terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

E.M. Dilermando Cruz: Trabalho Escolar do 1◦ Bimestre


Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


Dando continuidade ao Trabalho Escolar do 1◦ Bimestre e, tal como já expliquei em sala de aula e na postagem anterior, os alunos das quatro turmas da E.M. Dilermando Cruz (Bonsucesso, Rio de Janeiro) – Turmas 1701, 1703, 1901 e 1903 - realizarão um levantamento biográfico de personalidades femininas de diferentes áreas de atuação (política, artes cênicas, literatura, artes plásticas, cantoras, economistas etc.), assim como as de destaque na história do nosso país.
 
A escolha das personalidades femininas será feita, essa semana, por sorteio, hoje, quando deverei receber os nomes das duplas de cada turma, já que este tipo de trabalho será realizado por dois alunos. Não vai ser individual, pois alguns alunos podem não ter PC doméstico.
 
Vale ressaltar ainda que, cada Ano do Segundo Segmento do Ensino Fundamental abrangerá categoria de mulheres de nacionalidades distintas, isto é, o 7◦ Ano pesquisará sobre a vida de mulheres brasileiras, enquanto as turmas do 9◦ Ano realizarão levantamento sobre mulheres estrangeiras.
 
Para esse tipo de trabalho, o uso do computador e, sobretudo, da Internet se mostram necessários, tendo em vista a riqueza de informações, de dados mais atualizados, da agilidade no tempo e da captura de imagens.
 
Todos os itens, abaixo, deverão ser levados em consideração em conjunto para efeito de avaliação final da dupla:

- Apresentação estética do trabalho (qualidade, sem rasuras, amassado, sem manchas etc.);

- Apresentação gráfica quanto ao padrão de digitação (Fonte, tamanho da letra, espaçamento entre linhas e disposição da imagem);

- Texto-Resumo;

- Erros de gramática e/ou de efeito de digitação;

- Cumprimento do prazo de entrega.
 
Vale ressaltar que no resumo deve constar dados pessoais da mulher selecionada, como nome completo, data de nascimento e de falecimento, naturalidade (cidade onde nasceu0, nomes dos pais e, uma síntese de sua vida, desde a infância até a fase adulta, o que ela fez e contribuiu para a sociedade. Se ela tiver obras publicadas, como no caso de uma escritora, não precisa relacionar todas, basta destacar as principais e eventuais premiações recebidas.
 
Atenção, não se esqueçam que resumo NÃO é transcrição do texto na íntegrae nemrecortes de trechos de textos colados”!
 
O trabalho é em dupla e os dois devem trabalhar para alcançar a nota máxima, sem correr os riscos de perder pontos por equívocos cometidos na hora da pesquisa e do resumo.
 
Orientações quanto à digitação:
 
. Folha de Papel A4 (uma a duas, no máximo)
. Margens (superior, inferior, direita e esquerda): 2,0 cm
. Espaçamento Entrelinhas: 1,5 cm
. Fonte: Geórgia
. Tamanho da letra: 12
Para facilitar a pesquisa (biografias), estou indicando os seguintes endereços, mas a Internet tem várias outras opções:

1. Biografias_UOL Educação



 
 

Observem o modelo de trabalho abaixo.

Trabalhos Escolares do 1◦ Bimestre

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay
 
Como é o habitual, anualmente, para efeito de temática a ser abordada no 1◦ Bimestre - em termos de trabalhos escolares - a “Mulher” vai ser o objeto de estudo. Isso se dá em função da importância do tema acerca do papel e situação da mulher na sociedade e no mercado de trabalho, assim como em termos das duas datas comemorativas neste período bimestral, ou seja, o Dia Internacional da Mulher (08 de março) e o Dia Nacional da Mulher (30 de abril).
 
E sob este mesmo contexto, vamos trabalhar também a questão da Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Lei nº 11.340), mais conhecida como Lei Maria da Penha.
 
Em função do cumprimento deste instrumento de avaliação, no ano passado, ter sido só realizado pelos alunos da rede municipal em virtude da greve dos professores estaduais, as turmas de cada Unidade Escolar terão abordagens distintas sobre o tema.
 
Melhor explicando...
 
As turmas do Segundo Segmento do Ensino Fundamental realizarão um levantamento biográfico de personalidades femininas (brasileiras e estrangeiras) de diferentes áreas de atuação (política, artes cênicas, literatura, artes plásticas, cantoras, economistas etc.), assim como as de destaque na história do nosso país.
 
No ano passado, as minhas turmas realizaram Entrevistas com mulheres e as mesmas foram expostas na escola.
 
As turmas do Ensino Médio, por sua vez, como não tiveram esse tipo de trabalho em consequência da greve dos professores estaduais, no ano passado, irão realizar Entrevistas com mulheres ativas no mercado de trabalho, preferencialmente, da carreira pretendida por um ou mais membros do Grupo.
 
Na intenção de detalhar cada uma das propostas de abordagem do tema, vou publicar – de forma separada – as orientações específicas para cada Unidade Escolar, isto é, para a E.M. Dilermando Cruz e para o  C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese.
 
Mãos a obra e boa sorte!
 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Fim do Horário de Verão 2016-2017

 
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Para alívio de muita gente e descontentamento de outras, o Horário de Verão acabou à 0 h de hoje (19/02), tal como é previsto pela lei que estabeleceu a medida e o seu prazo de vigência, desde de 16 de outubro de 2016.
Sendo assim, os estados que fazem parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (além do Distrito Federal) tiveram que atrasar os seus relógios em uma hora, ou seja, o dia 18 de fevereiro (ontem) para essas regiões foi mais longo.
Como a maioria sabe que o objetivo principal desta medida (Horário de Verão) é reduzir o gasto de energia nos horários de maior pico de consumo, quando as pessoas retornam para suas respectivas residências ao final da tarde e início da noite, após um dia de trabalho ou de estudos, por exemplo, a fim de que a luz solar – ainda existente (por conta do atraso do relógio) – possa ser melhor aproveitada.
De acordo com o Portal do G1, o balanço geral da economia de energia obtida durante esse período do Horário de Verão de 2016/2017 só deve ser divulgado na próxima semana. Mas, o Ministério de Minas e Energia estima que durante esse período tenha sido mantido a taxa média de redução do consumo - no horário de maior pico - em 4,5%, diminuindo em 0,5% o consumo geral de energia.
De acordo com o mesmo, embora esse índice possa parecer muito baixo, ela é suficiente para atender, por exemplo, Brasília, que é uma cidade com cerca de 2,8 milhões de habitantes.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Normas Básicas de Apresentação de Trabalhos Escolares

Imagem capturada na Internet 
Fonte: Pixabay

Apesar de já ter publicado sobre Trabalhos Escolares, neste espaço, estou refazendo a mesma, pois já faz bastante tempo (2009) e, também, porque reuni algumas imagens de capas de trabalho e de cartazes na intenção de mostrar - de forma bem mais clara - de como deve ser organizado e elaborado a parte de apresentação dos mesmos. 

A princípio, as normas - aqui descritas - servirão para orientar, facilitar e padronizar a apresentação dos trabalhos escolares dos alunos. No entanto, devo ressaltar que, mediante o nível de escolaridade em foco (Ensino Fundamental e Médio), as regras – aqui disponibilizadas – são básicas, ou seja, não seguem rigorosamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mas, atendem aos meus objetivos e aqueles que primam por um trabalho mais organizado.

Dependendo do tipo e da exigência do trabalho, o trabalho de pesquisa poderá ser apresentado sob a forma de seminário (apresentação oral com uso de outros materiais e/ou recursos didáticos), cartaz (cartolina) ou, ainda, resumo (manuscrito ou digitado).

. SEMINÁRIO
Consiste em uma apresentação oral do assunto pesquisado diante da turma e do professor, podendo ser individual (um aluno) ou em grupo. Durante o seminário, o aluno ou outros membros do grupo poderão utilizar diferentes materiais e/ou recursos a fim de enriquecer e facilitar a sua apresentação, contribuindo para a compreensão dos demais colegas da turma.

Entre esses materiais e/ou recursos, têm-se o uso do quadro branco (desenhos ou copiar um esquema no quadro), cartaz, apresentação em Power Point, mapas, tabelas, documentários, entre outros.

Mas, vale ressaltar, aqui, que é importante que sua pesquisa seja rica e aprofundada, baseada em diversas fontes bibliográficas, capaz de lhe garantir um domínio seguro em relação ao tema a ser abordado. Tendo em vista que a sua apresentação não deve ser apoiada em leitura de resumos, rascunhos ou de cartaz. Melhor dizendo, não se deve ler durante o Seminário.

É comum que muitos alunos fiquem nervosos e se atrapalhem, na hora de apresentar o seminário, gaguejando ou esquecendo trechos de sua fala. Nestes casos, o aluno poderá contar com um esquema contendo o resumo das informações para se apoiar (no quadro branco ou até mesmo em uma anotação em papel). Mas, só em caso de falhas na apresentação a fim de não comprometer a qualidade do mesmo, a respectiva compreensão do assunto e em prejuízo a sua nota.

Outra recomendação importante, na hora da apresentação, evitar brincadeiras, discussões entre os membros do grupo, o uso excessivo de gírias e, também, de acessórios inadequados à sala de aula, como boné

A postura do aluno e dos demais, no caso de grupo, é um fator relevante na hora de se avaliar a apresentação do Seminário.

Eu, particularmente, solicito aos Grupos que elaborem e imprimam (ou reprodução em xérox) um texto resumido do tema tratado e entregue a cada aluno da turma.   




Imagens do meu acervo particular

. CARTAZ (CARTOLINA OU PAPEL 40 Kg)
Quando o trabalho é apresentado sob a forma de cartaz, a ser exposto e fixado na parede, o aluno deve ter em mente que o principal “chamariz” para a curiosidade do público em cima de sua produção serão, sobretudo, as figuras (ilustrações) utilizadas. Mas, não podemos esquecer que sua função principal é informar, de forma bem objetiva e clara sobre o tema específico, com textos curtos e figuras contextualizadas.

O cartaz tem valor funcional e, ao mesmo tempo, estético, em razão de estar voltado à informação e à exposição visual. Em razão disso, algumas regras e orientações se fazem necessárias, a saber:

- Não havendo nenhuma exigência por parte do professor, a escolha da cor da cartolina é livre (com EXCEÇÃO das cores bem escuras, como a preta, a roxa, entre outras, as quais dificultam a leitura);

- A cartolina ou papel 40 Kg NÃO devem estar amassados e nem reduzidos de tamanho após corte com tesoura;

NÃO usar babados de papel crepom, glitter ou purpurina para decorar as margens. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estes enfeites são até aceitos devido a faixa etária dos alunos;

- Deve-se respeitar as margens (direita e esquerda, superior e inferior) em 2,0 cm;

- O cartaz deve apresentar além de texto resumido, figuras ilustrativas, em número razoável e pertinentes ao tema abordado;

- O texto NÃO pode ser digitalizado, ou seja, não se deve colar nenhuma folha com texto impresso, assim como também não se deve com folha manuscrita. O aluno deverá escrever diretamente na cartolina e para isso deve utilizar a marcação de linhas a lápis e depois apagá-las;

- A cor da caneta do texto e das legendas das figuras deve ser esferográfica azul ou preta, contrastando com a cor da cartolina;

- A letra do texto deve ser legível e bastante visível a certa distância (tamanho de 1 cm);

- As figuras (imagens) devem ser, preferencialmente, coloridas e de tamanho mediano a grande;

- As figuras devem conter legendas, escritas em tamanho 0,5 cm e dispostas abaixo das mesmas

- O Cartaz (título, texto, legendas e identificação do aluno) NÃO deve apresentar rasuras e nem o uso de corretivo;

- O título devem apresentar letras com tamanho – médio – de 5 cm, preferencialmente, de cor diferente do texto (pode ser canetinha Hidrocor ou similar);

- O título deve se encontrar centralizado na parte superior da cartolina e de forma retilínea (marcar com régua e a lápis/apagar depois);

- No “Título NÃO se separa sílabas (aconselho rascunhar a lápis primeiro);

- As fontes de pesquisas (Bibliografia) devem ser citadas no canto direito inferior da cartolina e, abaixo destas, a identificação do aluno ou grupo (nomes completos), o ano (série) e a turma.






Imagens do meu acervo particular

. RESUMOS
Em razão das facilidades que a Internet proporciona em termos de um abrangente leque de informações, bem como a difusão e construção do conhecimento, com maior rapidez e eficácia (artigos, publicações em geral etc.) e, principalmente, pela postura da grande maioria dos alunos, muitos professores deixaram de pedir trabalhos deste tipo, porque grande parte deles não realiza a devida leitura, análise e resumo do mesmo.

Ao invés disso, eles usam a técnica do chamado “plágio escolar”, selecionando, copiando e colandona íntegratrechos ou textos completos de algum site da Internet. Eles não são capazes – ao menos - de ler e resumir. É a famosa transferência de conteúdo através do Ctrl-C x Ctrl-V”.

Em razão disso, muitos professores optaram por não fazer uso deste tipo de trabalho (Resumo), sendo que alguns até deixaram de cobrar trabalhos de pesquisa, não mais os incluindo entre os seus instrumentos de avaliação.

Mas, ao fazer uso deste, vale repetir o que já foi dito, anteriormente, que o mais importante é que sua pesquisa seja rica e aprofundada, baseada em diversas fontes bibliográficas, capaz de lhe garantir um amplo material para elaborar o resumo do tópico pesquisado. Evite copiar - na íntegra - o texto das fontes de consulta.

. Regras Básicas:



- NÃO havendo nenhuma exigência por parte do professor, a forma de apresentação do trabalho é livre, podendo ser manuscrito ou digitado;

- Em qualquer destas formas deve-se respeitar as margens da folha: esquerda e superior em 2,0 cm; direita e inferior em 1,5 cm;

- É obrigatório o uso de caneta esferográfica de cor azul ou preta (resumo manuscrito);

- É obrigatório o uso de tinta de cor preta (resumo digitado);

- O uso de caneta ou tinta de outra cor só será permitida no caso de títulos, subtítulos ou palavras-chaves;

- Os trabalhos manuscritos devem ser apresentados em folhas de papel almaço pautado (com linhas), sendo a capa em folha de papel almaço sem pauta;

- Os trabalhos digitados devem ser apresentados em folhas de papel Ofício ou A4;

- Caso a pesquisa seja realizada na Internet, o aluno NÃO poderá imprimir o texto original na íntegra e anexar ao trabalho, bem como nem copiar na íntegra. É preciso que se realize – primeiro – uma leitura (análise) e o resumo (síntese);

- Quanto à fonte a ser utilizada no trabalho digitado, esta poderá ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5  entre linhas;

- Para destacar cada Título e/ou Subtítulo deve-se utilizar dois espaços de 1,5 tanto antes quanto depois;

- Deve-se numerar as folhas à partir da Introdução, na margem inferior da página, podendo ser alinhada a direita ou centralizada. No caso do público-alvo, aqui direcionado (Ensino Fundamental e Médio), esta regra específica pode ser Opcional, tomando-se apenas o cuidado de organizar o trabalho de forma sequencial em termos da ordem das páginas;

- Todo trabalho deverá entregue grampeado;

- A estrutura do trabalho deve ser dividida em três partes: a Capa, o Corpo e as Referências Bibliográficas

Cada parte da estrutura do trabalho deverá conter seguintes elementos obrigatórios:


1. Capa:

Além de proteção externa do trabalho, a capa serve como elemento de identificação da Instituição, do aluno e do professor que o solicitou.

A capa do trabalho manuscrito deve ser confeccionada em papel almaço sem pauta, enquanto a do trabalho digitado deve ser em folha de papel Ofício ou A4.


Caso o aluno queira ilustrar a capa com desenhos ou figuras, estes devem estar de acordo com o tema, distribuídos de forma adequada que não afete a configuração da Capa. Evite exceder duas imagens.




A configuração e os principais elementos a constarem da Capa são:

. Parte Superior (centralizado):
- Nome do Estabelecimento de Ensino;
- Nome da Disciplina;
- Nome e Sobrenome do Professor Solicitante.

. Parte do meio da folha:
- Título do Trabalho;
- Nome completo do aluno ou dos membros do Grupo;
- № da Chamada;
- № da Turma.

. Parte Inferior (centralizado)
- Nome da cidade da Unidade Escolar (acrescentar a sigla do estado);
- O mês e ano da entrega da pesquisa.

2. Corpo do Trabalho: 

O corpo do trabalho deve conter os seguintes elementos: 

Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.

Cada elemento integrante do corpo do trabalho deve ser apresentado em folha separada, ou seja, a Introdução em uma folha, o Desenvolvimento em outra, assim como as Considerações Finais.

I. INTRODUÇÃO »» Corresponde à parte inicial do texto do trabalho, tendo como finalidades principais: informar - em linhas gerais - sobre o tema pesquisado e a sua importância. Se o tema foi de livre escolha do aluno, o mesmo deverá, ainda, justificar a sua escolha e os objetivos do seu estudo.

A palavra INTRODUÇÃO deve vir escrita ou digitada em caixa alta (letras maiúsculas), de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

II. DESENVOLVIMENTO »» Parte principal do trabalho, onde se encontra a explanação (detalhada) do assunto pesquisado. Dependendo da temática abordada, pode-se incluir – nesta parte – o método utilizado.

A palavra DESENVOLVIMENTO deve vir escrita ou digitada em caixa alta, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

2.3 Considerações Finais »» Corresponde à parte final do texto, onde o autor (aluno) irá expor as suas conclusões ou análises quanto à pesquisa realizada.

As palavras CONSIDERAÇÕES FINAIS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS »» As fontes de pesquisa (livros, artigos, revistas, sites etc.) utilizadas pelo aluno e/ou pelo grupo devem constar, em folha separada.

As palavras REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

Os elementos principais que devem ser citados são: o Nome do Autor; o Título; o Subtítulo (se houver); a Edição; o Local; a Editora; a Data de Publicação.

O ano da Edição só é citado a partir da segunda edição. Se não houver nenhuma referência acerca desta é porque é a primeira edição.

Exemplos: SANTOS, Milton. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo, Hucited, 1978.

Referências de documentos eletrônicos (exemplo):
AUTOR. Título da obra. Disponível na Internet via www. (endereço on line). Data de acesso.
DANTAS, Tiago. Os efeitos do aquecimento global no Brasil. Disponível na Internet via www.brasilescola.com/geografia/os-efeitos-aquecimento-global-no-brasil.htm. Arquivo capturado em 04 de fevereiro de 2009 (ou Acesso em 04 de fevereiro de 2009).
  
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

. Deve-se RESPEITAR A DATA DE ENTREGA dos trabalhos, tendo em vista o NÃO RECEBIMENTO do mesmo fora do prazo estabelecido. Exceto nos casos de adiamento da data pela própria professora ou em casos específicos (doença comprovada com atestado médico);

. Todos os aspectos relacionados ao trabalho escolar serão avaliados, a saber:
- O prazo da entrega;
- A apresentação externa (capa);
- A letra (legível);
- As ilustrações;
- O capricho;
- O conteúdo do corpo do trabalho/a pesquisa em si (introdução, conteúdo e a conclusão), a síntese e as fontes bibliográficas.

Bom trabalho a todos!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Mensagem: Deus escolhe o Professor de cada Criança

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


Como estamos no início do ano letivo de 2017, nada como começar com uma mensagem e orientações escolares.

A mensagem que eu selecionei, na verdade, foi postada no Facebook pela antiga Agente Pessoal da minha escola da rede municipal (ela se aposentou no ano passado). Eu li, agradeci e gostei a ponto de escolher para compartilhar neste espaço.


DEUS ESCOLHE O PROFESSOR DE CADA CRIANÇA
Autor desconhecido

Certa de que existe um plano Divino traçado para cada um de nós, uma vez visualizei Deus escolhendo o professor de cada criança em sua infinita sabedoria.
Uma grande tela mostrava a imagem de cada professor e suas características mais marcantes.
Sabiamente o Senhor ia separando os alunos e um anjo anotava todas as decisões tomadas.
- A Sara irá para a professora Tereza, seus pais não têm condições de lhes por limites e essa professora com certeza o fará.
E prosseguindo disse:
- A Vanessa irá para a professora Andreia, pois sua família atravessa por inúmeros conflitos emocionais e essa professora terá toda a paciência de que essa criança necessita para superar essa crise e progredir.
- Após breve parada continuou:
- O João é uma criança especial e necessita de dedicação e ternura na dose certa, e a professora Caroline saberá fazê-lo.

O anjo que tudo anotava se dirigiu a Deus e disse:
- Senhor, o Pedro muito me preocupa. Foi abandonado pelos pais e vive com uma tia em condições de extrema pobreza e para completar apresenta sérios problemas de aprendizagem.
E o Senhor que trazia um sorriso discreto em seus lábios respondeu placidamente:
- Tenho reservado para essa criança uma professora com características muito especiais, pois apesar das inúmeras dificuldades que ela passa em sua vida pessoal e profissional, ela não desistiu de continuar lutando por seus sonhos.
- Mas Senhor, não será então o Pedro, um fardo a mais na vida dessa professora?
- Não, pois todas as vezes que ela olhar para o Pedro, saberá que Eu o enviei para ela por acreditar em seu potencial humano e profissional.
- Não devemos então enviar um anjo para auxiliá-la?

- Não será necessário. Dê a ela apenas um espelho.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Mês de Fevereiro: Datas Comemorativas


Dia do Surf (09 de fevereiro)
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


FEVEREIRO

01. Dia do Publicitário
       Dia do Eletricitário

02. Dia do Agente Fiscal
        Dia de Iemanjá
        Dia da Receita Federal
        Dia da Marmota
        Dia Mundial das Zonas Úmidas

03. 1a Nave Terrestre na Lua (1966)

04. Dia da Fundação do Facebook (2004)
        Dia das Missões Portuguesas
        Dia Mundial da Luta contra o Câncer

05. Dia do Datiloscopista
        Dia da Papiloscopia
        Dia Nacional da Mamografia
        Dia da Fada Madrinha

 06. Dia do Agente de Defesa Ambiental
         Dia Internacional da Internet Segura
         Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

07. Dia do Gráfico
        Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

 08. Dia da Penitência
         Dia do Quadro do Magistério do Exército  

 09. Dia do Zelador
         Dia do Frevo
         Dia do Surf
         Dia Nacional de Luta pelo Transporte Público 

10. Dia do Atleta Profissional
       Dia da Criação da Casa da Moeda

11. Dia Mundial do Enfermo

12. Dia de Darwin
 
13. Dia Mundial da Rádio
       Dia Nacional do Ministério Público

14. Dia da Amizade (alguns consideram como Dia do Amor)
       
15. Dia Mundial da Lepra
       Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância

16. Dia do Repórter

17.  Dia da Constituição da Comissão Especial contra Crimes de Tortura

18. Dia da Unidade Nacional
        Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

19. Término do Horário Brasileiro de Verão (2017/2016)
       Dia do Esportista

20. Dia Mundial da Justiça Social
        Dia da Criação do Correio Aéreo Nacional (1931)

21. Dia Internacional da Língua Materna
       
22. Criação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA

23. Dia do Rotaryano (Rotary Club)

24. Promulgação da primeira Constituição da República do Brasil (1891)

25. Dia da criação do Ministério das Comunicações (1967)
       Dia da criação do Ministério do Interior (1889)
       Dia da criação do Ministério dos Transportes (1967)

26. Dia do Comediante

27.  Dia Nacional do Livro Didático
         Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
         Dia do Idoso

28.  Carnaval (2017)
         Dia da Ressaca
         Dia Mundial da Doença Rara