domingo, 30 de outubro de 2022

Vitória do Lula! Vitória da Democracia no Brasil!

 

  Imagem capturada na Internet
Foto: Eraldo Peres/AP


Com 99% das urnas apuradas, o resultado já é oficial. O 39º e o novo presidente do Brasil é o Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) 

Sua vitória acirrada contra o seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro, que tentava a sua reeleição, foi capaz de mexer com os nossos nervos e emoções durante a apuração.  

Foi uma vitória histórica! Ele é o primeiro brasileiro a assumir o cargo de Chefe de Estado e de Chefe de Governo por três vezes pelo voto direto (2002, 2006 e 2023). 

Com um total de 60.122.156 votos (50,9%), ele confirmou a sua vitória mesmo antes da apuração ter sido encerrada, enquanto Jair Bolsonaro obteve 58.041.546 votos (49,1%) 

O número de votos brancos e nulos atingiu a ordem de 5.686.440. Fato que eu não estranhei, tendo em vista que muitos não queriam votar em nenhum dos dois candidatos. Tudo bem! Mas, para derrubar o desgoverno do atual presidente só havia mesmo o Lula... E assim foi!

Eu cheguei até falar ao meu esposo e à minha filha acerca de uma professora, colega da mesma escola que trabalho, que ela não chegou a ver e se despedir de sua mãe no hospital devido a mesma ter contraído o Covid-19 e que, depois, o atual presidente se referiu à pandemia, aos doentes e às vítimas fatais da doença com descaso e de forma desrespeitosa. Daí ela ter ficado com muita raiva da postura dele como presidente. 

É como eu mencionei em outra postagem... Basta! Basta, de não dá mais!

 VIVA A DEMOCRACIA!

PARABÉNS AO LULA E

AO POVO BRASILEIRO QUE O APOIOU! 

Que melhores dias e direções de governo venham e promovam sucesso e prosperidade à nação! 

sábado, 29 de outubro de 2022

Focos de Queimadas na Floresta Amazônica superam os Registros de 2021

 

 Imagem capturada na Internet
para fim ilustrativo


Uma questão bastante recorrente e que sempre aparece na pauta das grandes discussões políticas e nas mídias consiste no problema das queimadas no Brasil.  

Em todos os anos, os biomas brasileiros - Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa – são afetados pelo desmatamento, seguido pela queima da matéria orgânica deixada no terreno (material combustível), ora cometidos para dar lugar à pastagem (gado bovino) ora para dar lugar à área de cultivo (monocultura). 

Imagem capturada na Internet com a devida autorização
Fonte: Revista Piauí


De acordo com o artigo “Amazônia cercada pelo Fogo(GORZIZA, Amanda; VIEIRA, Maria Júlia Vieira e BUONO, Renata – Revista Piauí, n° 132 – Outubro/2022), a floresta Amazônica foi o bioma brasileiro mais afetado pelas queimadas neste ano (2022). 

Só para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano foram 87,3 mil focos de fogo no respectivo bioma, representando um índice de 16% maior que 2021. 

Imagem capturada na Internet com a devida autorização
Fonte: Revista Piauí

Durante o mês de agosto, na Amazônia foi queimada uma área equivalente ao estado nordestino de Alagoas.

Imagem capturada na Internet com a devida autorização
Fonte: Revista Piauí

O Pará foi o estado recordista de queimadas, totalizando 13 mil focos de fogo, tendo 47% destes ocorridos em áreas protegidas ou não destinadas, tais como Terras Indígenas, Áreas de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação.

Imagem capturada na Internet com a devida autorização
Fonte: Revista Piauí

Nas outras cinco unidades bióticas (biomas), os de maior incidência de focos de fogo registrados foram, em ordem decrescente:  

- 41,8 mil no Cerrado;

- 8,5 mil na Mata Atlântica;

- 5,3 mil na Caatinga;

- 1,1 mil no Pantanal e

- 553 no Pampa

Como é sabido, os efeitos nocivos das queimadas e dos incêndios florestais vão além dos danos ao meio ambiente e à fauna local, tendo em vista que afetam direta e/ou indiretamente a saúde do ser humano. E isso pode ser comprovado junto aos Postos de Saúde e às Unidades Hospitalares 

Em uma década (2010 a 2020), 87% das internações hospitalares registradas no estado do Amazonas foram em decorrência de doenças respiratórias associadas aos incêndios florestais (Revista Piauí, 2022).

Imagem capturada na Internet com a devida autorização
Fonte: Revista Piauí

As queimadas também geram uma perda da qualidade de vida

e um elevado custo para o SUS.

O valor gasto por cinco estados com as hospitalizações

de alta e baixa complexidade chegou a R$ 1 bilhão entre 2010 e 2020”.

(Revista Piauí)

Não tão menos preocupante é o caso do Pampa...

O Pampa – tanto por suas características físicas (naturais) quanto por sua vocação para pecuária – sempre configurou como o bioma de menor percentual de registros de queimadas.  

De acordo com Eduardo Vélez, pesquisador do MapBiomas (Rio Grande do Sul/G1),  

“(...) as florestas no Pampa são úmidas,

então o fogo não entra.

Em paralelo, a prática da pecuária no estado

utiliza muitas áreas de pasto,

o que evita o excesso de vegetação.” 

Ou seja, evita-se o acúmulo de matéria orgânica que serve (quando seca) como combustível para o fogo 

Daí as queimadas nos pampas gaúchos serem menos frequentes em comparação aos demais biomas do nosso país. 

No entanto, embora - este ano - o Pampa permaneça na última posição do ranking dos biomas mais afetados pelas queimadas, o Relatório do MapBiomas (Rio Grande do Sul – G1) afirma que os seus registros tiveram um aumento de 3.372% em relação ao ano passado (2021). E que as queimadas não foram largamente espalhadas, mas, sim, concentradas na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e em algumas áreas de banhado 

Eduardo Vélez (op.cit.) atribuiu a esta situação, atípica, à atuação do fenômeno La Niña, que foi responsável pelo período de seca extrema no verão. 

"Em janeiro e fevereiro teve muita seca, enquanto no resto do Brasil, chovia."

Como já mencionei em uma publicação anterior a este respeito, 

Entra ano, sai ano e nada muda... 

Nem mesmo as legislações ambientais vigentes 

são capazes de atenuar as práticas humanas, 

criminosas, em relação aos desmatamentos, 

queimadas e incêndios florestais em nossas matas nativas... 

É cíclico...

Fontes de Consulta

. ALECRIM, Giulia. Número de queimadas na Amazônia em 2022 supera 2021, mas é inferior ao recorde de 2004 - CNN  

. GORZIZA, Amanda, VIEIRA, Maria Júlia e BUONO, Renata. Amazônia cercada pelo Fogo – Revista Piauí  

. LISBOA, Juliana. Bioma Pampa tem aumento nas queimadas em 2022, aponta Monitor do Fogo – G1/Rio Grande do Sul

. Queimadas em 2022 na Amazônia já superam todo o ano de 2021 – Greenpeace

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Haja Coração! Está Chegando o Dia do 2° Turno das Eleições Presidenciais

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Rádio Senado

Está chegando o dia do 2° Turno das Eleições deste ano, para a escolha do mais alto e importante cargo, o do Chefe do Executivo (Chefe de Estado e de Governo).  

O resultado do 1° Turno das Eleições, ocorrido no dia o2 do mês em curso, embora tenha mostrado que o candidato Lula obteve mais votos, estes – no entanto - não foram suficientes para lhe garantir a vitória no pleito contra o segundo candidato mais votado da disputa presidencial, o atual presidente Jair Bolsonaro. Daí a realização do 2° Turno das Eleições. 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Poder 360


Para esta segunda etapa da disputa, os dois candidatos presidenciais são mais do que simples adversários de partidos... São adversários nas ideias, nos Programas de Governo, no exercício democrático e, sobretudo, nos valores humanos e sociais, entre outros aspectos.

Muitos ressaltam que o Lula tem a fama de “ladrão” e que, por isso, não vão votar nele. Mas, as notícias que temos acerca do outro candidato também não desmentem situação parecida, vale lembrar a compra de inúmeros imóveis, em dinheiro vivo, para ele e seus familiares mais diretos.  

Sendo assim, o processo eleitoral a ser realizado neste próximo domingo, 30 de outubro, em todo território nacional e fora deste (no exterior) perpassará por uma grande perspectiva de mudança, a qual grande parte da população almeja que aconteça.  

A expectativa esta mediante a importância de se haver mudanças já, pois ninguém aguenta mais! E, ao mesmo tempo, ansiedade devido a existência de outro grupo de eleitores que apoiam o atual cenário de governo, sem temer as consequências futuras para si mesmo, para a população, em geral e para o nosso país!  

Mudanças, cujos pensamentos se unem em um só e mesmo plano de “basta”!  

Basta, de não dá mais! 

Basta de incentivar e propagar o ódio!

Basta de banalizar a dor e os problemas alheios!

Basta de incentivar a política de armar os civis!

Basta de menosprezar as mulheres, os negros, os povos indígenas, a comunidade LGBT+ e outros!

Basta de desvalorizar as Ciências e, consequentemente, a comunidade científica!

Basta de depreciar a vida do outro!

Basta de apoiar o agronegócio em detrimento ao meio ambiente!

BastaBasta! 


É claro e, devo ressaltar aqui, que esta é a minha opinião. Tentamos viver em um país democrático. A escolha é pessoal! Mas, ao menos, podemos analisar os discursos, as posturas, as medidas políticas dos últimos anos para constatarmos o que é o melhor para todos. Tendo em vista que serão quatro anos de gestão do próximo presidente eleito. 

O nosso país clama por um futuro melhor! Que assim se faça em um só ato de apertar o teclado da urna eletrônica para garantir a mudança!

sábado, 22 de outubro de 2022

Campanha Outubro Rosa, o Ano Inteiro!

 

Campanha Outubro Rosa
Imagem capturada na Internet
Fonte: Esportes & Notícias 

Que o passo inicial deve partir de nós mesmos, por meio do autoexame...

Todos nós sabemos!

Que a doença afeta a todos, mulheres e homens... 

Todos nós sabemos!

Que o mês de outubro e a cor rosa foram escolhidos para acolher a campanha de conscientização quanto à importância do diagnóstico precoce...

Todos nós sabemos!

Que os objetivos da Campanha não devem ser pontuais, restritos apenas ao referido mês, devendo valer – sim - para os 12 meses do ano... 

Todos nós sabemos!

Por tudo isso, faça o autoexame! 

Não esquecendo que, quanto mais cedo, o câncer for descoberto (seja o tipo que for), maior será a probabilidade de o tratamento dar certo.  

A origem da Campanha Outubro Rosa se deu em 1990, em Nova York (EUA), com a 1ª Corrida pela Cura. Seus objetivos principais se basearam na conscientização da população feminina acerca da importância do autoexame e dos exames médicos para a devida prevenção e, também, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Embora, saibamos que o câncer de mama atinge a todos, tanto mulheres quanto homens, não restam dúvidas que a sua incidência é mais alta no sexo feminino. No caso específico dos homens, ela também ocorre, porém mais raramente. 

Dados mais recentes ressaltam a importância da Campanha em razão do período da Pandemia do Novo Coronavírus, tendo em vista que toda a rotina de autocuidado com a saúde foi afetada, comprometendo o diagnóstico precoce e a ida às consultas regulares aos médicos especialistas (mastologistas e/ou ginecologistas). 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, os casos confirmados da doença são mais elevados nas regiões Sul e Sudeste, enquanto a região Norte é a de menor incidência. 

Segundo dados divulgados pelo referido Instituto, para este ano (2022), são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em nosso país. 

No mundo inteiro, o câncer de mama também é mais incidente nas mulheres, sendo ainda a causa mais frequente de morte por câncer nesse grupo. 

Devemos ficar atentos aos principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, os quais são:

- Nódulo (s), geralmente endurecido (s), fixo (s) e indolor (es);

- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

- Alterações no bico do peito (mamilo);

- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 

Outras áreas que também devem ser observadas são o pescoço e as axilas, pois podem surgir - nestes locais - pequenos nódulos associados ao câncer. 

Mas, como falei, o autoexame é muito importante, mas – em nenhum momento – substitui o exame de mamografia, que é fundamental e que deve ser prescrito pelo médico.    

E outra coisa... O autoexame e as consultas ao médico devem ser regulares, isto é, durante o ano e a qualquer época que se faça necessário. 


Fontes de Consulta

. Blog Geografia em Foco (diversos artigos publicados a este respeito)

. Conceito e Magnitude – Instituto Nacional do Câncer - INCA 

. Qualivida dá início aos atendimentos da campanha “Outubro Rosa” – Esportes & Notícias

sábado, 15 de outubro de 2022

Ansiedade Misturada com Cansaço: Esta Sou Eu!

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Delas

Já virou um clichê o meu pedido de desculpas pela ausência neste espaço e, sobretudo, pela falta de novas postagens.  

Mas, podem acreditar, jamais esta minha conduta incidiu sobre problemas de mera preguiça e/ou descaso. Com o resultado das Eleições do 1° Turno, posso assegurar que o desânimo me afetou expressivamente, mas não foi o único motivo (e nem poderia ser).  

Esperava (e muito) que não houvesse o pleito do 2° Turno, tendo a eleição do presidente decidida no primeiro turno. Infelizmente, não foi o que ocorreu!  

Mas, vamos que vamos! Coração acelerado, período angustiante que antecede a hora da votação e da apuração...  

Espero poder comemorar na noite do dia 30 de outubro, com a vitória daquele – o único – capaz de ameaçar a reeleição do atual Chefe de Governo e de Estado do nosso país.  

É fato que não há e não houve outro candidato a esta altura, na minha opinião. Polêmicas surgiram e ainda são sustentadas, mas – sem dúvida alguma – os cuidados à vida do povo e o respeito ao mesmo são básicos e primordiais.  

Quem ainda tolera a postura de um representante negacionista, favorável à divulgação de Fake News, de desrespeito aos Direitos Humanos à mulher, aos deficientes, ao negro, à comunidade LGBT+, assim como à família (não importando qual seja)? 

Um representante que é a favor de armar a população, já tão aterrorizada e fragilizada com o aumento dos casos de feminicídio e de violência doméstica, como tantos outros atos de desgoverno.  

Eu posso afirmar que, anseio e quero MUDANÇAS JÁ! E quero ver esta perspectiva de mudanças a partir do dia 30 de outubro! 

Para o bem da minha família e do povo brasileiro!

11 de Outubro: Dia Internacional da Menina

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Viver Bem UOL

Em todo o mundo, milhões de meninas sofrem

todo os tipos de discriminação, abusos e violências

desde a primeira infância.” 

(Lunetas, 2016)

Na 3ª feira passada, dia 11 de outubro, se comemorou o Dia Internacional da Menina, a qual foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 20 anos, tendo início em 11 de outubro de 2012.  

Segundo fontes de pesquisa, a ideia surgiu de um projeto desenvolvido pela Organização Não-Governamental, Plan Internacional, sob o contexto da Campanha global “Por Ser Menina”, cujo objetivo era promover a conscientização das pessoas sobre os direitos das meninas, bem como o empoderamento destas por meio da Educação, em escala mundial e, principalmente, em países em desenvolvimento. 

Mas, foi a Plan International do Canadá que propôs, formalmente, a criação da referida data comemorativa através de uma resolução, a qual foi subsidiada pela Rona Ambrose (Ministra do Estatuto da Mulher do Canadá), na Assembleia Geral das Nações Unidas. Em votação, no dia 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução, adotando e inaugurando o Dia Internacional da Menina em 11 de outubro de 2012. 

Para efeito dos objetivos da Campanha global “Por Ser Menina”, a Plan International utilizou situações diversas de violência e de preconceito vividas por meninas no mundo inteiro, buscando incentivar o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para estimular o “potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos”. 

A razão disso reside no fato de que a fase mais importante do desenvolvimento humano é a primeira infância, fase esta que se inicia ao nascer e que se estende até aos 6 anos de idade. 

Nesta etapa da vida (primeira infância), “o cérebro tem um enorme poder de aprendizado e está completamente aberto para absorver tudo o que nos cerca a fim de adquirir capacidades fundamentais para a construção e o aperfeiçoamento de habilidades futuras de maior complexidade.  

E mais, por serem meninas, também é sabido que a desigualdade de gênero tem um impacto mais forte sobre as mesmas, capaz de contribuir para o aumento da pobreza e da violência. E, isso é fato! No mundo inteiro, milhões de meninas são vítimas – desde a primeira infância - sofrendo todos os tipos de discriminação, abusos, violências e até casamento infantil forçado 

Embora, a Educação Escolar seja fundamental para todos, ela se torna muito mais importante para as meninas, tendo em vista que nem todas têm acesso e o direito a esta devido a desigualdade de gêneros. A Educação gera maiores oportunidades e o empoderamento feminino, seja por sua participação social ativa, pela luta por seus direitos e pela igualdade entre os gêneros, entre outros aspectos. 

“Por isso muitas nações não têm interesse

em estimular a educação, e vão além:

meninas são proibidas de ir à escola,

já que, informadas, serão estimuladas à liberdade sexual,

à diminuição da fertilidade, e menos chances de serem controladas,

seja pelo governo ou pela religião de seu país.”

 

Daí considerarmos o Dia Internacional da Menina com seriedade e com devido respeito se quisermos mudar este cenário no mundo! 

“ (...) quando se educa um menino, 

se educa uma pessoa,

e quando se educa uma menina, 

se educa uma nação.

 

Para saber mais, acesse AQUI o Relatório Situação Mundial das Meninas (2022)


Fontes de Consulta 

. Dia Internacional da Menina - Wikipedia 

. ‘Dia Internacional da Menina’: entenda por que essa data existe - Lunetas 

. Plan Internacional 

. RIBEIRO, Maria Augusta. Eduque uma Menina e Salve uma Nação - Belicosa

sábado, 1 de outubro de 2022

Mês de Outubro: Datas Comemorativas

11 de outubro: Dia do Deficiente Físico
Imagem capturada na Internet
Fonte: Blog Vivendo a Diferença

 

OUTUBRO 

 1º. Dia Internacional da Terceira Idade (Dia do Idoso)

       Dia do Vendedor

       Dia Nacional do Vereador

 

02. Dia do Anjo da Guarda

       Dia Internacional da Não Violência

 

03. Dia Mundial do Dentista

       Dia do Petróleo Brasileiro

       Dia Nacional das Abelhas

 

04. Dia da Natureza

        Dia do Barman

        Dia do Cão

        Dia do Poeta

        Dia Mundial dos Animais

 

05. Dia das Aves

        Dia Mundial do Professor

        Dia da Micro e da Pequena Empresa

 

06. Dia do Prefeito

        Dia Nacional do Doador de Medula Óssea

        Dia do Tecnólogo

        Dia Nacional do Circulista

 

07. Dia do Compositor

       Dia Mundial do Habitat

 

08. Dia do Nordestino

       Dia do Direito à Vida

       Dia do Asfaltador

 

09. Dia do Analista de Suporte

       Dia do Atletismo

       Dia Mundial dos Correios

       Dia do Açougueiro

 

10. Dia Mundial do Lions Clube

      Dia Mundial Contra Pena de Morte

      Dia do Empresário Brasileiro

      Dia Mundial da Saúde Mental 

      

11. Dia do Deficiente Físico

     Dia Internacional da Menina

     Dia do Teatro Municipal

 

12. Dia de Nossa Senhora da Aparecida do Norte

      (Padroeira do Brasil)

      Dia da Criança

      Dia do Engenheiro Agrônomo

      Dia do Mar

      Dia do Descobrimento da América (1492)

      Dia do Corretor de Seguros

      Dia Nacional da Leitura

 

13. Dia do Terapeuta Ocupacional

      Dia do Fisioterapeuta

      Dia Internacional para Redução de Desastres Naturais

 

14. Dia Nacional da Pecuária

 

15. Dia do Professor

      Dia do Normalista

      Dia Internacional da Mulher Rural

 

16. Dia Mundial da Alimentação

      Dia da Ciência e Tecnologia

      Dia do Anestesiologista

      Dia da Ciência e da Tecnologia

 

17. Dia Internacional para Erradicação da Pobreza

       Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

       Dia do Eletricista

       Dia do Profissional de Propaganda

 

18. Dia do Médico

      Dia do Estivador

      Dia do Securitário

      Dia do Pintor

 

19. Dia do Profissional da Informática

 

20. Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

       Dia do Arquivista

       Dia Internacional do Bicho Preguiça

       Dia Mundial da Estatística

       Dia do Poeta

 

21. Dia do Contato

      Dia Nacional do Economista Doméstico

 

22. Dia do Enólogo

       Dia do Paraquedista

       Dia do Protesto Mundial contra o Uso de Eletrochoque

       Dia Internacional da Atenção à Cegueira

       Dia Internacional do Radioamador

 

23. Dia da Aviação e do Aviador

      Dia da Força Aérea Brasileira

 

24. Dia da Organização das Nações Unidas (ONU)

 

25. Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher

       Dia da Democracia

       Dia do Dentista Brasileiro

       Dia do Sapateiro

       Dia Mundial da Pasta (Macarrão)

       Dia da Revolução Russa (1917)

       Dia Internacional das Artistas

 

26. Dia da Cruz Vermelha

       Dia do Trabalhador da Construção Civil

 

27. Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

 

28. Dia do Funcionário Público

 

29. Dia Nacional do Livro

       Dia do Cerimonialista

 

30. Dia do Balconista

       Dia do Comerciário

       Dia do Fisiculturista

 

31. Dia Mundial do Comissário de Voo

       Dia das Bruxas (Halloween)

       Dia da Reforma Luterana

       Dia Mundial das Cidades