terça-feira, 15 de novembro de 2011

Amazônia e as Cataratas do Iguaçu, duas das Sete Maravilhas Naturais do Mundo



Embora, eu não tenha feito nenhuma Campanha a respeito do Concurso para escolha das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, não porque fosse contrária a este tipo de evento, mas por encontrar-me atarefada, a escolha da Amazônia (região Norte) e das Cataratas do Iguaçu (Paraná) foi justa diante da beleza excepcional de ambas as paisagens.
O resultado foi divulgado na 6ª feira passada, dia 11 de novembro, nove horas após o encerramento da votação às 9h11 (horário de Brasília).
A eleição foi promovida pela Fundação New Seven Wonders (Suíça), presidida pelo suíço Bernard Weber, a mesma que realizou a seleção das Sete Novas Maravilhas do Planeta, na qual o Cristo Redentor também foi eleito como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno criadas pelo homem.
O concurso teve início há quatro anos (2007), com 440 concorrentes de 200 países e territórios, na categoria Paisagem Natural. Estes dois patrimônios naturais do Brasil foram classificados e ficaram entre os 28 finalistas (Clique AQUI e veja as 28 finalistas).
Conforme o resultado do último dia 11 de novembro, além da Floresta Amazônica e as Cataratas do Iguaçu foram eleitos, também, a Baía de Ha-long (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coreia do Sul), as Ilhas Komodo (Indonésia), as Montanhas de Mesa (África do Sul) e o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas). Todos localizados no hemisfério Oriental, com exceção dos dois patrimônios naturais do Brasil, que estão localizados no Ocidente.
De acordo com o site oficial da Fundação, responsável pelo Concurso, esta listagem, no entanto, não é definitiva. Ela é provisória e, ainda, pode sofrer alteração. A validação do resultado e a confirmação dos vencedores estão previstas para o início do ano que vem (2012).
O que se ganha com este tipo de Concurso? Ganha-se muito, sobretudo, quanto à divulgação do patrimônio natural eleito, nas mídias, a qual se reverte em rendimentos econômicos em função da movimentação do setor turístico, assim como toda a logística e rede de investimentos associados ao seu desenvolvimento.
A candidatura da Amazônia foi uma indicação do Brasil, mas esta também teve o apoio dos demais países que compreendem a sua área, que é a maior floresta equatorial do mundo, como a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Peru, o Suriname e a Venezuela, assim como a Guiana Francesa. Já as Cataratas do Iguaçu tiveram, como representantes, o Brasil e a Argentina.




Amazônia - Imagens capturadas na Internet (ambas da Fonte: Wikipedia)







Cataratas do Iguaçu - Imagens capturadas na Internet (ambas da Fonte: Guia Geográfico)


Fontes de Consulta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário