sábado, 27 de outubro de 2018

C.E.Profª Sonia Regina Scudese: Entrega dos Donativos da Campanha da Solidariedade 2018


Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo
Imagem do meu acervo particular
 
 
Embora eu tenha mencionado que a entrega dos donativos arrecadados na Campanha da Solidariedade do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese seria feita em dois dias, ou seja, nos dias 25 e 26 deste mês, a mesma foi realizada em um dia só, atendendo as duas Instituições, pois tivemos problemas quanto ao transporte.
 
Diante disso e aproveitando o fato da Prof.ª Maria de Lourdes Conceição (Língua Portuguesa) ter oferecido a sua ajuda no transporte dos alunos e das caixas dos donativos, optamos por concentrar as duas Instituições no mesmo dia, isto é, na 6ª feira (26/10), na parte da manhã. E, para isso, acabou sendo necessário utilizar a empresa de transporte 99, como a segunda opção de transporte.  
 

Além de nós duas, representantes do segmento Professor, foram os seguintes alunos: Alexandre Felipe de Souza, Anderson Israel dos Santos, Cecília Oliveira Amorim, Júlia Monteiro de Araújo, Karolina Loureiro da Mota, Kuezia Cristina L. Moreira e Tamires Costa Carvalho. Todos pertencentes à Turma 2005, responsável pelo referido projeto, com exceção da aluna Tamires de Carvalho, a qual - apesar de ter mudado de turno e consequentemente de turma (2003) - continuou atuando e participando do projeto.
 
Esta é a 2ª Edição da Campanha do Colégio, cujo projeto teve início no segundo semestre do ano passado (2017). E, tal como ocorreu na seleção dos alunos da outra escola, os discentes que ajudaram efetivamente no transcorrer do período de arrecadação, foram selecionados para fazer a entrega. Mas, como sobrou uma vaga em um dos carros acabei fazendo sorteio na turma, no qual saiu a aluna Cecília Oliveira Amorim.
 
Primeiramente, nos dirigimos ao Centro Terapêutico Maria Margarida (Brás de Pina) e, posteriormente, à Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo (Irajá).
 
Infelizmente, os alunos do Scudese também não tiveram sorte quanto ao contato e interação com as crianças, nas duas Instituições. Apenas uma criança estava presente, no momento da nossa visita, na Casa de Apoio, pois as demais estavam no hospital, em tratamento de saúde.
 
A referida criança era o Matheus de 7 anos, que ficou muito feliz ao ganhar um dos brinquedos que compramos (um carrinho). Os alunos conversaram e até brincaram com ele, mas o nosso tempo era curto e, por isso, foi triste no momento da despedida, pois o próprio Matheus não queria que os alunos fossem embora. Mas, não houve outro jeito, tivemos que ir.
 
O melhor de tudo foi ver a alegria no rosto do Matheus, a satisfação de sentirmos que a nossa missão foi cumprida e constatar que jovens ainda pensam e agem em prol do “outro”, espontaneamente.
 
A entrega dos donativos tanto no Centro Terapêutico quanto na Casa de Apoio foi registrada em documento e por meio de fotos.
 
Concluída a nossa visita, nos dirigimos à respectiva Unidade Escolar, de onde, cada aluno seguiu para sua residência, no intuito de se preparar para as aulas no turno da tarde.
 
 
CENTRO TERAPÊUTICO MARIA MARGARIDA


Da direita para esquerda,
as alunas Karolina e Cecília, Profª Mª de Lourdes,
a aluna Tamires (agachada), os alunos Anderson,
Alexandre, Júlia e eu (na frente dos três) 
 

Profª e Diretora da Instituição Denise Nonato
explicando aos alunos



 

Trabalhos das crianças atendidas na Instituição

Os alunos na Sala de Psicoterapia 
 
 
CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER
SÃO VICENTE DE PAULO

Da direita para esquerda, Profª Mª de Lourdes,
Cecília, Alexandre, Karolina (agachada), Anderso, Kuezia,
Júlia, Tamires, eu e o menino Matheus
 

A responsável que nos recepcionou
recebendo o bilhete enviado pelo
aluno da E.M. Dilermando Cruz
 
 

Os alunos com o menino Matheus
 
 
 
 

Matheus

A aluna Júlia com o Matheus
 
 


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

E.M. Dilermando Cruz: Entrega dos Donativos da Campanha da Solidariedade 2018

Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo
Imagem do meu acervo particular


Como já havia publicado, neste espaço, ontem (23/10) – à tarde - foi realizada a entrega dos donativos arrecadados na Campanha da Solidariedade da Escola Municipal Dilermando Cruz.

Conseguimos dois carros particulares, nos quais eu pude levar as seguintes alunas: Déborah Gabriel Nascimento, Kaline Reis Novais, Thaís Romualdo da Silva, Yasmin Victória Vasconcellos, Ana Carolina Amorim e Carla Cristina Amorim. Todas pertencentes à Turma 1801, responsável pelo referido projeto, com exceção das irmãs Ana Carolina e Carla Cristina, que eram da antiga turma (desde o 6° Ano) e ainda participam do mesmo.

Nesta Edição, eu não fiz sorteio entre os alunos, pois dei prioridade aqueles que mais atuaram efetivamente para o desenvolvimento do mesmo e em todas as suas etapas. A única aluna contemplada e que, por motivos particulares, não pode participar da entrega foi a Hellem Vitória dos Santos.

Desta vez, ao contrário das outras Edições (anos anteriores), os dois carros foram – juntos – às duas Instituições, a fim de contemplar a oportunidade dos mesmos espaços a todos as alunas selecionadas.

Primeiramente, nos dirigimos à Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo e, posteriormente, já no trajeto de retorno à Unidade Escolar, fomos ao Hospital Mário Kröeff.

Infelizmente, o contato e interação que sempre ocorrem durante as nossas visitas, entre as alunas e as crianças, não foi possível, pois fomos informados que todas as crianças acolhidas na respectiva Instituição estavam no hospital, sendo submetidas a tratamento de saúde.

Não vou negar que a notícia causou um forte impacto em todos, pois a expectativa era grande em relação às possíveis conversas, bem como à entrega dos brinquedos diretamente a elas.

A entrega dos donativos foi registrada em documento e por meio de foto. Encerrada a visitação, partimos em direção ao Hospital Mário Kröeff, onde fomos recebidos pela responsável da Sala de Captação de Recursos, Sonia Affonso.

Os mesmos procedimentos foram tomados: registro fotográfico, entrega dos donativos e do documento oficial.

Após o encerramento desta etapa, fomos direto para a Unidade Escolar e, de lá, as alunas foram para suas respectivas residências.

1° Momento: Organização da saída da escola

Da direita para esquerda, as alunas
Ana Carolina, Carla, Thaís, Yasmin
Kaline e Déborah
 
 
 2° Momento: Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo
  
 

 
 
 3° Momento: Hospital Mário Kröeff
 
As alunas com a Sr.ª Sonia Affonso,
uma das responsáveis da Sala de Captação de Recursos
 
As alunas no pátio interno do Hospital
 
 4° Momento: Descontração geral
 


 
 
 
 
 

terça-feira, 23 de outubro de 2018

C.E. Profª Sonia Regina Scudese: Campanha da Solidariedade 2018

 
Da direita para esquerda, os alunos
Alexandre, Karolina, Anderson, Kuezia e Daniel

Texto atualizado com retificação, em 25/10/2018 às 8h10

Como eu já havia comentado, anteriormente, hoje (22/10), no C. E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, eu e os alunos Alexandre Felipe,  Anderson Israel, Daniel Marques Karolina Loureiro  e Kuezia Cristina encerramos as atividades da Campanha da Solidariedade desenvolvida no âmbito deste, realizando a conferência da data da validade e o aspecto geral de cada um (triagem). Depois fizemos a contagem, divisão e o fechamento das caixas destinadas, respectivamente, à Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo e ao Centro Terapêutico Maria Margarida.

A entrega será realizada em dois dias, a saber, na próxima 5ª feira (25/10) entregaremos ao Centro Terapêutico Maria Margarida e, no dia seguinte (6ª feira), será a vez da Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo. Ambas serão feitas na parte da manhã, já que os alunos estudam no horário da tarde.

Esse ano, graças as doações recebidas pelos alunos e professores, o resultado da Campanha da Solidariedade foi melhor do que a edição da mesma em 2017 (Primeira Edição).

Diferentemente da Campanha desenvolvida na E.M. Dilermando Cruz, no referido Colégio Estadual, o arrecadamento é de alimentos não perecíveis. Do mesmo jeito, arrecadamos dinheiro entre os alunos e compramos brinquedos, além da minha contribuição em espécie, também.
 
O total arrecadado nesta edição (a primeira e única desse ano) foi a seguinte:

. 23 Kg de Feijão Preto;

. 23 Kg de Arroz;

. 22 Kg de Açúcar;

. 12 Kg de Sal;

. 01 Kg de Farinha de Mandioca;

. 14 Kg de Fubá;

. 10 Kg de Espaguete (1 Kg);

. 03 Pacote s de Massas - Parafusos (500 gr.);

. 01 Pacote de Massas - Ninho (500 gr.);

. 02 Pacotes de Massas - Espaguetinho (500 gr.);

. 01 Pacote de Macarrão Instantâneo;

. 12 Frascos de Óleo de Soja;

. 14 Latas de Leite em pó Integral (400 gr.);

. 10 Sacos de Leite em pó Integral (400 gr.);

. 01 Lata de Milnutri (800 gr.);

. 01 Lata de Sustain (350 gr.);

. 02 Sacos de Chocomil (400 gr.);

. 01 Mistura para bolo;

. 01 Caixa de Aveia - Flocos Finos (200 gr.);

. 01 Caixa de Leite Selita Integral (1 litro);

. 01 Molho de Tomate (com pedaços);

. 01 Lata de Sardinha;

. 33 Unidades de Gelatina em pó;

. 02 Pacotes de Biscoito Maizena;

. 02 Pacotes de Biscoito Cream Cracker;

. 02 Pacotes de Fraldas.



 
Eu e o Grupo

 
 
Brinquedos Novos (comprados)
 
Da direita para esquerda, as alunas
Júlia Monteiro, Kuezia Cristina e Karolina Loureiro
 
 


 


Observação: Os pacotes de fraldas foram doados pela
Comunidade Escolar

sábado, 20 de outubro de 2018

C.E. Profª Sonia Regina Scudese: Em reta final da Campanha da Solidariedade


Alunos da Turma 2005 
Responsáveis pela Campanha
da Solidariedade

Com relação à Campanha da Solidariedade do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, na próxima 2ª feira (22/10), eu e alguns alunos da Turma responsável pela mesma (2005) iremos concluir as suas atividades de triagem, contagem final, separação e encaixotamento (caixas de papelão) dos donativos para as duas Instituições em que a referida Campanha atende, isto é, o Centro Terapêutico Maria Margarida e a Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paula.
 
Muitos devem estranhar o fato da Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paula ser beneficiada por ambas as Campanhas em que eu coordeno, nas duas escolas, mas eu explico...  No ano passado, os alunos da Turma 1008 (atual 2005) - ao saberem da Campanha desenvolvida na escola municipal – pediram que o mesmo fosse feito junto com eles.
 
No entanto, em relação às Instituições, a Casa de Apoio à Criança com Câncer foi mantida e, ao invés do Hospital Mário Kröeff, nós escolhemos o Centro Terapêutico Maria Margarida, que atende diversas crianças com diferentes deficiências e cuja gestão é da Prof.ª Denise Nonato.
 
Turma 1008 (2017)
 
Eu gosto de trabalhar com a Casa de Apoio, porque os alunos têm contato e interagem com as crianças e, sendo assim, eles mesmos podem entregar os brinquedos nas mãos de cada uma delas. Já no hospital, a situação é outra e mais grave (internações).
 
No Centro Terapêutico Maria Margarida, essa mesma interação entre eles e as crianças ocorre.
 
entrega dos donativos será feita em dois dias, na parte da manhã. A primeira será na 5ª feira (25/10) ao Centro Terapêutico e, na feira (26/10), será a vez da Casa de Apoio.

E.M. Dilermando Cruz: Campanha da Solidariedade


Logotipo da Campanha da Solidariedade da
Escola Municipal Dilermando Cruz
 
 
Dando prosseguimento à postagem anterior, acerca das Campanhas da Solidariedade, em andamento em ambas as Unidades em que trabalho, hoje (19/10), na E. M. Dilermando Cruz, eu e as alunas Déborah Gabriel Nascimento, Hellem Vitória dos Santos, Kaline Reis Novais, Thaís Romualdo da Silva e Yasmin Victória Vasconcellos encerramos as atividades da mesma, montando e fechando as caixas tanto da Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paula quanto a do Hospital Mário Kröeff.
 
A data da entrega ficou fechada para a próxima 3ª feira (23/10). A princípio a entrega seria no dia 22 (2ª feira), mas tivemos que alterar a data, tendo em vista que as duas pessoas que se dispuseram a nos levar de carro, não poderão neste dia.
 
O resultado da Campanha da Solidariedade não chegou a ser tão frustrante, mas – infelizmente – não conseguimos alcançar a meta proposta para o Leite em Pó (200 unidades). Em compensação, a meta da Gelatina foi atingida e até superada em 101 unidades. Melhor dizendo, o total arrecadado nesta edição (a primeira e única do ano em curso) foi de:
 
- 515 Unidades de Gelatina em pó (entre essas, 01 de sabor diferente – Tutti-Frutti e 14 com data de validade a expirar em novembro e dezembro de 2018);

- 100 Unidades de Leite em Pó.
 
Além dos donativos, compramos brinquedos novos e ganhamos, outros usados, por parte de um aluno e de uma professora.
 
Quem acompanha as minhas postagens sobre as Campanhas da Solidariedade sabe que nós não pedimos brinquedos, com exceção nos dois casos acima citados (alunos da turma e de professores da escola). Antigamente, além do leite em pó e da gelatina, nós aceitávamos brinquedos novos e usados. No entanto, os de pelúcia não eram apropriados para as crianças e, também, recebíamos muitos em péssimo estado de conservação.
 
Em razão disso e do problema de não podermos descartar (jogar fora) os que estavam em péssimas condições, em reunião com a turma na época, decidimos por só pedir os brinquedos usados aos professores e se algum aluno da própria turma o quisesse doar.
 
Ainda deliberamos a arrecadação de dinheiro junto com os alunos envolvidos na Campanha e de minha parte, como coordenadora, para este fim. Ficou acertado e vem sendo inalterado nos últimos anos, o valor de R$ 2,00 para cada aluno.
 
Este ano, em nome da E.M. Dilermando Cruz, só a Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paula, vai receber os brinquedos, pois – infelizmente - o Hospital Mário Kröeff não mais atende crianças desde o ano passado.
 
Da direita para esquerda, as alunas
Déborah, Kaline, Thaís, Hellem e Yasmin.
Ao centro, a mascote da Campanha,
a Letina.


A Letina




Brinquedos novos (comprados)

Brinquedos usados (e uma peruca)