quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Divulgado o Resultado da Redação: Processo Seletivo à 1ª Série do Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro

O Resultado da Redação (parte discursiva) do Processo Seletivo para o Ingresso à 1ª Série do Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro já se encontra disponível na página da CEPERJ, embora no novo cronograma o horário constasse às 16 h. 

Quem quiser acessar, clique AQUI!

domingo, 27 de novembro de 2011

Resultado Final da Prova Objetiva para o Ingresso à 1ª Série do Ensino Médio Integrado - SEE/RJ



Já saiu o Resultado Final das Provas Objetivas (Português e Matemática) do Processo Seletivo para o Ingresso à 1ª Série do Ensino Médio Integrado da Rede Estadual de Educação (RJ).

O resultado preliminar da redação foi adiada para o dia 30 de novembro. Já o resultado final da Redação e da Classificação Final do respectivo Processo Seletivo será divulgado no dia 06 de dezembro.

O período de matrícula dos alunos vai de 07 a 09 de dezembro nas respectivas Unidades Escolares conferidas. 

Para acessar a listagem nominal (em ordem alfabética) com o Resultado da Final da Prova Objetiva, acesse a página da Fundação CEPERJ,  AQUI!

Eleição para Direção na Rede Municipal de Ensino - Rio de Janeiro/2011 e Resultado Final

Escola Municipal Dilermando Cruz



No dia 23, 24, 25 e 26 deste mês houve eleição para a escolha da nova Direção da E.M. Dilermando Cruz.

Eu desconheço o percentual de votantes, mas toda a Comunidade Escolar deveria participar, sendo que em termos de alunos somente do 6º ao 9º Ano, além dos professores, responsáveis e funcionários.

A atual Direção, sob a gestão das professoras Angela Maria do Nascimento Gaeta (Diretora Geral) e Nanci Soares (Diretora Adjunta), está encerrando suas atividades na área da Educação, uma vez qua ambas estão em processo de aposentadoria.   

Para o referido processo eleitoral, a escola apresentou apenas uma Chapa (Chapa Única), da qual fazem parte as professoras Márcia Ruggi e Anna Paula Gomes. 

Todos nós a conhecemos bem. A professora Márica Ruggi, além de ser professora de Artes, foi Coordenadora Pedagógica até o início deste ano, enquanto a Professora Anna Paula, além de ser professora de Educação Infantil é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica da escola.

Eu, particularmente, apoiava esta chapa, pois as conheço muito bem e sei do trabalho de cada uma. E, inclusive, aposto na postura e atitude da Profª Márcia Ruggi, candidata à Diretora Geral, para manter o perfil da escola e o trabalho desenvolvido em prol da sua comunidade interna, tal como a escola se configura como estabelecimento de ensino de referência no bairro e adjacências. 

A Profª Anna Paula sempre nos ajudou durante à entrega dos donativos da Campanha de Solidariedade, nos levando de carro - sobretudo - ao Hospital Mário Kroeff, na Penha Circular.

De acordo com a notícia recebida, via e-mail, a Chapa das referidas professoras, intitulada de Perseverança, VENCEU, tal como era esperado pela grande maioria da Comunidade Escolar.

Eu não posso assegurar a porcentagem obtida nas únicas opções da cédula, ou seja, SIM ou NÃO para a Chapa Perseverança... Mas, foi voto vencido para o SIM, isto é, para o trabalho delas frente à Gestão Escolar.

Parabéns às Professoras Márcia Ruggi e Anna Paula!

25 de Novembro: Culminância do Projeto do Anjo Protetor



Dinâmica do Anjo Protetor - Imagem capturada na Internet (Fonte: Anjos de Luz)

Sexta feira (25/11) foi um dia muito especial e de emocionar qualquer um. Pode parecer exagero meu, mas não é, de jeito nenhum!

Muitas lágrimas, gestos de afetividade, de amizade, reconciliações, surpresas felizes e até inesperadas... Estou me referindo ao intervalo do recreio nos dois turnos da E. M. Dilermando Cruz, os quais foram marcados pela culminância do Projeto do Anjo Protetor.

Projeto este pertinente a uma das propostas pedagógicas que selecionamos para trabalhar com valores humanos e a temática Bullying com os alunos (eu e as professoras Sandra Amadeu e Sueli Vieira).

Pois bem, conforme eu havia divulgado às turmas e através de avisos fixados nas paredes da referida Unidade Escolar, o intervalo do recreio e o pátio interno da escola seriam, respectivamente, o momento e o local da revelação.

O único diferencial que eu pude oferecer aos Anjos e aos seus respectivos Protegidos foi o fundo musical, justamente, para mexer mais ainda com o emocional da “galera”. E, como era de se esperar, deu certo!

O 2º Turno que teve uma menor participação nesta relação angelical, em comparação com o 1º Turno, foi igualmente emocionante. E, mais, o grupo se mobilizou numa integração maior, envolvendo outros alunos, inclusive, que não faziam parte nem como Anjo e nem como Protegido. Foi muito legal.

Em ambos os turnos tivemos a revelação do Anjo de um Protegido só; Anjo de vários Protegidos; Anjo de um, mas também Protegido de outro Anjo... Para alguns foi surpresa, para outros somente a confirmação de suas suspeitas...

Muitos choraram no momento da revelação, mas houve quem chorasse porque o seu Protegido faltou ou porque o seu Anjo não se revelou no momento. O motivo pode ter sido a ausência na escola, neste dia, conforme constatei no caso de alguns alunos. Alguns Anjos se mostraram tímidos, mas eu os convenci de ir até os seus respectivos Protegidos. Mas, só tenho noção daqueles que me procuraram alegando estarem com vergonha.

Houve - ainda - quem exibisse um papel escrito cobrando a manifestação do seu Anjo...

Houve um momento mais especial que foi o da reconciliação... Relação entre Anjo x Protegido iniciada pela cumplicidade de amizade e o desejo de levantar o astral do outro, mas que durante o processo foi interrompido por desavenças pessoais.

Eu intervi e ambos se reconciliaram, revelando o compromisso firmado anteriormente  e que, para a felicidade dos dois, conseguiu superar a desarmonia que havia se instalado entre eles. Foi muito bonito.

Fui muito cobrada para que a mesma Dinâmica tenha continuidade no ano que vem. Ah, eu também espero! Por mim, tudo bem! Já temos este compromisso para o ano de 2012.

Outro fato que me chamou muito a atenção foi a fala de alguns alunos, em ambos os turnos, de que se soubesse que seria assim, também, participaria. Mas, somente aqueles que foram movidos pela emoção de ser Protetor de alguém, movidos pela compaixão e altruísmo, abraçou a ideia e nem questionou se valeria a pena ou não.

Este foi o verdadeiro objetivo do Projeto. Os resultados apareceram: alunos, na condição de protegidos, tornaram-se mais confiantes em si, apresentaram aumento de sua autoestima, ficaram mais sociáveis etc. 

Gostei muito, pois esta experiência foi de outra escola em que trabalhei – E.E. Assis Chateaubriand (Cidade dos Meninos, Duque de Caxias) – sob a coordenação de um grupo de professores, mas que eu não pude vivenciar a culminância da mesma, pois fui remanejada para outra Unidade Escolar por Amparo Especial (devido aos cuidados com a minha mãe).

Vejamos alguns registros da relação Anjo X Protegido e do momento da Revelação (1º e 2º Turnos)...


1º Turno







































































































 2º Turno





















Final da II Campanha da Solidariedade 2011

Logotipo da Campanha da Solidariedade


Conforme já havia mencionado em postagem anterior, o Dia D da II Campanha da Solidariedade 2011 foi transferido para o dia 24/11 (5ª feira) devido às chuvas fortes e o primeiro dia de votação para a escolha da nova Direção da E.M. Dilermando Cruz.

No entanto, ontem (6ª feira) continuamos com a ação no período da tarde em razão dos pedidos de alguns alunos e professores que esqueceram os donativos no dia específico da coleta.

As contribuições que recebemos, nestes dois dias, somam mais de 520 gelatinas, pois algumas foram guardadas para depois encaixotá-las para as duas Instituições beneficiadas. E quanto ao leite foram 54 unidades.

Ontem demos por encerrada a Campanha da Solidariedade do ano 2011. O resultado total das doações será divulgado semana que vem, pois alguns professores pediram para entregar depois.

Mais uma vez devo destacar os alunos da Turma 1601, que se mobilizaram e se esforçaram para que as duas Campanhas deste ano fossem um sucesso.

Aproveito a ocasião para agradecer – neste espaço – a contribuição especial da ex-aluna Raquel (da antiga turma responsável pelo projeto), que veio ontem trazer a sua contribuição para a Campanha, mesmo não fazendo mais parte do quadro de discente da escola.

Bonito gesto de solidariedade. Ela sempre teve esta atitude durante a sua participação como voluntária no projeto e em outras Campanhas voltadas para arrecadação de donativos.

Também agradecemos à família Cuba, amiga da Profª Sandra Amadeu (História), que doou 108 gelatinas em pó, mesmo não conhecendo a nossa Unidade Escolar. É a ação solidária movendo toda uma rede de amigos, parentes e/ou vizinhos em prol daqueles que mais precisam.  


Dia 24/11 (1º Turno)







2º Turno (Tarde)












Equipe da triagem e contagem









Dia 25/11 (2º Turno)