Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho)
tomei ciência dos 5S (cinco sensos). Ignorância minha, talvez, mas realmente
eu nunca havia escutado falar. Não vou mentir!
Foi hoje, à noite, no Colégio Estadual José Marti, quando a
diretora, Profª Lúcia de Jesus Duarte, falou a respeito da culminância do projeto sobre os 5S.
Eu desconhecia e cheguei a comentar com uma professora,
amiga minha, se não eram os 4R (Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar), mas não, são os 5S e a Diretora me
mostrou no computador do que se tratava.
Chegando em casa, fui pesquisar...
Os 5S tem por base o uso dos cinco sensos (utilização, ordenação,
limpeza, saúde e autodisciplina) na preservação do meio ambiente e,
consequentemente, na melhoria da qualidade de vida.
Tal como os 4 R, estes
devem ensinado, aprimorado e praticado por todos, seja em sua vida social ou no
ambiente de trabalho.
Os 5S não são recentes, como eu imaginei. A expressão surgiu
no Japão no início da década de 50 do Século passado (Sec. XX), sendo divulgado
no Brasil, em 1980.
Utilizada, originalmente, nas
indústrias, seus principais papéis se baseavam em: liberar áreas, evitar
desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização
de recursos disponíveis.
No Brasil, sua tradução foi focada para atender qualquer
pessoa e seus títulos são semelhantes aos princípios da vida.
A sigla é formada pelas iniciais das seguintes palavras
japonesas:
Seiri/Senso de Utilização
Seiton/Senso de Ordenação
Seisou/Senso de Limpeza
Seiketsu/Senso de Saúde
Shitsuke/Senso de Autodisciplina
A tradução adotada em nosso país ganhou maior adesão por não
utilizar expressões exclusivas do meio empresarial, graças ao trabalho feito
pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), em empresas e escolas, a partir da década de 90.
De acordo com o site
Viver 5S, os sensos devem ser trabalhados nas escolas e nas empresas da seguinte forma
(transcrição na íntegra do referido site):
. Senso de Utilização: Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é. Destinar cada coisa para onde possa ser útil.
. Senso de Ordenação: Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa.
. Senso de Limpeza: É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir.
. Senso de Saúde: Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
. Senso de Autodisciplina: Autogestão, cada um se cuidando, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoas sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável.