quarta-feira, 23 de outubro de 2024

"Câncer de mama: vamos falar sobre isso?"

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Fonte: INCA

 

Compartilhar informações também pode ajudar a salvar muitas vidas. Não me refiro a qualquer informação, mas aquelas provenientes de fontes seguras. Por isso, tomo muito cuidado em minhas pesquisas, pois – hoje em dia – há muitas “fake news”... O que é perigoso! 

Aproveitando a Campanha Outubro Rosa, estou compartilhando a Cartilha "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?", elaborada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), justamente, para orientar mulheres e homens acerca da prevenção e da constatação precoce do câncer de mama. 

Clique AQUI para acessar a Cartilha (em PDF).

Campanha Outubro Rosa: Prevenção Salva!

 

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Fonte: FETRANS

Estamos em outubro, mês escolhido como referência à Campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é promover a conscientização sobre o Câncer de Mama 

Durante todo este mês, diversas ações positivas a este respeito, envolvendo Instituições, Postos de Saúde e outros espaços estarão sendo realizadas com o intuito de mobilizar a população acerca da importância da prevenção, do autoexame e do diagnóstico precoce 

A origem da Campanha é datada de 1990, em Nova York (EUA), com a 1ª Corrida pela Cura, cujos objetivos eram a conscientizar a população feminina acerca da importância do autoexame e dos exames médicos para a devida prevenção, assim como, também, para o diagnóstico precoce do câncer de mama.   

Como já é de conhecimento da grande maioria, o câncer de mama pode ocorrer tanto em mulheres e homens quanto em cães e gatos (vide postagem do ano passado), mas não restam dúvidas que a sua maior incidência recai sobre as mulheres, enquanto nos homens, a doença ocorre mais raramente 

No mundo inteiro, o câncer de mama também é mais incidente nas mulheres, sendo ainda a causa mais frequente de morte por câncer nesse grupo. 

Infelizmente, em nosso país, dentre os diversos tipos de câncer, o da mama ocupa o primeiro lugar em mortalidade entre as mulheres.  

De acordo com o Dr. Vilmar Marques, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM),  

“Temos que, de uma vez por todas,

adotar o conceito de saúde preventiva.

Muitas mulheres não fazem com medo de achar algo,

mas é importante entender que quem acha

tem a chance de cuidar.

E quanto mais cedo for, melhores serão as chances de cura”

 

Principais sinais e/ou sintomas de câncer de mama:

- Nódulo (s), geralmente endurecido (s), fixo (s) e indolor (es);

- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

- Alterações no bico do peito (mamilo);

- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.  

Outras áreas que também devem ser observadas são o pescoço e as axilas, pois podem surgir - nestes locais - pequenos nódulos associados ao câncer. 

Embora, o autoexame seja muito importante, em nenhum momento, ele substitui o exame de mamografia, que é fundamental e que deve ser prescrito pelo médico.     

Embora, estejamos no mês da Campanha Outubro Rosa, não podemos esquecer que, tanto o autoexame e as consultas ao médico devem ser regulares, isto é, devem acontecer durante o ano e a qualquer época em que se faça necessário. 

 

Fontes de Consulta 

Blog Geografia em Foco (diversos artigos publicados a este respeito) 

. Conceito e Magnitude – Instituto Nacional do Câncer - INCA  

. CRUZ, Gessica: Outubro rosa pet: como prevenir o câncer de mama (2022) - Ourofino  

. Outubro Rosa alerta para importância da prevenção ao Câncer de Mama – ANPPREV 

. Qualivida dá início aos atendimentos da campanha “Outubro Rosa” – Esportes & Notícias

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Antonieta de Barros: Sua Importância para a Sociedade e para o Dia do Professor

 

Antonieta de Barros
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Fonte: El País

Continuando a matéria acerca do Dia do Professor, comemorado ontem (15 de outubro), em nosso país, não podemos deixar de destacar o papel de Antonieta de Barros, no âmbito de valorização desta classe da Educação e da criação da data comemorativa a nível estadual (Santa Catarina) 

Como mencionei na postagem anterior, São Paulo e Santa Catarina foram os primeiros estados brasileiros a oficializar a data - 15 de outubro - como feriado escolar estadual.  

No estado de São Paulo coube ao Prof. Salomão Becker e os três professores do seu grupo a ideia de criar este dia comemorativo, enquanto que em Santa Catarina a iniciativa foi de Antonieta de Barros, professora, jornalista e deputada estadual (em dois mandatos parlamentar pelo estado de Santa Catarina).

Além de suas contribuições no magistério, na imprensa e na política, Antonieta de Barros foi pioneira e inspiração para o movimento negro, ocupando o cargo da primeira negra brasileira a assumir um mandato popular 


Antonieta Barros na primeira sequência,
a terceira à esquerda, sentada.
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Fonte: Terra

Foi ativista e defensora da emancipação feminina, por uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, sobretudo, na região Sul do nosso país.


Imagem capturada na página do Facebook
da EMEI Professora 
Antonieta Barros

Foi por ocasião de seu segundo mandato de Deputada Estadual, que ela criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, a qual instituiu o Dia do Professor e o feriado escolar em 15 de outubro.

Quinze anos depois, a referida data se torna oficial, como feriado escolar a nível nacional, pelo Decreto Federal N° 52 682, de 14 de outubro de 1963, no governo do Presidente João Goulart.

Fontes de Consulta

. Antonieta de Barros, a parlamentar negra pioneira que criou o Dia do Professor – El País 

. Dia do Professor - Wikipedia  

. Salomão Becker, um dos criadores do Dia dos Professores – 2017 – Governo do Estado de São Paulo

. Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro – Governo do Estado de São Paulo 

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Origem do Dia do Professor no Brasil

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Fonte: Pixabay


De acordo com fontes bibliográficas, o Dia do Professor que é comemorado em 15 de outubro, no Brasil, foi uma iniciativa do Prof. Salomão Becker, paulista, em 1947.

Prof. Salomão Becker
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Fonte: Wikipedia
Foto: Sérgio 1836 - Wikimedia

Cento e vinte (120) anos antes, em dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil.  

De acordo com o referido Decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos do Brasil teriam escolas de primeiras letras, ou seja, hoje, Unidades Escolares do Ensino Fundamental I.  

O Decreto tratava ainda da descentralização do ensino, do salário dos professores, acerca das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como deveria ser contratação dos professores 

Segundo o artigo do Governo de São Paulo, as escolas deveriam ensinar,

para os meninos, 

a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo

e as noções mais gerais de geometria prática.

Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico,

estavam excluídas as noções de geometria.

Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, 

cozinhar etc.) para a economia doméstica”.

 

Mas, a primeira homenagem e comemoração do Dia do Professor em uma data específica só passou a ser cogitada e realizada no ano de 1947 (120 anos após o referido Decreto).  

Tudo começou no antigo Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho", localizado na Rua Augusta, n° 1520, bairro da Consolação, em São Paulo, ainda no 1° Semestre de 1947 

Como o 2° Semestre era muito extenso, compreendendo o período de 01 de junho a 15 de dezembro, quatro professores - Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko - se reuniram e tiveram a ideia de estabelecer um dia sem aula, justamente para ser evitada a estafa e, também, poder conciliar e trocar ideias com os responsáveis dos alunos. O objetivo mesmo era realizar uma análise conjunta do conteúdo do aprendizado e dos rumos no ensino para o restante do ano.  

Ainda no 1° Semestre do ano, em questão, o Prof. Salomão Becker sugeriu que o Encontro, no dia 15 de outubro, fosse chamado "Dia do Professor". E a ideia de que os professores e alunos levassem doces de casa para uma pequena confraternização, neste dia, se baseou em uma prática que era comum em Piracicaba, cidade natal do Prof. Salomão Becker. Sua proposta foi aceita e a comemoração teve presença maciça de todos os segmentos convocados, inclusive, dos pais.  

Em seu discurso, o Prof. Salomão, além de aprovar a ideia de se manter um Encontro anual, na respectiva data, mencionou a essência do mesmo. Disse ele:

"Professor é profissão. Educador é missão",

"Em Educação, não avançar já é retroceder".

"Professor, a profissão que dá origem a todas as outras".  

A ideia foi lançada...  

A comemoração, que teve grande sucesso, se espalhou pela cidade de São Paulo e, também, pelo país.  

No ano seguinte (1948), na capital de São Paulo, dezenas de escolascelebravam a o Dia do Professor em 15 de outubro 

São Paulo e Santa Catarina foram os primeiros estados brasileiros a oficializar a data como feriado escolar, antes mesmo do Governo Federal e de outros estados do país.  

A data de 15 de outubro só se tornou, oficialmente, feriado escolar a nível de território nacional, com a publicação do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, definindo a essência e razão do feriado, como fora idealizado há 16 anos (1947) antes:

"Para comemorar condignamente o Dia do Professor,

os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades,

em que se enalteça a função do mestre 

na sociedade moderna,

fazendo participar os alunos e as famílias".

 

Fontes de Pesquisa

. Dia do Professor - Wikipedia

. Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro – Governo do Estado de São Paulo

Professor é Profissão. Educador é Missão

 

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                                         Fonte: Facebook
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Os Efeitos das Mudanças Climáticas na Antártida

 

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Fonte: Diário do Nordeste


Desde antes, mas, sobretudo, a partir do meu curso de Graduação em Geografia, as notícias de mudanças climáticas no mundo ocupavam espaços predefinidos nas discussões acadêmicas, principalmente, naquelas no âmbito de Congressos, Simpósios e outros eventos deste gênero 

No entanto, a atenção atribuída a estes alertas de inúmeros pesquisadores e de várias publicações de artigos científicos, nunca foi levada muito a sério, ao menos, a nível de preocupação coletiva e de alterações comportamentais antrópicas (humanas) capazes de frear e/ou mitigar suas reais consequências.  

Infelizmente, estamos observando e sentindo os efeitos do fenômeno do Aquecimento Global, tais como: aumento das temperaturas média da Terra; eventos climáticos extremos (chuvas em excesso e estiagens prolongadas, com longos períodos de secas, sem chuvas ); baixo nível dos cursos fluviais (rios) e outros corpos de água (lagos, lagoas etc.), comprometendo tanto as atividades pesqueiras quanto as de transportes fluviais; prejuízos nos sistemas de produção agrícola (menor produção de alimentos e/ou perda das lavouras), afetando o abastecimento comercial, entre outros fatores intrínsecos a este cenário.  

Um estudo divulgado, no início deste mês (04/10) pela revista Nature Geoscience chamou a atenção acerca desta questão e, principalmente, da velocidade dos impactos do Aquecimento Global em uma determinada região do planeta, que já foi considerada o “freezer da Terra”.  

Trata-se do continente antártico, que vem sofrendo degelo de forma mais acelerada, nas últimas décadas, apresentando sua superfície – em muitas localidades – com larga cobertura de líquens (vegetação com a associação simbiótica entre fungos e algas).

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Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Nature Geoscience


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Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Nature Geoscience


Tal estudo foi conduzido por pesquisadores das Universidades de Exeter e Hertfordshire, e do British Antarctic Survey, todos localizados na Inglaterra.  

Nas imagens divulgadas no referido artigo pode-se comprovar tais impactos ambientais relacionados ao aumento da temperatura, a partir da redução do gelo e a expansão da vegetação no referido continente. 

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Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Nature Geoscience

O estudo analisou a cobertura vegetal da Península Antártica, localizada na porção norte do continente, que se encontra mais próxima da América do Sul, durante o período de 1986 a 2021. Segundo os pesquisadores, a área coberta pela vegetação teve um aumento de 0,9 km² (1986) para aproximadamente 12 km² (2021). E, de acordo com os cientistas, a velocidade dessas mudanças fica maior a cada década.  

Embora, a paisagem na Antártica se apresente ainda, predominantemente, coberta por neve, gelo e rochas, a área esverdeada (com vegetação) - segundo Thomas Roland, autor do estudo e cientista ambiental da Exeter - cresceu significamente desde meados dos anos 1980.  

“Essa tendência reflete um padrão mais amplo de aumento da vegetação em ecossistemas de clima frio em resposta ao aquecimento recente, sugerindo mudanças generalizadas futuras nos ecossistemas terrestres da Península Antártica e seu funcionamento a longo prazo”, concluem os pesquisadores.  

Ainda, no âmbito deste estudo, o prognóstico é de que a temperatura no continente antártico suba 0,34 °C por década até 2100. 

Por meio deste estudo e de seus efeitos visíveis do espaço, os pesquisadores puderam confirmar que as mudanças climáticas já chegaram a nível planetário, alcançando distâncias remotas e inabitadas. 

Recentemente, em meados de agosto deste ano, a Antártida enfrentou eventos extremos de temperaturas mais altas. Partes do continente registraram uma onda de calor extrema, se levarmos em conta as características com temperaturas regulares da região, subindo até 27°C acima do normal.

Em outra reportagem, publicada também no Diário do Nordeste, um grupo de pesquisadores da Universidade de Dartmouth, nos EUA, com base em 16 modelos diferentes de previsões do degelo total da Antártica, previram que o colapso total do gelo no continente acontecerá até 2300 

Tal estudo foi publicado na revista Earth’s Future e, segundo os pesquisadores, a taxa de derretimento do gelo a partir do ano de 2100 ainda é "incerta". Mas, em todos os casos,

“as emissões de carbono são consideradas,

tendo em vista que o aumento está relacionado

com a perda de gelo nos próximos três séculos”.

 

Eles dizem que mesmo que haja a estabilização das emissões de carbono, ou seja, que estas sigam constantes e sem aumentos, o derretimento do continente antártico prosseguirá.  

partir de 2100, as previsões são de haver mudanças drásticas na região, com o recuo acelerado do gelo em bacias da Antártida Ocidental e, até 2200, em razão do degelo, deverá ocorrer uma elevação do nível marinho de 1,6 metro 

O que é preciso para que o homem possa acreditar que precisamos repensar o nosso modo de pensar, as nossas atitudes, se conscientizar e agir como mais responsabilidade em relação ao planeta Terra e a própria humanidade?

 

Fonte de Consulta

 . ‘Antártida está ficando verde’: imagens mostram avanço da vegetação e redução do gelo no continente – Diário do Nordeste  

. Cientistas afirmam que derretimento total do gelo da Antártida já tem data para acontecer; entenda – Diário do Nordeste

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Início, Meio e Fim da I Campanha da Solidariedade 2024

 
Logotipo da Campanha da Solidariedade
da E.M. Dilermando Cruz

Tendo os alunos da Turma 1805 (8° Ano) da Escola Municipal Dilermando Cruz à frente deste trabalho, a I Campanha de Solidariedade, deste ano, teve início no final do mês de junho e o seu término ocorreu na última semana de agosto.

Vale ressaltar, ainda, que a mesma sofreu uma interrupção de duas semanas por conta do período do Recesso Escolar, de 15 a 28 de julho.

As metas definidas pelos alunos, em reunião, ficaram estabelecidas em 250 unidades de Gelatina em pó e 50 sacos ou latas de Leite em Pó Integral.   

A entrega dos donativos às duas Instituições beneficiadas pelo projeto foi realizada no início do mês de setembro 

Infelizmente, não conseguimos alcançar totalmente as metas estipuladas pela turma. Mas, apesar disso, consideramos o resultado satisfatório mediante as dificuldades enfrentadas.  

É notório a queda, que vem ocorrendo com o passar dos anos, do número de pessoas comprometidas a esta causa. E, também, o fato da nossa Unidade Escolar não oferecer mais o Ensino Fundamental I, o envolvimento dos alunos na Campanha caiu muito.  

Instituições beneficiadas:

. Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo

Estrada do Colégio, nº. 1185, Colégio, Rio de Janeiro (RJ).

. Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos - Hospital Mário Kröeff

Rua Magé, nº. 326, Penha, Rio de Janeiro (RJ).

Após a triagem e o descarte dos produtos fora da validade e/ou com embalagem violadas, o total arrecadado foi: 

. 300 unidades de Gelatinas em Pó;

. 32 Sacos e/ou Latas de Leite em Pó (400 gr.);

. 01 Saco de Composto Lácteo;

. Sobras de Medicamentos na validade;

. Gibis (HQ) e Livros de Histórias Infanto-Juvenil;

. Copos e Canecas de plásticos;

. Talheres diversos;

. Frutas de Isopor (enfeites);

. Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).

 

Observação: A distribuição dos donativos às duas Instituições não foi proporcional devido aos seguintes fatores:

- A Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo acolhe, em seu estabelecimento, tanto a criança quanto ao seu respectivo responsável;

- O Hospital Mário Kröeff possui uma dinâmica diferente e muitos dos donativos que recebemos não são adequados a uma Unidade Hospitalar e, como este consiste em um estabelecimento de grande porte, a arrecadação de donativos é, em geral, bastante significativa (grande quantidade).

 

ETAPAS DA CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE

1. DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA NAS SALAS

Grupos de alunos da Turma 1805 foram formados na intenção de divulgar – tanto no Turno da Manhã quanto no da Tarde - a respectiva Campanha da Solidariedade e de sua importância mediante a participação da Comunidade Escolar.

Os alunos, da direita para a esquerda, 
Maria Eduarda Alves, Kauan Oliveira, Alice da Silva, 
Lohan Victor e André Marcos Anthero











Os alunos, da direita para a esquerda, 
Lohan Victor, Maria Eduarda Alves, 
Júlia Rodrigues, Kauan Oliveira, 
e André Marcos Anthero


2. TRIAGEM  

Etapa que consiste na contagem, na verificação da data de validade dos donativos e da integridade de suas embalagens.

Os alunos Júlia Rodrigues e Kauan Oliveira, 



Os alunos, da direita para a esquerda, 
André Marcos Anthero e  Lohan Victor








3.  ACONDICIONAMENTO EM CAIXAS 

Foi realizada a separação dos donativos de acordo com as duas Instituições beneficiadas. Em razão de caixas de papelão insuficientes, algumas sacolas foram utilizadas para o mesmo fim, sendo – posteriormente - substituídas por caixas.



Hospital Mário Kröeff


Casa de Apoio à Criança com Câncer 
S. Vicente de Paulo

Caixas e Sacola devidamente rotuladas


4. ENTREGA DOS DONATIVOS 

A entrega dos donativos foi feita no dia 03 de setembro e a única que teve a autorização assinada pelo responsável – para realizar esta tarefa – foi a aluna Alice da Silva Gomes. 

Vale ressaltar, aqui, que a responsável pela captação de recursos do Hospital Mário Kröeff datou, equivocadamente. o ofício, como sendo dia 04/09. Fato que eu só fui observar na chegada à escola, uma vez que o mesmo foi devolvido dentro de um envelope.


Hospital Mário Kröeff

Hospital Mário Kröeff



Casa de Apoio à Criança com Câncer 
S. Vicente de Paulo