quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Show Pirotécnico do Réveillon na Praia de Copacabana causa polêmica





Recados para Orkut
 

Imagem (Gif) capturada na Internet (Fonte: RecadosOnLine)

Em razão da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em junho de 2012, a Prefeitura do Rio de Janeiro planejou a queima de fogos, em Copacabana, neste Réveillon de forma a contemplar a questão ambiental e, assim, o referido evento internacional.
A intenção da Prefeitura do Rio de Janeiro é iniciar, à partir da queima de fogos no dia 31 de dezembro, à meia noite, a contagem regressiva para o Rio + 20.
Em razão disso, o show pirotécnico vai ser iniciado com fogos verdes sob a forma de cascata em alusão à natureza (vegetação, matas, florestas).
Mas, tanto o produto químico utilizado na produção do tom esverdeado quanto à associação do Réveillon ao evento internacional a ser realizado no próximo ano vêm causando muita polêmica, estando no cerne das discussões.
A substância química empregada nos fogos verdes é o nitrato de bário, que é considerado – entre todos os produtos químicos utilizados para efeito de coloração – o mais poluente. Vale ressaltar, aqui, que todos os fogos de artifícios são poluentes, no entanto, o nitrato de bário – em questão – é o mais nocivo de todos.
 Hoje, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em visita ao palco do Réveillon na Praia de Copacabana confirmou a relação dos efeitos especiais pretendidos no show pirotécnico da virada do ano com o evento Rio + 20 e justificou a estratégia com a premissa que a expressão sustentabilidade não requer ausência de poluição.
Além disso, o prefeito assegurou que os seus efeitos serão neutralizados com o plantio de árvores e, ainda, havendo o aumento do número de nitrato de bário por parte de Antônio Pedro Figueira de Mello e Abel Gomes, respectivamente Secretário de Turismo e cenógrafo responsáveis pela parte artística do evento, ambos serão incumbidos a plantar o dobro de árvores.
Controvérsias a parte, não resta dúvida que - há anos - o Réveillon na Praia de Copacabana ou em qualquer parte do mundo, onde haja show pirotécnico, ocorre poluição atmosférica, sonora e do solo (resíduos provenientes da combustão).  

Fontes de Consulta

O GLOBO ZONA SUL

O GLOBO RIO

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mudanças no Ranking das Maiores Economias do Mundo

 Imagem capturada na Internet (Fonte: Lei de M.E.R.F.)


A todo instante, as mídias destacam a elevação do Brasil no ranking das maiores economias do mundo. O Brasil superou o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), passando a ocupar a 6ª posição.
Esta mudança, segundo os especialistas da área econômica já era esperada mediante a crise que a Europa vem atravessando e o crescimento dos países emergentes (países subdesenvolvidos industrializados). E, em razão destes fatores, outras mudanças devem ocorrer nos próximos anos, fazendo com as novas posições (as atuais) também sejam alteradas.
Os países europeus vêm crescendo pouco em função, sobretudo, da crise econômica e financeira que estes estão passando (crise bancária de 2008). As previsões é que outros países europeus percam suas atuais posições em razão da situação vigente e as possíveis recessões a serem enfrentadas. A França, por exemplo, que ocupa – atualmente – a 5ª posição, em função da crise e a recessão econômica, deve cair - em 2020 - para a  9ª colocação. 
Os países emergentes, por sua vez, vêm mantendo um crescimento econômico. Entre os países-membros do G5 (grupo dos cinco líderes dos países emergentes), que são o Brasil, China, Índia, México e África do Sul, os três primeiros figuram entre as dez maiores economias, sendo a China, a segunda maior economia (só perdendo para os EUA) e a Índia posicionada na 10ª colocação, além do Brasil na 6ª posição.  
De acordo com os economistas, a crise por qual perpassa o continente europeu deve limitar a capacidade de crescimento dos países, o que possibilitará a projeção dos países emergentes, que vêm mantendo um ritmo de crescimento capaz de corresponder a estas previsões. Sendo assim, a Índia deve superar o Brasil no ranking e ocupar a 5ª posição, mas o nosso país deverá manter-se na atual colocação (6ª posição), uma vez que diante da crise europeia e os sérios riscos de uma recessão econômica, ele deverá ultrapassar a França.
A Rússia, país-membro da BRICS (países com maior destaque na área econômica, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deve sair da 9ª e ocupar a 4ª posição em 2020, superando – inclusive – o nosso país.
Torna-se importante ressaltar, aqui, que estes dados refletem o crescimento econômico dos países baseado no PIB nacional, isto é, a soma do valor de todos os serviços e bens produzidos no país. E, por isso, crescimento econômico não deve ser confundido com desenvolvimento, uma vez que este último reflete um incremento, sobretudo, na esfera social , em qualidade de vida (educação, saúde, habitação, transporte, limpeza urbana, segurança pública, redução da pobreza e da má distribuição de renda etc.).
Segundo o Centro de Pesquisa para Economia e Negócios, publicado no Jornal O Globo (27/12/2011, pag. 17 – Seção Economia), o ranking atual (2011) e o previsto para o ano de 2020 são, respectivamente:

2011

1º EUA
2º China
3º Japão
4º Alemanha
5º França
6º Brasil
7º Reino Unido
8º Itália
9º Rússia
10º Índia


2020

1º EUA
2º China
3º Japão
4º Rússia
5º Índia
6º Brasil
7º Alemanha
8º Reino Unido
9º França
10º Itália


Fontes de Consulta

. Administratores.com.br

. Jornal O Globo (27/12/2011, Seção Economia, pag. 17)

. Miriam Leitão.com

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Colégio Estadual José Marti: Projeto ABC do AVC (Turma 3001)

AVC - Imagem capturada na Internet (Fonte: Acidente Vascular Cerebral)

Conforme havia prometido a alguns alunos e não fiz antes devido a falta de tempo de postar, a apresentação do Projeto da Turma 3001 do Colégio Estadual José Marti (noturno), intitulado o ABC do AVC, não foi realizada como havíamos planejado.
Vale ressaltar, aqui, que o título do Projeto não foi definido por nós. Ele foi apresentado a mim já com este título.
Embora, a ideia inicial fosse pautada em uma apresentação oral dos grupos, em sala separada, com a participação dos alunos da Unidade Escolar, a nova data não tirou a satisfação de nehum deles em termos de “dever cumprido” com sucesso. O trabalho foi apresentado no mesmo dia do PAP4, realizado no dia 14 de dezembro de 2011 (4ª feira).
Só um grupo não apresentou o seu produto final e este era imprescindível para a sua apresentação, mas de uma maneira geral, todos os alunos que participaram e se envolveram nas atividades pertinentes a este merecem ser destacados.
O PAP4 foi intitulado em "Projeto 174" em referência à Portaria nº 174, de 26 de agosto do ano em curso, que estabelece normas de avaliação do desempenho escolar. De qualquer forma, o Projeto do AVC foi mais um instrumento avaliativo para a referida turma. Todos os grupos que cumpriram com a tarefa determinada e apresentaram um produto final estão de parabéns.
Os grupos foram articulados de acordo com as seguintes etapas:
- Pesquisa sobre o AVC (definição, tipos de AVC, sintomas, fatores de risco, complicações da doença e prevenção); 
- Levantamento diagnóstico com os alunos do Colégio ( acerca dos conhecimentos prévios e hábitos dos alunos);
Análise dos dados coletados;
- Elaboração dos produtos finais.
Os produtos finais foram definidos de acordo com as análises realizadas e os resultados obtidos:
- Cartazes explicativos e ilustrativos tanto em termos da doença em si (tipos de AVC, os sintomas, suas complicações e fatores de riscos) quanto em termos de prevenções (ações preventivas);
- Gráficos com o resultado do levantamento diagnóstico;
- Folder explicativo (a ser distribuído aos alunos e visitantes).
Este último produto não foi apresentado pelo grupo responsável por sua elaboração e confecção. Embora, o mesmo fosse imprescindível para o sucesso do Projeto, tal situação não chegou a comprometer os trabalhos dos demais e, muito menos, a sua apresentação na data remarcada.
Todos os grupos tiveram a minha orientação e acompanhamento, inclusive, com as devidas correções e adequações.

. Levantamento Diagnóstico



 Maiores Detalhes...

ABC do AVC                                          TURMA: _______

1. Sexo:  (a) Masculino            (b) Feminino

2. Idade:  (a) Menor de 18 anos        (b) Entre 18 e 29 anos
                  (c) Entre 30 e 39 anos      (d) Entre 40 e 50 anos
                            (e) Acima de 50 anos

3. Seu estado civil:  (a) Solteiro (a)            (b) Casado (a)    
                                  (c) Divorciado (a)        (d) Viúvo (a)

4. Você trabalha?       (a) Sim            (b) Não

5. Quantas horas você dorme por dia?
(a) Menos de 6 horas                      (b) De 6 horas a 8 horas
(c) De 8 horas a 10 horas               (d) Mais de 10 horas

6. Você pratica alguma atividade física ou esporte?
(a) Sim                        (b) Não

7. Qual? (a) Caminhada      (b) Natação        (c) Musculação
(d) Ginástica          (e) Hidroginástica            (f) Futebol 
(g) Outro: _______________________________

8. Com qual frequência?
(a) Diária    (b) 3 vezes por semana   (c) Nos finais de semana

9. Você fuma?  (a) Sim                        (b) Não

10. Quantos cigarros você fuma por dia?   
(a) Fumo menos de 1 maço           (b)  Fumo 1 maço
(c) Fumo 2 maços                            (d)  Fumo 3  maços a mais

11. Quanto ao seu peso, você se considera:
(a) No peso ideal                      (b) Abaixo do peso ideal
(c) Acima do peso ideal         (d) Não tenho ideia
 
12. Enfermidade  que você tem, já diagnosticada por um médico:
(a) Diabetes                     (b) Hipertensão          (c) Colesterol Alto  
(d) Mal de Parkinson     (e) Obesidade              (f) Doença cardíaca
(g) Outras: __________________________________

13. Você vai ao médico com qual frequência?
(a) Anualmente    (b) Semestralmente    (c) Mensalmente   (d) Nunca vou

14. Você sabe o que é o AVC?        (a) Sim          (b) Não

15. Ele é conhecido popularmente como:
(a) Esclerose             (b) Derrame            (c) Hipertensão 

15. Você conhece alguém que já sofreu AVC? (a) Sim    (b) Não 

16. Quem?     (a) Pai         (b) Mãe         (c) Irmão ou irmã 
(d) Parente próximo        (e) Amigo      (f) Vizinho



Gráficos do Diagnóstico das Turmas...








Imagens do PAP4



Nota: Não foi tirada a foto do grupo do levantamento diagnóstico, pois no momento do registro, nem todos estavam presentes na sala de aula. 

II Campanha da Solidariedade de 2011: Entrega dos Donativos

A II Campanha da Solidariedade do ano de 2011 e a segunda sob a responsabilidade da Turma 1601 foi, de certa forma, muito atribulada. Não por falta de desempenho dos alunos da referida turma e nem de minha parte, mas tudo deu errado.

Tivemos problemas com a máquina digital no momento de registrar as etapas concernentes a esta segunda edição; tivemos que alterar a data da entrega em razão de sérios problemas que sugiram na escola; alguns carros que já haviam sido disponibilizados para fazer a entrega foram cancelados, o que me obrigou a fazer as entregas às duas Instituições em dias diferentes e, por este mesmo motivo, tive que dispensar três alunas que também fariam a entrega (transferindo-as para o dia seguinte) e as chuvas que castigaram o Rio de Janeiro, justamente, no segundo dia da entrega.

Mas, apesar disso tudo, o resultado da II Campanha da Solidariedade 2011 foi ótimo e superou as nossas expectativas.

Devo destacar, mais uma vez, o sentimento solidário dos diferentes membros de nossa comunidade interna e, também, da comunidade externa. Esta segunda Campanha assinalou a participação efetiva de todos os membros da Comunidade Escolar. Foi muito bom ser chamada na cozinha da escola para receber os donativos de algumas merendeiras ou ser procurada por um professor que se desculpou por não ter contribuído nesta edição (mas com ressalvas de sua participação efetiva na edição anterior, de julho).

Estou devendo, inclusive, cartas de agradecimentos a duas famílias que ajudaram muito na Campanha, sendo uma diretamente da nossa Comunidade Escolar (o esposo de uma professora) e a outra, externa, mas também ligada a outra professora do II Segmento.

Alguns acertos serão necessários para o próximo ano. Erramos na escolha da data, pois dezembro é um mês um tanto atribulado nas escolas. Não conseguimos realizar uma reunião para avaliarmos as etapas e os resultados obtidos nesta II Campanha e, muito menos, os erros e acertos de nossas ações. Como a turma vai continuar comigo no ano que vem – esta é uma das condições da continuidade do projeto - a referida reunião deverá ser realizada no início do ano letivo de 2012.

Devo agradecer, também, às professoras Andréa Paiva e Sandra Borges pela cessão do espaço de suas respectivas salas de aula para o acondicionamento dos donativos arrecadados.

Como é de conhecimento de nossa Comunidade Escolar, esta II Campanha de Solidariedade contou, também, com as contribuições feitas sob a forma de tarefa da Gincana Escolar ocorrida no mês de outubro. Por isso, além dos gêneros alimentícios comuns (gelatina e leite em pó), tivemos outros produtos do mesmo gênero (açúcar, fubá, arroz, feijão, farinha de trigo etc.), como também material de limpeza e de higiene.

Além destes, nós compramos brinquedos novos e tanto a minha filha quanto à aluna Thalia Rodrigues da Silva contribuíram com brinquedos usados, mas em perfeitas condições de uso.

O dia da entrega dos donativos foi agendado para o dia 15 de dezembro, sendo acertado que os mesmos seriam transportados em 4 carros, compostos por professores e alunos da turma 1601. No entanto, somente dois carros puderam ser confirmados no dia 15 do mês em curso.
Diante do quantitativo arrecadado e o número de alunos selecionados para compor a equipe presencial, tivemos que fazer a entrega apenas a uma das Instituições beneficiadas, deixando a outra para o dia seguinte e, infelizmente, tivemos que suspender a ida de alguns alunos, transferindo-os para o outro dia.
Não houve sorteio, pois três alunas chegaram atrasadas, na hora em que estavamos nos preparando para sair e, em razão disso, elas mesmos ficaram para o dia subsequente.   
Sendo assim, no dia 15 de dezembro do ano em curso, a primeira Instituição beneficiada a receber os donativos foi à Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo  e, no dia seguinte, foi à vez do Hospital Mário Kroeff.
Vale ressaltar aqui que, no dia 16 de dezembro, além do Hospital Mário Kroeff, nós retornamos à Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo para entregar o restante dos donativos destinados a esta, assim como os Ofícios da escola referente à Entrega das doações.

Foram dois documentos, pois o primeiro havia sido deixado na Unidade Escolar e o outro foi em relação aos donativos que ficaram na escola (separados em caixas no Auditório).

Neste dia, as alunas que foram selecionadas para fazer a entrega, devido aos problemas referentes à redução de carros, não vieram, pois choveu muito no Rio de Janeiro.

Diante da ausência delas e da quantidade de donativos a ser entregues (Hospital e Casa de Apoio), eu e a Prof.ª Sueli Vieira decidimos levar todos os donativos de uma vez só no carro desta última. Ela abaixou o banco detrás e, com isso, conseguimos fazer a entrega de uma vez só, sem termos a necessidade de voltar à escola para pegar o restante das doações. Chovia muito, neste dia. Primeiro fomos à Casa de Apoio e, depois, no Hospital.

Graças a Deus, tudo deu certo!

Os endereços das Instituições são:

. Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo
Estrada do Colégio, nº. 1185, Irajá, Rio de Janeiro (RJ).

. Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos - Hospital Mário Kroeff
Rua Magé, nº. 326, Penha, Rio de Janeiro (RJ)

Após a triagem e o descarte dos produtos fora da validade e/ou com embalagem violadas, ao final desta segunda edição da Campanha de Solidariedade de 2011 e mais as contribuições da Gincana Escolar, conseguimos arrecadar:



1575 unidades de Gelatinas em Pó;
246 Sacos e/ou Latas de Leite em Pó (400 gr.);
11 Sacos de Leite em Pó (200 gr.);
81 Sacos de Açúcar (1 Kg);
12 Achocolatados e Nescau;
27 Sacos de Fubá (1 Kg)
17 Sacos de Arroz (1 Kg)
12 Sacos de Feijão preto (1 Kg);
01 Tempero;
01 Saco de Farinha de Trigo (1 kg);
02 Caixas de Leite;
01 Lata de Salsicha Viena;
01 Óleo de Soja;
02 Pacotes de Espaguete;
07 Saquinhos de Refresco em Pó;
131 Cremes Dentais;
165 Rolos de Papel Higiênico;
55 Detergentes;
217 Sabonetes;
25 pacotes de Fraldas (tamanhos variados P, M e G);
02 Multi-Uso;
02 Unidades de Sabão em Pedra;
01 Esponja;
03 Pacotes de Bombril;
Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).



A distribuição entre as Instituições beneficiadas foi feita da seguinte maneira:

. Hospital Mário Kroeff

-  853 unidades de gelatina em pó;
- 123 sacos e/ou latas de leite em pó (400 gr);
- 05 sacos de leite em pó (200 gr);
- 38 Sacos de Açúcar (1 Kg);
- 12 Sacos de Fubá (1 Kg)
- 05 Sacos de Arroz (1 Kg)
- 06 Sacos de Feijão preto (1 Kg);
- 63 Cremes Dentais;
- 76 Rolos de Papel Higiênico;
- 26 Detergentes;
- 100 Sabonetes;
- 11 pacotes de Fraldas (tamanhos variados P, M e G);
- Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).


Casa de Apoio

- 722 unidades de Gelatinas em Pó;
- 123 Sacos e/ou Latas de Leite em Pó (400 gr.);
- 06 Sacos de Leite em Pó (200 gr.);
- 02 Caixas de Leite;
- 43 Sacos de Açúcar (1 Kg);
- 12 Achocolatados e Nescau;
- 15 Sacos de Fubá (1 Kg)
- 12 Sacos de Arroz (1 Kg)
- 06 Sacos de Feijão preto (1 Kg);
- 01 Tempero;
- 01 Saco de Farinha de Trigo (1 kg);
- 01 Lata de Salsicha Viena;
- 01 Óleo de Soja;
- 02 Pacotes de Espaguete;
- 07 Saquinhos de Refresco em Pó;
- 68 Cremes Dentais;
- 89 Rolos de Papel Higiênico;
- 29 Detergentes;
- 117 Sabonetes;
- 14 pacotes de Fraldas (tamanhos variados P, M e G);
- 02 Multi-Uso;
- 02 Unidades de Sabão em Pedra;
- 01 Esponja;
- 03 Pacotes de Bombril;
- Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).

 Brinquedos novos e usados

Destino: Hospital Mário Kroeff e Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo


Da esquerda para a direita, os alunos Pedro Henrique, Juliana Barros e Marlley do Carmo










Casa de Apoio à Criança com Câncer - São Vicente de Paulo

Dia da Entrega: 15/12/2011




Da esquerda para a direita, eu (Marli), Sabrina Rabello, Beatriz Figueira, Juliana Barros, Pedro Henrique, Brandon Gabriel, Prof Sueli Vieira e Bruno dos Santos 





 Os alunos e a nossa Diretora, Prof  Angela Maria Gaetta








Restante das doações à Casa de Apoio

Dia da entrega: 16/12/2011



Hospital Mário Kroeff

Dia da entrega: 16/12/2011






 Professora Sueli Vieira e o funcionário Fernando Neves


 Eu e Sueli Citrangolo (Superintendente de Captação de Recursos)


Eu e o funcionário Lucas, sempre atencioso no momento de nos receber