Imagem capturada na Internet Fonte: Wikipedia |
Motivos de sobra, a população brasileira teve para se manifestar nas ruas contra a atrocidade cometida por policiais rodoviários federais no município de Umbaúba, no litoral sul de Sergipe, expondo a sua total indignação pela morte de Genivaldo de Jesus Santos.
Motivos de sobra, a população brasileira teve... Genivaldo de Jesus, tinha 38 anos, era negro, pobre, era esquizofrênico e morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda, após ser abordado, em uma blitz, por estar conduzindo uma moto sem capacete, na 4ª feira passada (25/05).
A indignação não está relacionada com à abordagem em uma blitz, o que estava dentro do aguardado (pelo fato de estar sem capacete), mas, sim, pelos procedimentos tomados pelos agentes federais ao imobilizá-lo e após a esse procedimento.
Após a sua imobilização, Genivaldo foi colocado dentro do porta-malas da viatura (camburão) da PRF, ficando com as pernas do lado de fora e, logo depois, uma fumaça branca foi expelida do interior do veículo, vinda justamente da parte onde o Genivaldo se encontrava, parecendo – como muitos associaram – a uma câmara de gás (tal como as que foram utilizadas, pelos nazistas, nos campos de extermínio de judeus, durante a II Guerra Mundial).
Imagem capturada na Internet Fonte: Esquerda On Line |
Toda a sequência da abordagem policial foi gravada e o vídeo viralizou na Internet e em outras mídias. No referido vídeo é possível ver a fumaça branca e o Genivaldo se debatendo, no interior do camburão (com as pernas do lado de fora), assim como ouvir os seus gritos. Infelizmente, após ser levado a um hospital, Genivaldo veio a óbito.
Embora, tenha sido avisado que o mesmo apresentava distúrbios mentais, a Polícia Rodoviária Federal alegou que os procedimentos, tomados pelos agentes federais, foram necessários mediante à resistência de Genivaldo à abordagem e que o seu comportamento fora agressivo.
A morte de Genivaldo só vem a aumentar as estatísticas no que tange as incursões e abordagens policiais contra a população pobre e, sobretudo, negra em nosso país.
Seu caso teve repercussão na imprensa internacional, mas a nível de manifestações populares nas ruas do nosso país - contra a atrocidade da polícia federal e o crime em si, eu - pelo menos - não tomei conhecimento.
Triste e lamentável este caso!
Fontes de Consulta
. Assassinato de Genivaldo de Jesus - Wikipedia
. Caso Genivaldo: como asfixia e uso de gás podem causar mortes – G1
. COSTA, Pedro Henrique Antunes da. Justiça por Genivaldo! Todo camburão e manicômio tem um pouco de navio negreiro - Esquerda On Line
. Homem morre após ser abordado e colocado em
porta-malas de viatura da PRF em Sergipe; veículo estava tomado por fumaça – G1
. Policiais matam homem negro em câmara de gás no camburão; vídeo - Correio