Tirinha capturada na Internet Fonte: Armandinho Tumblr |
Embora, o Dia Internacional da Mãe Terra tenha sido estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, muitos países já o comemoravam desde a década de 70 (Século XX), ocasião em que a data de celebração do Dia da Terra - em 22 de abril - foi constituída pelo senador estadunidense, Gaylord Anton Nelson.
Senador Gaylord Nelson Imagem capturada na Internet Fonte: Saving Earth Encyclopedia Britannica |
Com a criação de uma data específica para tratar do planeta Terra, o referido político e ambientalista teve, por objetivo, fazer com que houvesse uma maior conscientização ambiental por parte da população acerca dos impactos negativos da ação humana sobre a natureza e, ao mesmo tempo, ressaltar a importância de preservação do meio ambiente.
Nesta época, nos Estados Unidos, os universitários de todo o país estavam mobilizados e sob protestos contra a Guerra do Vietnã (1955 a 1975), o que veio a provocar uma maior adesão à causa. Além disso, a data se encaixava no ano letivo das Universidades, entre o feriado da primavera e o período de provas.
Segundo as fontes de pesquisa, no primeiro ano em que a data foi celebrada (1970) houve a participação de 20 milhões de pessoas em protestos, palestras e debates. Tamanha pressão foi da sociedade civil, que resultou na fundação da Agência de Proteção Ambiental, por parte do governo, no final do mesmo ano.
Sob este mesmo contexto de conscientização ambiental, em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na qual reconheceu-se a relação intrínseca entre o ser humano, as demais espécies e o planeta, bem como a importância da preservação do meio ambiente.
Desde então, várias Conferências e medidas de cunho ambiental vêm sendo realizadas e propostas no atendimento a estes objetivos comuns. Sabemos, no entanto, que ações negativas continuam impactando e comprometendo o meio ambiente.
A solução, diante de tal dilema, nos remete ao conceito de desenvolvimento sustentável, o qual deve ser baseado em três dimensões ou níveis a fim de haja um equilíbrio entre as respectivas esferas: Social, Ambiental, e Econômica.
Imagem capturada na Internet Fonte: Brasil Escola |
A sociedade em si pode contribuir e tem um papel relevante no que diz respeito à elaboração de propostas concernentes ao bem-estar e de igualdade de todos em consonância com a conservação e/ou preservação do meio ambiente.
Com a conservação e/ou preservação do meio ambiente visando suprir as necessidades do homem e das gerações futuras, além do uso racional (responsável) dos recursos naturais, sem prejuízos à natureza.
E, por fim, no que se refere ao modelo de desenvolvimento econômico, o qual deve estar em conformidade a estes princípios de tal forma que a exploração dos recursos naturais seja efetuada de maneira sustentável, sem colocar em riscos e/ou prejudicar o suprimento das necessidades da geração futura.
Fontes de Pesquisa
. Material Didático particular
. PRATA, Pedro. O que é e como surgiu o Dia da Terra? Terra
. Sustentabilidade – Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário