PROCESSO DE CRIAÇÃO DO BLOG

Como professora de Geografia, sempre, procurei incentivar os alunos a se interessarem pelo amplo campo de abrangência da mesma. Afinal, como sempre disse, vivenciamos a Geografia desde o momento em que acordamos!  

Geografia em Foco, título deste Blog, passou por diferentes modalidades, se desenvolvendo – inicialmente – como Jornal-Mural em sala de aula, a partir de recortes de notícias de jornais e revistas, trazidos pelos alunos e por mim, para serem discutidos na classe e fixados no mural, durante duas semanas.  

Com a chegada do Orkut, eu criei a Comunidade com o mesmo título, em novembro de 2006. Como orkuteira e mediadora da referida Comunidade, eu adorava a participação dos seus membros, a maioria meus alunos, nos debates dos Fóruns e na participação das Enquetes. Eles se interagiam, contribuindo ou completando os comentários de outros. Era bem enriquecedor!


Comunidade Geografia em Foco no Orkut 

O Blog foi o passo seguinte, em junho de 2008. Embora, totalmente diferente da Comunidade do Orkut, a minha intenção era a mesma, ou seja, promover uma maior interação com os alunos, fora dos limites do espaço escolar e sem a rigidez de horários pré-definidos.  

Além disso, a minha proposta visava (e ainda visa) reunir, em um mesmo espaço, diversos recursos, ferramentas e links para consulta, capazes de subsidiar os estudos, as pesquisas e a aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento e, sobretudo, em Geografia. Daí esse trabalho no Blog ser permanente e inconcluso.  

Na condição de aprendiz, espero manter contato com diversos profissionais desta área de conhecimento (Geografia), bem como em Educação Ambiental, Informática Educativa e outras áreas afins para troca de experiências e de aprendizagem.  

Sempre me perguntam porque não fiz algo parecido no Facebook. Eu tentei, inclusive, participando de curso da Rede Mobilizadores voltado para o emprego educativo da respectiva rede social (Facebook como Ferramenta Mobilizadora), que veio a suplantar o Orkut (minha preferência até hoje, confesso!), mas não consegui ver resultados positivos neste. Talvez, por falha minha em termos de não ser muito paciente e persistente.  

De todos esses, em relação ao ensino e à interação com os alunos e outras pessoas, eu mantenho a minha opinião em que a Comunidade no Orkut era a melhor rede de comunicação, de interação e de aprendizagem. Mas, este não tem volta, acabou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário