quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Outubro Rosa Pet: Cuidados e Prevenções com as Cadelas e Gatas

Imagem capturada na Internet
Fonte: Jornal da Paraíba


Agora, outra campanha de conscientização - neste mesmo âmbito de diagnóstico e prevenção de câncer de mama -  vem ganhando destaque para além dos seres humanos - a do Outubro Rosa Pet – visando a conscientização dos proprietários de cadelas e gatas quanto ao câncer de mama nos animais. 

Esta campanha, realizada em conjunto com o Grupo de Estudos em Oncologia Veterinária (GEOnco), a Liga Acadêmica de Cirurgia Veterinária (LACIVET) e o Hospital Veterinário Universitário (HVU), visa informar e conscientizar acerca do câncer de mama em cadelas e gatas (Pets). 

O câncer de mama se destaca, no reino animal, entre as neoplasias (tumores) mais comuns em cadelas e gatas. Daí a importância desta campanha voltada para os Pets, para detecção precoce e tratamento da doença. 

Alick Sulliman Santos de Farias, responsável Técnica pelo Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa (PB), reforça a atenção à conscientização de todos para diagnóstico e prevenção da doença, tanto para os humanos quanto para os pets: 

 “Diariamente atendemos animais com neoplasias.

Assim como nos humanos,

é importante fazer check-ups anuais nos animais.

Ao perceber qualquer alteração no animal,

o tutor deve levar seu bichinho de estimação a um veterinário”. 

De acordo com a mesma, na maioria das vezes, os tumores de mama se desenvolvem de forma silenciosa. Se estes não forem diagnosticados e tratados no começo, eles podem crescer, multiplicando as células cancerosas (malignas) e se espalhando para outros órgãos, causando metástase e até a morte do animal. 

Segundo especialistas, a causa do câncer de mama em animais é multifatorial, ou seja, ele envolve componentes (fatores) genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais. 

Além disso, ela nem sempre provoca reações como apatia, vômitos, febre ou mudança no apetite. Por isso, fica difícil diagnosticar de imediato, tornando a doença muito perigosa nos pets, tendo em vista que as células cancerosas se multiplicam e se espalham rapidamente. 

Mamas avermelhadas, inchadas, dilatadas, com secreção e/ou odor desagradável podem indicar sintomas de câncer de mama. É importante ficar atento, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. 

Um procedimento preventivo, que reduz o risco de desenvolver tumores cancerígenos é a castração das fêmeas. E se este procedimento cirúrgico for realizado, especialmente, após o segundo cio, o risco à doença pode ser reduzido em até 90%. Além disso, a castração também evita outras complicações de saúde. 

Igualmente aos seres humanos, quando doentes, os pets também fazem tratamento de quimioterapia, mas é preciso verificar, antes, o estágio da doença, que é precedido por uma biópsia do tumor, uma tomografia e uma ultrassonografia. Por isso é de fundamental importância que todo nódulo seja investigado e retirado o quanto antes. 

De acordo com as fontes de pesquisa, o câncer de mama pode acontecer em qualquer raça, tanto em cadelas quanto em gatas. Inclusive, naquelas sem raça definida (SRD), em ambos os casos. Contudo, existem relatos - na literatura específica - de que as gatas da raça Siamês são as que apresentam maior chance de desenvolverem a doença. 

A forma mais simples de detecção de tumores é mesma feita pelos humanos, isto é, a palpação das mamas, dando atenção especial para as mamas próximas das patas traseiras, onde os tumores são mais frequentes. 

Nas cadelas, as mamas devem ser apalpadas algumas vezes no ano. 

Nas gatas, todas as mamas devem ser apalpadas. Entretanto estas podem apresentar ocorrência de tumores nas mamas próximas as patas dianteiras, o que representa um sinal de malignidade. 

Principais sintomas do câncer de mama nos Pets:

- Nódulos nas mamas;

- Inchaço nas patas;

- Falta de apetite;

- Emagrecimento rápido;

- Febre;

- Dor no momento da palpação das mamas;

- Feridas nas mamas;

- Vermelhidão e inchaço das mamas. 

Manter-se sempre atento, levá-los os pets às clínicas veterinárias para consultas periódicas, assim como para a realização de exames clínicos, pode fazer toda a diferença na saúde de nossos Pets, bem como salvar a vida deles.


Fontes de Pesquisa 

. ALVES, José: Veterinária alerta para perigo do câncer de mama nos pets (2023) – A União 

. CRUZ, Gessica: Outubro rosa pet: como prevenir o câncer de mama (2022) - Ourofino

Nenhum comentário:

Postar um comentário