domingo, 17 de novembro de 2024

Rio20: Cúpula dos Líderes do G20

Imagem capturada na Internet
Fonte: Visit Rio

 

Amanhã (18/11) e na terça-feira (19/11) será realizado, no Museu de Arte Moderna - MAM (Aterro do Flamengo), a Cúpula dos Líderes do G20, que reunirá representantes das principais economias do mundo (Grupo dos Vinte/G20) para discutir e definir propostas de temas de interesse mundial.  

No entanto, como muitos souberam, sua programação começou na semana passada, a partir do dia 12/11 e se estendeu até 16/11, com os seguintes eventos preparatórios para a principal Cúpula dos líderes do G20: a Cúpula Civil 20 (C20); o 4º encontro de Sherpas; a Cúpula Urban 20, Aliança Global Festival e a Cúpula do G20 Social. 

Tais eventos preparatórios permitiram que tanto os grupos políticos quanto a sociedade civil participassem e discutissem as pautas dos Encontros para que propostas viáveis fossem definidas e entregues, no final, aos chefes de Estado. 

Cronograma:

. 12 e 13 de novembro: Cúpula Civil 20 (C20): O grupo se reuniu na intenção de buscar resultados baseados no princípio da justiça econômica, seja por meios financeiros eficazes seja pela alocação de recursos de forma hábil.  

. 12 a 15 de novembro: 4º Encontro de Sherpas (representantes dos chefes de Estado e de governo dos países membros do G20). A liderança deste ano foi do embaixador brasileiro Mauricio Carvalho Lyrio. Eles se reuniram, sobretudo, para atualizar as atividades dos 15 Grupos de Trabalho e possíveis negociações entre os países sobre as principais pautas do G20. 

. 14 a 15 de novembro: Aliança Global Festival: Evento cultural do G20 que reuniu artistas brasileiros a fim de promover engajamento e discussão sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. 

Palco da Aliança Global Festival na Praça Mauá
Imagem capturada na Internet
Fonte: Poder 360

. 14 a 17 de novembro: Cúpula Urban 20 (U20): Os prefeitos das principais cidades do G20 se reuniram para discutir as principais questões e desafios urbanos. Este ano, as principais pautas foram emergência climática, desigualdade e o desenvolvimento econômico sustentável, além da luta global contra a fome e a pobreza, bem como na reforma de instituições multilaterais. Foi ressaltado de que é imprescindível manter um diálogo constante entre os níveis nacional e local de governo. 

Os três primeiros dias do evento foram dedicados ao público em geral, com debates coordenados por entidades da sociedade civil. No dia 17, ocorreu a plenária com os prefeitos e as delegações de mais de 100 cidades do G20. 

. 14 a 16 de novembro: Cúpula do G20 Social: Sua intenção foi de ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do Grupo. 

A cúpula foi aberta no dia 14, tendo a presença do Ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), da primeira-dama Janja da Silva; do embaixador Mauro Vieira (Ministro das Relações Exteriores); de Fernando Haddad (Ministro da Fazenda); de Margareth Menezes (Ministra da Cultura); de Morgan Ody (representante da Sociedade Civil Internacional) e de Edna Rolland (representante da Sociedade Civil Brasileira). 

No dia 15, as três plenárias constituídas discutiram os eixos propostos pela presidência brasileira ao G20: combate à fome e às desigualdades; mudanças climáticas e sustentabilidade; e nova governança global. 

No dia 16 foi feita a leitura do texto final do documento aos participantes do G20 Social (o texto foi entregue ao presidente Lula). 

São esperados a chegada de 55 Delegações de 40 países e de 15 Organismos Internacionais, sendo que todos já devem ter desembarcados em nossa cidade (Rio de Janeiro), cidade-sede escolhida para a realização do referido evento. 

A princípio o único líder do G20 que anunciou, antecipadamente, que não participará do evento foi o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em seu lugar virá Sergey Lavrov, Ministro das Relações Exteriores do país. 

Sua ausência é se deve ao fato de haver um mandado de prisão contra ele por crimes de guerra (guerra contra a Ucrânia, incluindo o caso de deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia). 

O Grupo dos Vinte (G20) reúne as maiores economias do mundo, ou seja, tanto os países desenvolvidos quanto os chamados emergentes (países em desenvolvimento) mais a União Africana e a União Europeia. 

Trata-se de um Grupo de cooperação internacional, que discute assuntos relacionados à estabilidade econômica mundial, iniciativas e negociação de acordos para promover melhorias econômicas, políticas e sociais entre as nações que fazem parte dele. 

Seus países-membros são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, mais a União Africana e a União Europeia. 

A maior crítica sobre o G20 é que o Grupo continua a atender os interesses das elites capitalistas, tanto dos países centrais quanto dos seus aliados nos países periféricos (países em desenvolvimento ou emergentes).


 Fontes de Consulta:

 . Ao vivo: Aliança Global Festival do G20 tem shows de Zeca Pagodinho e Maria Rita – Poder 360

 . Rio terá semana movimentada com eventos ligados ao G20 – UOL/ Agência Brasil

 . Urban 20 (U20): tudo sobre o maior encontro de cidades do mundo – G1/Globo

domingo, 3 de novembro de 2024

Fenômeno Dana: Devastação e Mortes no Sul e Leste da Espanha

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: G1
Foto: Reuters/Susana Vera

Hoje, pela manhã, ao visitarem as áreas afetadas pelas últimas chuvas excepcionais que devastaram a região de Paiporta, nos arredores da cidade de Valência, o rei da Espanha, Filipe VI, a rainha Letizia, o premiê socialista Pedro Sánchez e o governador conservador da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, foram recebidos com lama, pedras e aos gritos de “assassinos” - por diversos moradores - em protesto por conta das falhas das autoridades acerca dos alertas à população da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), a tempo, em relação às previsões de tempestades de alta intensidade, que ocasionou a destruição e inundações nas regiões Sul e Leste do país, na semana passada.

Imagem capturada na Internet
Fonte: EuroNews

Como fora bem destacado, em diversos meios de comunicação, tal incidente foi algo sem precedente para uma Casa Real, que sempre teve o cuidado de criar a imagem da existência de uma boa relação entre os reis da Espanha e a população.  

De acordo com o governador da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, a postura do rei Filipe VI, nesta manhã, foi exemplar, pois, mesmo enfrentando uma situação conflituosa, agressiva nas ruas, ele não foi embora, prosseguindo a sua visita à localidade e conversando com a população, na intenção de tranquilizá-la.  

A indignação dos moradores era passível de se compreender, afinal, Paiporta foi uma das cidades mais atingidas pela maior enchente do século no país e por seus efeitos catastróficos, contendo inúmeras perdas materiais e humanas 

De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), a tempestade que atingiu a região de Valência foi "a mais adversa” do Século 

Imagem capturada na Internet
Fonte: BBC News Brasil

Além da lentidão do processo de limpeza das áreas afetadas pelas chuvas e inundações, a falta de informações sobre o número de real de mortos aumenta a dor da população, sobretudo, dos familiares das pessoas desaparecidas. Acredita-se que muitos corpos estejam presos em locais subterrâneos e no interior de veículos em estacionamentos tomados pela lama.   

De acordo com os últimos dados divulgados, o número subiu para 217 mortos, sendo cerca de 210 na província de Valência 

As chuvas torrenciais chegaram acompanhadas de fortes ventos que atingiram uma grande área do Sul e Leste da Espanha. Elas foram causadas por um fenômeno meteorológico conhecido, localmente, como Depressão Isolada em Altos Níveis (Dana, na sigla em espanhol).  

A Dana ocorre quando uma massa de ar polar muito fria colide com uma massa de ar quente e úmido (normalmente presente no Mar Mediterrâneo). Esse encontro de massas de ar de diferentes origens e temperaturas produz chuvas intensas (fortes tempestades), sobretudo, no fim do verão e início do outono, quando as temperaturas do mar estão mais elevadas.  

O fenômeno Dana é, relativamente, frequente nas latitudes da Espanha (médias latitudes), mas, na maioria das ocorrências, os impactos não são catastróficos, tal como foi desta vez.  

Os especialistas acreditam que o seu potencial destrutivo foi gerado pela mistura das temperaturas quentes da terra e do oceano. Esta combinação vai gerar uma frequência cada vez maior de Danas e o aumento da intensidade das chuvas. Tudo isso associado às mudanças climáticas 

Segundo Friederike Otto, da Universidade Imperial College London (Reino Unido), que lidera um grupo internacional de cientistas que estuda a relação do aquecimento global neste tipo de evento meteorolígico,

"Sem dúvida alguma,

essas chuvas explosivas foram intensificadas

pelas mudanças climáticas".

"A cada fração de grau de aquecimento

provocado pelos combustíveis fósseis,

a atmosfera pode reter mais umidade,

o que leva a pancadas de chuva mais fortes."

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: BBC News Brasil

Sendo assim, o aumento progressivo da temperatura do Mar Mediterrâneo é capaz de criar condições favoráveis para que haja a energia e umidade necessárias para o desenvolvimento de Danas mais potentes.  

Imagem capturada na Internet
Fonte: BBC News Brasil

Além do fenômeno Dana ter sido mais potente, as falhas no sistema de alertas meteorológicos, o fato das autoridades não adotarem medidas excepcionais e a própria situação de obsolescência da infraestrutura urbana em lidar com eventos climáticos extremos (chuvas torrenciais, inundações e alagamentos) agravaram as consequências das tempestades, impactando de forma catastrófica, sobretudo, a região de Valência, na costa leste da Espanha.  


Imagens capturadas na Internet



De acordo com as notícias, em algumas áreas da costa leste espanhola, choveu em oito horas, o equivalente a um ano de chuva. Daí as inundações que devastaram cidades inteiras e elevaram o número de vítimas fatais e de desaparecidos.  

Resumindo, as principais causas - desta tragédia na Espanha - apontadas pelos especialistas foram: as chuvas excepcionais na região (embora estas sejam comuns nos meses de setembro e outubro, as que caíram neste ano quebraram recordes); a falta de previsão das autoridades quanto aos alertas da Agência Meteorológica Estadual ao não adotarem medidas excepcionais a fim de ser evitado e/ou amenizado os seus impactos; o desenvolvimento de um planejamento urbano desorganizado e ineficaz mediante ao uso e ocupação do solo; o impacto das mudanças climáticas, que tem contribuindo para o aumento da frequência e da intensidade das chuvas torrenciais.


Fontes de Consulta 

. 1 ano de chuva em 8 horas: a devastação provocada por 'tempestade do século' que matou mais de 200 na Espanha – BBC News Brasil  

. 4 razões por que tempestade foi tão letal na Espanha – BBC News Brasil  

. Autoridades espanholas emitem alerta vermelho de mais chuvas; 217 pessoas já morreram – G1/Mundo  

. Número de mortos chega a 217 e rei da Espanha é alvo de protestos em Valência - VEJA  

. O que explica maior tempestade do século na Espanha que deixou dezenas de mortos – BBC NewsBrasil  

. Reis de Espanha agredidos com lama durante visita à zona de calamidade em Paiporta – EuroNews  

. SHUBERTDA, Atika: Rei da Espanha é alvo de protestos durante visita a Valência após cheias – CNN Brasil 

sábado, 2 de novembro de 2024

Mês de Novembro: Datas Comemorativas

 

25  de novembro: Dia da Baiana de Acarajé
Imagem capturada na Internet
Fonte: Repórter Gourmet 
 


NOVEMBRO


01. Dia de Todos os Santos 

       Dia do Sushi

       Dia Mundial do Veganismo

 

02. Dia de Finados ou Dia dos Mortos

        Dia Internacional pelo Fim da Impunidade

        dos Crimes contra Jornalistas

 

03. Dia do Cabeleireiro

        Dia do Barbeiro

        Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

        Dia do Guarda Florestal

        Dia Nacional do Quilo

 

04. Dia do Inventor

        Dia da Favela

        Dia do Oficial da Reserva

 

05. Dia da Ciência e Cultura

       Dia Nacional da Língua Portuguesa

       Dia do Cinema Brasileiro

       Dia do Radioamador

       Dia do Técnico em Eletrônica

       Dia Nacional de Designer Gráfico

       Dia do Protético

       Dia do Técnico Agrícola

       Dia de Atenção Mundial para Tsunamis

 

06. Dia Nacional do Riso

        Dia Internacional para a Prevenção da Exploração

        do Meio Ambiente em tempos de Guerra e 

        Conflito Armado

        Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil

 

07. Dia do Radialista

        Dia Nacional dos Tribunais de Contas

 

08. Dia do Aposentado

        Dia Mundial do Urbanismo

        Dia do Radiologista

 

09. Dia do Hoteleiro

        Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais

        Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo

 

10. Dia do Trigo

       Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo 

       Desenvolvimento

       Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

 

11. Dia do Armistício da I Guerra Mundial

      (Acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, 1918)

      Dia Mundial do Bambolê

 

12. Dia do Diretor de Escola

       Dia do Supermercado

       Dia do Psicopedagogo

       Dia Mundial da Pneumonia

       Dia do Pantanal

       Dia da Indústria Automobilística

       Dia Mundial do Hip Hop

       Dia Nacional do Inventor

 

13. Dia da Gentileza no Trabalho

 

14. Dia Nacional da Alfabetização

       Dia do Bandeirante

       Dia Mundial do Diabetes

 

15. Dia da Proclamação da República

       Dia do Joalheiro

       Dia Nacional da Umbanda

       Dia do Esporte Amador

 

16. Dia contra o Tabaco ou Dia do Não Fumar

       Dia Internacional para a Tolerância

       Dia do Policial Federal

       Dia Nacional de Atenção à Dislexia

       Dia Nacional da Amazônia Azul

 

17. Dia da Criatividade

       Dia Internacional dos Estudantes

       Dia Mundial da Prematuridade

       Dia Nacional de Combate à Tuberculose

       Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

 

18. Dia do Conselheiro Tutelar

       Dia Mundial da Filosofia

       Dia Nacional do Notário e do Registrador

       Dia Nacional de Combate ao Racismo

 

19. Dia da Bandeira

       Dia Mundial dos Pobres

       Dia Mundial do Vaso Sanitário

       Dia do Empreendorismo Feminino

 

20. Dia Nacional da Consciência Negra

        Dia do Auditor Interno

        Dia do Biomédico

        Dia Nacional de Combate ao Dengue

        Dia da Industrialização da África

        Dia Universal da Criança

 

21. Dia da Homeopatia

       Dia da Saudação

       Dia em Memória das Vítimas de Acidentes 

       de Trânsito e seus Familiares

       Dia Mundial da Televisão

 

22. Dia do Músico

        Dia da Comunidade Libanesa no Brasil

 

23. Dia Internacional do Livro

       Dia do Engenheiro Eletricista

       Dia Internacional do Xadrez

       Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

 

24. Dia Mundial da Ciência

        Dia da Black Friday 

 

25. Dia Nacional do Doador de Sangue

       Dia Internacional da Eliminação da

       Violência contra a Mulher

       Dia da Baiana de Acarajé

       Dia da Madrinha

 

26. Dia do Ministério Público

       

 27. Dia do Técnico de Segurança no Trabalho

        Dia Nacional de Combate ao Câncer

        Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama

       

 28. Dia de Ação de Graça (quarta 5ª feira de novembro)

         Dia do Soldado Desconhecido

 

29. Dia Internacional de Solidariedade com o 

        Povo da Palestina

         

30. Dia do Estatuto da Terra

        Dia do Evangélico

        Dia de Celebração da Amizade Brasil-Argentina ou

        Dia da Amizade Argentino-Brasileira