégia tomada desde o início da Campanha.

Ele só ressaltou, mais uma vez, que as pessoas devem evitar as viagens ao Chile e à Argentina, principalmente, os idosos, as crianças e pessoas com problemas de saúde. Medida esta, ampliada para todos os outros países já apontados com transmissão sustentada do vírus (Estados Unidos, México, Canadá, Austrália e o Reino Unido). Chile e Argentina se encontram neste grupo.

Segundo o mesmo, o aumento dos casos no país, principalmente, dos casos importados já era previsível mediante a ampliação dos países com casos confirmados; o acréscimo do número de viajantes neste período de feriados (como o de Corpus Christi) e férias, bem como o início do inverno, quando os casos de gripe comum aumentam.

Na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, o colégio Santo Inácio foi o primeiro a antecipar as férias, suspendendo as aulas do período diurno após a confirmação da doença em dois alunos e de outros dois se encontrarem sob suspeita. Ao todo, a suspensão das aulas atinge 3.500 estudantes.

Cobrir o rosto ao tossir, não colocar o dedo na boca e no olho, lavar sempre as mãos e evitar aglomerações são as recomendações dos infectologistas.

A grande esperança é o desenvolvimento de uma vacina para essa doença. Há uma grande expectativa para que isso venha ocorrer, inclusive em termos nacionais, visto que o Instituto Butantã faz parte do esforço internacional para a produção do medicamento, mas ainda não há nada de concreto em termos de prazo.

Fontes de Consulta

. Último Segundo

. UOL Notícias


Resultado da Enquete da Comunidade Geografia em Foco/Orkut

Eu já havia esquecido de postar o resultado da Enquete, que mais causou dúvidas. E muitos erraram... Alguns ficaram em dúvida e ao invés de pesquisarem, resolveram assinalar uma das duas opções. Vamos à questão, ao resultado da votação e à resposta certa.


Enquete: Qual é o produto de maior valor monetário?

Em meio aos produtos de consumo há alguns que apresentam fatos bastantes interessantes associados à origem dos mesmos, a forma de confecção ou de elaboração, a matéria prima utilizada e, até, o seu processo de produção. A nível de curiosidade estou criando esta enquete só para averiguar como vocês andam em termos de noções de preço.

Resultado da Enquete:

. Opção: 1 garrafa de Whisky Escocês 21 Anos Royal Salute (8 votos - 53%);

. Opção: 1 aparelho DVD Player Portátil c/ Tela LCD de 7" (4 votos - 27%);

. Opção: 1 Kg kopi Luwak/café (2 votos - 13%);

. Opção: 1 Patinete Hot Wheels 2176 Bandeirante (0 voto - 0%);

. Opção: 1 Kg de bacalhau do Porto (1 voto - 7%);

. Opção: 1 Impressora de Jato Tinta HP D2460 (0 votos - 0 %).

Resposta Correta: O produto de maior valor monetário é o “Kopi Luwak”, que é considerado o café mais saboroso, raro e caro do mundo.

Ele é cultivado na ilha da Sumatra (Indonésia) e o processamento dos seus grãos envolve a presença de um animal, mamífero, a chamada civetas (Luwak) que são parecidas com o gambá. Alguns afirmam parecer um gato, mas eu não acho (vejam a imagem).

O processamento dos grãos do café se dá da seguinte forma: as civetas comem os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café. Os grãos sofrem fermentação através do sistema gastrointestinal (ação dos ácidos gástricos) e, depois, estes são excretados junto com as fezes dos animais.

Como os grãos saíam intactos, os agricultores passaram a coletar as fezes das civetas e a separar os grãos, a fim de se evitar o desperdício. Depois, descobriu-se que o seu sabor é único, considerado o mais saboroso do mundo.

O quilo do café Kopi Luwak varia de R$ 1.200,00 a R$ 1.500,00. Por isso, sem dúvida nenhuma, este é o produto mais caro dentre as opções assinaladas na enquete.

A nível de curiosidade, no Brasil, mais especificamente no estado do Espírito Santo, há também produção de café especial, cujo processamento envolve um animal. No entanto, este - longe de ser um mamífero - é uma ave: o Jacu.

A exemplo do café da Sumatra (“Kopi Luwak”), o Jacu Bird Coffee foi introduzido à partir de uma experiência baseada no modelo desenvolvido na Indonésia.

O produtor de café percebeu que a ave aparecia de madrugada e comia o café. Depois, defecava e junto com as fezes vinham os grãos.

Ele fez um teste baseado na experiência da Sumatra e deu certo. O café Jacu, que é raro e caro, é exportado para a Europa e os Estados Unidos.

Se quiserem ler mais a respeito, eu recomendo:

. Cafeicultura: A Revista do Agronegócio Café

. Globo Rural

. Veja Rio

Imagens capturadas da Internet

"Kopi Luwak”












Fezes com os grãos




"Jacu Bird Coffee"









Fezes do Jacú com os grãos

Michael Jackson: A perda de um grande Pop Star



Imagem capturada da Internet



Quando cheguei à escola, na última 6ª feira (26/06), o assunto era um só: a morte de Michael Jackson. Não só entre os professores, mas sobretudo, entre os alunos, que apesar da maioria não ter vivenciado o início e o auge de sua carreira, o conheciam pelos seus últimos sucessos.

Muitos queriam saber se a morte dele me causou tristeza ou não. Embora, eu estivesse passando mal, no dia, com muita dor de cabeça (já havia amanhecido assim e com o decorrer do dia piorei – pressão alta), eu respondi que sim, pois ele fez parte da minha trajetória de vida, foi um ícone para a minha geração, bem como para outras, revolucionou a área musical com os seus vídeos clipes, assim como também em termos de dança, utilizando muito os pés e gesticulando sob o estilo de robot.

Compositor, cantor, dançarino, ator e exercendo outras mais funções no ramo artístico, a morte Michael Jackson me trouxe à lembrança a época da minha adolescência, quando no meu bairro e adjacentes eram promovidos os famosos “Hi-Fi” e, em São Paulo, quando íamos de férias (anualmente, em janeiro) à casa da minha tia, em Vila Mariana, dançávamos nos chamados “bailinhos”.

"Hi-Fi" e "bailinho" significam a mesma coisa. Um grupo de pessoa organizava uma festinha só para dançar. O local podia ser uma casa ou a garagem de um prédio, como sempre acontecia na minha rua.

E foi nesta época que vivenciei muito Michael Jackson, assim como as músicas dos Embalos de Sábado a Noite, Grease e outros.

Fazendo uma comparação entre o ontem e o hoje, o estilo atual do enredo dos filmes do High School Musical, que os adolescentes de hoje adoram, segue o mesmo do filme Grease (John Travolta e Oliva Newton), só que em épocas diferentes.

Bom, voltando ao astro Michael Jackson... Depois, já mais adulta, acompanhei a sua trajetória pelos seus clipes musicais e pelas notícias sobre a sua carreira e vida particular. Estas última, na maioria das vezes, bastante conturbada.

Na época de adolescência, várias músicas de Michael Jackson me marcaram, mas a que mais me retorna às lembranças dos "bailinhos" e dos "Hi-Fi" é a música solo “Ben”:


Lamentei, como toda e qualquer pessoa comum, as transformações físicas pelas quais ele passou. Por iniciativa própria ou em decorrência de doença, o original jamais imputaria artificialidade em sua pessoa.

Apesar de saber, em entrevista feita a ele, que seu pai o chamava sempre de feio, eu achava lindo o seu rostinho aos 11 anos, quando iniciou a sua carreira como vocalista do The Jackson Five, grupo composto por ele e seus irmãos. Assim, como anos depois...

As razões para tantas transformações, talvez, jamais saibamos... Mas, os motivos a serem cogitados são muitos, afinal sendo uma pessoa pública, famosa e bastante vaidosa, a cobrança com a imagem deveria ser grande. Contudo, nada que justifique tamanha modificação na aparência. Pelo menos, em minha opinião.

Mas, isso não é o assunto referente no momento e, sim, a perda de um grande astro da música pop, de origem estadunidense e de grande projeção mundial.

Lembrei-me, também, da minha ex-aluna Raiane Paola da Silveira (ela está cursando o segundo ano do Ensino Médio), que imitava direitinho o cantor. Eu mesma nunca assisti uma performance artística, completa, por parte dela, apenas um início, a qual foi interrompida pela “vergonha” de estar na minha frente. Mas sabia, pelos outros alunos, que ela imitava direitinho a coreografia (dança) do Michael Jackson do vídeo musical Thriller.

A comoção mundial já era esperada, visto a sua importância e projeção no mundo artístico, que ultrapassava a área musical.

Muito se tem especulado sobre a sua morte repentina, inclusive, sob a veracidade do seu óbito. Especulações à parte, o que sentimos é a grande perda de um ícone da música Pop, o qual - com todas as situações polêmicas criadas em sua trajetória de vida - marcou várias gerações, revolucionou o estilo de vídeo clipes e fez presença em grandes projetos de cunho social e político, como por exemplo, a organização e gravação de um clipe musical em prol ao combate à fome na África.

Michael Jackson e Lionel Richie escreveram a música We are the World e gravaram juntos com mais 43 cantores estadunidenses de grande projeção mundial, em 1985 (ao todo 45 cantores). Na época, a música era ainda gravada em disco de vinil ou LP (abreviatura de Long Play). Foi o maior sucesso, tanto a música quanto o clipe.

Os objetivos centrais da Campanha, denominada USA for África, eram arrecadar fundos para o combate à fome da África e chamar a atenção da população mundial para o grave problema no referido continente.



USA for Africa - We Are The World




Outra música, sob este mesmo enfoque sobre os problemas mundiais, especificamente sobre a fome, gravada por Michael Jackson e que gosto muito é Heal The World.



Heal The World


There's a place in your heart
And I know that it is love
And this place could be much
Brighter than tomorrow
And if you really try
You'll find there's no need to cry
In this place you'll feel
There's no hurt or sorrow

There are ways to get there
If you care enough for the living
Make a little space
Make a better place ...

Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make it a better place
For you and for me

If you want to know why
There's love that cannot lie
Love is strong
It only cares of joyful giving
If we try we shall see
In this bliss we cannot feel
Fear od dread
We stop existing and start living

The it feels that always
Love's enough for us growing
So make a better world
Make a better place ...

Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place for you and for me

And the dream we were conceived in
Will reveal a joyful face
And the world we once believed in
Will shine again in grace
Then why do we keep strangling life
Wound this earth, crucify its soul
Though it's plain to see
This world is heavenly
Be god's glow

We could fly so high
Let our spirits never die
In my heart I feel you are all my brothers
Create a world with no fear
Together we cry happy tears
See the nations turn their swords into plowshares

We could really get there
If you cared enough for the living
Make a little space
To make a better place ...

Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place for you and for me
...

There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place for you and for me
...


TRADUÇÃO
Curem o Mundo

Existe um lugar no seu coração,
E eu sei que [lá] existe amor,
E este lugar poderia ser muito mais resplandecente do que o amanhã,
E se você realmente tentar,
Você descobrirá que não há necessidade de chorar.
Neste lugar você sentirá que não existe dor ou tristeza.

Existem caminhos para chegar lá.
Se você preocupa-se o suficiente com a vida,
Crie um pequeno espaço,
Crie um lugar melhor.

REFRÃO:
Curem o mundo,
Façam-no um lugar melhor
Para você e para mim e [para] toda a raça humana.
Existem pessoas morrendo,
Se você preocupa-se o suficiente com a vida,
Crie um lugar melhor para você e para mim.

Se você quiser saber porque
Existe um amor que não pode mentir...
O amor é forte,
Ele apenas importa-se com jubilosa doação.
Se tentarmos,
Nós veremos [que]
Nessa felicidade
Nós não podemos sentir medo ou temor:
Nós paramos de existir e começamos a viver.

Então parece que sempre
O amor é suficiente para nós nos desenvolvermos.
Então faça um mundo melhor,
Crie um mundo melhor...

REFRÃO

E o sonho em que fomos concebidos
Revelará um rosto jubiloso..
E o mundo em que certa vez acreditamos
Brilhará novamente em graça.
Então porque continuamos a sufocar a vida,
A ferir este planeta,
A crucificar sua alma,
Embora seja simples de perceber [que]
Este mundo é divino...
Seja o brilho de Deus.

Nós poderíamos voar tão alto, [e]
Permitir a nossos espíritos nunca morrerem.
No meu coração eu sinto que vocês são todos meus irmãos.
Criem um mundo sem medo,
Juntos nós choramos lágrimas alegres,
Veja as nações transformarem suas espadas em arados.

Nós realmente poderíamos chegar lá,
Se vocês se preocupassem o suficiente com a vida.
Criem um pequeno espaço,
Para fazer um lugar melhor...

REFRÃO 3X

Existem pessoas morrendo.
Se você preocupa-se o suficiente com a vida,
Crie um lugar melhor para você e para mim.

Existem pessoas morrendo.
Se você preocupa-se o suficiente com a vida,
Crie um lugar melhor para você e para mim.

[Para] você e para mim,
[Para] você e para mim,
[Para] você e para mim...


Acesse e assista o Vídeo Clipe Heal The World AQUI


Outras sugestões:


. The Jackson 5 - I'll be there and Feelin' Alright

. Michael Jackson - Thriller

. Michael Jackson - Black Or White

. Michael Jackson - Bad

. Michael Jackson - Remember The Time


Imagens capturadas da Internet


Michael Jackson


The Jackson Five


Michael Jackson


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Trabalhos Escolares: Exposição sobre Meio Ambiente



Como todos os alunos da E. E. Assis Chateaubriand sabem, a exposição dos trabalhos sobre Meio Ambiente será amanhã e, tal como eu falei às turmas e, inclusive, postei neste espaço, os grupos deveriam me mostrar as maquetes, hoje.

Infelizmente, quinta feira não é meu dia na escola e, eu mesma nem poderia comparecer, pois além de estar na outra Unidade Escolar (rede municipal) até às 14h30min, amanhã, em especial, levarei a minha mãe para realizar um exame.

Logo que cheguei à escola soube pela Profª. Miriam (Língua Portuguesa) que algumas maquetes estavam muito bonitas. Fiquei feliz, pois tinha certeza que os alunos iriam caprichar.

Infelizmente, não tive outro jeito a não ser solicitar a mostra das maquetes na véspera, pois temo que as mesmas sejam danificadas durante ou depois do evento, o que poderá comprometer uma justa avaliação, na sexta feira (próximo dia que darei aula). Daí, a razão de ter solicitado, hoje.

Como a escola oferece o ensino noturno na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e há pouco espaço disponível, os alunos levaram as maquetes para casa e se comprometeram trazer, amanhã, para serem expostas.

Geralmente, a equipe escolar registra todos os eventos e, com certeza, eu poderei certificar se os grupos levaram ou não.

Eu só espero que eles não tenham a mesma atitude que os meus alunos da rede municipal tiveram ao desprezarem o trabalho, quebrando as placas de isopor na rua. Já conversei com eles a respeito disso.

Bom, como prometi a eles, eu vou postar as imagens das maquetes e devo destacar a criatividade dos alunos. Alguns alunos foram muito criativos, usando palito e caixa de fósforo, garrafa Pet, tampinha de refrigerante, gravuras, entre outros.

Em compensação, mais uma vez, tive que chamar a atenção de alguns em razão da temática ser voltada para o Meio Ambiente (Aquecimento Global) e estes terem arrancados plantas naturais para decorar o cenário das mesmas.

Como as imagens demoram muito para serem "transportadas", amanhã, com mais calma, eu irei postar as imagens, aqui (demorou muito, mas já postei).


. Extinção de Espécies Animais





. Elevação do Nível do Mar









Detalhe das casas









. Degelo das Calotas Polares







Erro: sequência temporal






Erro: sequência temporal





. Aumento das Doenças






Detalhe do uso de ilustração no isopor




Detalhe da ilustração no isopor



Detalhe (covas verticais "descobertas")

Obs.: O Hospital do "presente"quebrou no transporte



. Redução das Áreas Agrícolas:














Detalhe




. Chuvas Torrenciais e Enchentes








. Ciclones e Tornados mais frequentes








Detalhe












Detalhe





. Incêndios Naturais









Detalhe






. Avanço da Desertificação








. Escassez de água potável









. Seca





Detalhe








Detalhe