Imagem capturada na Internet Fonte: G1.Globo |
Atualizando dados geográficos, a área territorial do Brasil sofreu alteração no ano passado, mas essa mudança só foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira (29/03/2023).
De acordo com o referido Instituto, seu território ganhou 72 km², em 2022, mais precisamente, o aumento de 72,231 km².
Esse aumento se deu em razão dos novos delineamentos de sua fronteira internacional nos trechos dos seguintes estados: Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
É importante ressaltar, segundo o próprio IBGE que,
“(...) não houve mudança de fronteiras,
só de mensuração de superfícies
em trechos da fronteira nos estados citados".
Os novos cálculos da cobertura do território nacional foram processados a partir do emprego de imagens de satélite atualizadas, o que permitiu a observação e a correção de sua real área territorial em mais de 72 Km².
Segundo o IBGE,
"Esse cálculo é feito com base
nos dados fornecidos
pelas
Comissões Demarcadoras de Limite
do
Ministério das Relações Exteriores
e
na melhoria de insumos cartográficos
(imagens de satélite)."
Com isso, a atual área territorial do Brasil, já corrigida, é de 8.510.417,771 km².
O referido Instituto divulgou, ainda, no mesmo dia 29 de março, as mudanças na divisão político-administrativa do nosso país em relação aos novos limites de 174 municípios brasileiros. Essas mudanças ocorreram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022. Veja a seguir os estados (listados em ordem alfabética):
Como se pode observar na Tabela acima, o único estado da região Norte que sofreu alteração foi o Tocantins com mudanças nos limites em dois municípios.
Na região Sul foram dois estados, o Paraná e o Rio Grande do Sul, com – respectivamente - alterações nos limites de 47 e 61 municípios.
O Rio Grande do Sul desponta como o estado com maior número de mudanças nos seus limites municipais, sendo - ao todo - 61 municípios.
Em âmbito nacional, o Paraná consiste no terceiro estado brasileiro com maior número de mudanças nos limites municipais (47).
No Centro-Oeste, Mato Grosso apresentou referidas alterações em 6 municípios, enquanto Goiás teve em dois dos seus 246 municípios.
O Nordeste foi a região com mais estados afetados por estas mudanças, três: Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, os quais tiveram – respectivamente – os seguintes números de municípios, 3 (três), 50 (cinquenta) e 3 (três).
Destaque para Pernambuco que teve o segundo maior número de mudanças de limites municipais no país.
Fontes
. Brasil ganha mais de 72 km² de território, diz IBGE (2023) – G1.Globo
. IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios
brasileiros (2023) – Agência IBGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário