SOBRE A AUTORA



Meu nome é Marli Vieira de Oliveira da Silva. Sou formada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ). 

Tenho Especialização em Meio Ambiente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mídias na Educação pelo E-Proinfo (MEC/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ).

Sou professora regente (Geografia) na rede pública municipal (Ensino Fundamental II) e estadual (Ensino Médio) do Rio de Janeiro. 

Recentemente, julho de 2023, me aposentei da rede estadual de Educação, mas continuo ativa na rede municipal do Rio.

Nasci e moro no município do Rio de Janeiro. Sou casada e tenho uma única filha, Ana Carolina. Meu esposo, Ivan Francisco da Silva, também é Geógrafo, pesquisador e consultor de projetos no âmbito de Meio Ambiente e Arqueologia.

Minha primeira experiência docente foi com crianças com Síndrome de Down, as quais na época (1982), eram chamadas de "mongoloides". Na mesma Instituição (antiga Associação de Solidariedade à Criança Excepcional - ASCE) trabalhei também com crianças portadoras de paralisia cerebral. 

Como professora da rede pública de ensino, eu iniciei em 1984, no antigo primário (1° Grau de 1ª a 4ª Série). 

Em ambas as experiências, ou seja, na antiga ASCE e na rede estadual de Ensino, eu trabalhei e fazia o meu curso de Graduação (Geografia) ao mesmo tempo.

Fui Professora Substituta do Instituto de Geociências, Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), responsável pelas disciplinas Geomorfologia e Geologia Ambiental, em 1993 e em 1997.

Também trabalhei no Centro Universitário de Araguaína (CENUAR), unidade da UNITINS (hoje, Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT) e no Colégio de Aplicação da mesma Instituição (antiga 5ª a 8ª série do 1º Grau, com a disciplina Geografia), no período de 1993 a 1995. 

No Curso de Licenciatura em Geografia, atuei como Professora Assistente II na Faculdade de Educação (CENUAR), ministrando as disciplinas de Geomorfologia e Geografia Física.

Neste período, participei também da Comissão Organizadora do I Encontro de Geografia do Tocantins (1º ENGETO), realizado graças ao apoio da Direção e da Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia (CENUAR) e, sobretudo, da Reitoria da Universidade do Tocantins (UNITINS). 

Coordenei também a Mesa Redonda sobre “O Zoneamento Econômico Ecológico do Estado do Tocantins”, no âmbito da Programação do referido Encontro (15/11/1993).

Panfleto do 1º ENGETO

Ainda no Tocantins, tive a oportunidade de participar do Prêmio SESI de Poesias, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), em 1994, pelo município de Araguaína, no qual obtive o 3° lugar com a poesia, de minha autoria, "Fim dos Sonhos". Esta e todas as poesias vencedoras do referido concurso foram publicadas na Antologia Poética (FIETO) no mesmo ano. 

Como professora desta importante área de conhecimento, sempre, busquei incentivar os alunos a se interessarem pelo amplo campo de abrangência da Geografia. Afinal, como sempre digo, "vivenciamos a Geografia desde o momento em que acordamos!"

Gosto de ler e escrever, além de desenhar. Amo poesia, charges e trabalhar com imagens e letras de músicas contextualizadas.

Mas, eu ainda não realizei o meu sonho de publicar livros, contando as histórias de minha autoria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário