sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ano Letivo 2014: Seminários do 9˚ Ano da Escola Municipal Dilermando Cruz



 
 
Outra atividade escolar que merece ser citada e publicada neste espaço foi a série de Seminários que os alunos da turma 1901, da Escola Municipal Dilermando Cruz, apresentaram, como um dos instrumentos avaliativos, do 4˚ Bimestre de 2014.
 
Embora, fosse a primeira experiência deles neste tipo de atividade dirigida, muitos se empenharam e atenderam aos objetivos propostos. Em contrapartida, em razão de ser uma novidade para a turma, eu fui mais flexível e ponderada na hora de avaliar as apresentações dos grupos.
 
Sendo assim, fui um pouco branda com o recurso de apoio - ao domínio conteúdo - feito por papel (o chamado “cola”) ou pela leitura no próprio cartaz. Além disso, não levei em consideração o fator nervosismo, pois este é natural neste tipo de atividade e, eu mesma, não exigi a participação de todos os elementos do grupo na apresentação oral. Deixei-os livres para escolher os colegas que iriam expor o trabalho, mas todos teriam que participar – de alguma forma - em todas as etapas do trabalho, cabendo ao grupo me comunicar aquele que não participou de nada.  
 
Os grupos mantiveram contato comigo, além dos muros da escola, a fim de estabelecer comunicação e as devidas orientações acerca do conteúdo a ser abordado por meio de correio eletrônico (e-mail). A todos os grupos, eu cobrei este contato até como forma de avaliação (o número de feedback), pois além da apresentação à turma, os grupos teriam que entregar um resumo do conteúdo explicado na sala de aula para cada aluno. Sendo assim, era necessário ver se os mesmos estavam atendendo aos objetivos e ao foco a ser abordado por eles.
 
As intervenções necessárias, complementação e os exercícios ficaram por minha conta. Inclusive, ao final de todos os Seminários (ao todo foram oito), eu comentei - de uma forma geral -  as principais falhas ocorrentes e os acertos (sem citar os grupos), assim como apontei o que seria mais correto em uma apresentação oral.
 
Em se tratando de principiantes, todos os grupos atenderam aos objetivos, sendo alguns mais que os outros.
 
Ao final de cada apresentação, os alunos ouvintes poderiam fazer perguntas acerca da temática abordada aos elementos do Grupos e, por ocasião, da intervenção da aluna Vitória Vargas Azevedo a um deles acerca da experiência em si, eu tive a ideia, então, de propor uma análise avaliativa da atividade em si, das apresentações em geral e da sua experiência em termos de participação individual, a qual foi entregue após o encerramento dos trabalhos.
 
A maioria achou a experiência muito positiva, inclusive, os alunos mais tímidos. Alguns fizeram críticas à apresentação de certos grupos, seja pelo tom baixo do aluno que apresentou o trabalho seja pela forma de apresentação (tediosa/maçante/chata).
 
Para este ano (2015), espero poder realizar esta atividade (Seminários) com os alunos do 8˚ Ano até para que os mesmos se habituem a este tipo de avaliação. A penúltima vez que cobrei apresentação de trabalhos, sob a forma de Seminários foi, em 2013, com os meus ex-alunos da 3ª Série do C.E. Jornalista Tim Lopes.
 
Alguns trechos escritos pelos alunos...
 
- "Bom, o nosso grupo achou essa experiência muito legal, pois nós aprendemos muito mais sobre a economia da Índia.”
 
- “Eu aprendi muitas coisas que eu não sabia (...) E a experiência com o meu trabalho sobre a China foi ótimo”.

. “Minha experiência foi com trabalho em grupo organizado, ir na hora marcada, saber a hora de brincar e a hora de trabalhar. Como ouvinte aprendi a ficar quieto e ouvir a apresentação dos outros.”

. "Eu gostei da experiência, pois nunca tinha apresentado trabalho para uma turma. Aprendi muito sobre o nosso tema e com dos outros grupos, mas teve grupo que falou baixo e eu não entendi muito."
 
- “Aprendi várias coisas como aluno membro e ouvinte. (...) Aprendi que a sede da ONU foi projetada pelo nosso arquiteto Oscar Niemayer. E também com a ALCA. Eu pensava que ela seria ‘uma boa’ para o Brasil, mas não é bem assim e que quem sairia mais beneficiado seriam os EUA.
 
- “Nesse trabalho aprendi a perder um pouco da minha timidez (...) E também a trabalhar em grupo, apesar do meu ter sido desorganizado.”
 
Cada grupo era composto por cinco integrantes, os quais deveriam expor o trabalho para a turma, tanto oralmente quanto sob a forma de cartaz, além de entregar uma folha com resumo do tema explanado para cada aluno da turma.

Tópicos/Grupo

JAPÃO
Diana Mendonça Bomfim
Jonas Magno Campos
Nicolly de Oliveira Sales
Stephanie Caroline Leite
Vitória Vargas Azevedo


 
 
. COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES - CEI
Ana Caroline Pereira
Beatriz Figueira Gomes
Bruno dos Santos
Rebert T. de Santana
Weslen Guedes Soares
 



 
. ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS - ALCA
Francisco Thiago Castro
Gabriel Holanda portela

Leonardo Cunha Pereira

Luiz Henrique Gonçalves

Luan Saavedra Santos
 



. UNIÃO EUROPEIA
Ana Carolina Lima
Kemilly Teixeira Pinto
Marcos Vinícius Torres
Taís Barros Sampaio
Thamires Marcela Alves
 


 
. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU
Almir José da Conceição
Eduardo V. de Andrade
Jonatas Magno Campos
Pedro Henrique dos Santos
Wiliam de Moura da Silva



 
. TIGRES ASIÁTICOS
Amanda Ferreira Araújo
Gislayne da Conceição
Larissa Oliveira Santos
Mayara Luiza Valle
Vitória Coutinho Rosália
 


 
 
. ÍNDIA
Dandara Mª Morais
Jussandra Nogueira Barros
Maria Gabriella Costa
Gisele de Oliveira Silva
Grazielle dos Santos
 


 
 . CHINA
Danilo Ribeiro Florêncio
Marley E. S. do Carmo
Nilson Vieira Félix Júnior
Raí Alves de Mesquita

 



 

Ano Letivo 2014: XI Feira Cultural do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese - Parte III

 
Dando prosseguimento à apresentação da XI Feira Cultural do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, realizada no ano passado (novembro de 2014), seguem os trabalhos do Turno da Noite. Infelizmente, as minhas anotações ficaram na Unidade Escolar (e se perderam) e, com isso, a identificação das turmas, eu não posso citar, pelo menos, neste momento. Mas, assim que eu conseguir junto à Coordenação, eu atualizarei este “post” com as respectivas identificações. A Turma da Autonomia foi a única identificada, pois uma professora da mesma Unidade Escolar me avisou.
 
Ainda há tempo, devo ressaltar, também, que o meu grupo não visitou todas as salas, cabendo à tarefa de avaliar as demais turmas a outro grupo de professores. Por esta razão, estou postando os trabalhos de algumas turmas.
 
As personalidades escolhidas pelas turmas do turno da noite, as quais visitei foram:
 
. Sílvio Santos (apresentador de televisão e empresário brasileiro (Grupo Silvio Santos, que inclui as empresas Liderança Capitalização/administradora da loteria Tele Sena; a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão - SBT).
 
 
 





 
. Universal Studios (criado pelo imigrante alemão Carl Laemmle,  em 1912, com o nome de Universal Film Manufacturing Company, esta foi fundada à partir da junção de sua empresa Independent Moving Pictures Company - IMP com várias outras).
 
 
 
 
 
. Michael Jackson (cantor, compositor, dançarino, produtor e empresário. Sua carreira começou na década de 60, quando foi vocalista no Grupo “Jackson Five”, junto com seus irmãos. Michael Jackson morreu no dia 25/06/2009, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles, EUA).
 





 
. Bob Marley (cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos e que popularizou o gênero).





. Stan Lee (escritor, editor, publicitário, produtor e empresário norte-americano. No início dos anos 1960, ele criou super-heróis mais "humano" e com problemas reais, como qualquer indivíduo, revolucionando o gênero de HQs. Sua criação foi um sucesso e transformou a Marvel Comics em uma das maiores corporações multimídia de entretenimento do mundo. Entre suas maiores criações estão, Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Pantera Negra, Thor, Os Vingadores e Quarteto Fantástico).

 






sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ano Letivo 2014: XI Feira Cultural do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese - Parte II

Postagem modificada e atualizada em 28/02/2014 às 9h32
 
Dando continuidade à postagem anterior que trata da XI Feira Cultural do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese, algumas imagens merecem destaque diante do empenho das turmas na tarefa de cumprir as exigências para realização da exposição e avaliação.

Em razão dos meus dias no Colégio, alguns trabalhos eu não pude analisar, mas posso assegurar que vi a maioria.
 
Os alunos foram avaliados em termos de “Organização da Sala” e “Apresentação Oral”, subentendido, este último aspecto, em termos de clareza e objetividade da exposição.
 
O mais interessante foi observar algumas falhas por parte do aluno, as quais poderiam ser evitadas, o que não comprometeria na avaliação dos professores-visitantes. Soube, inclusive, que muitas foram  alertadas pelos professores-orientadores, mas estes não foram levados tão a sério.
 
Em razão disso e, por conta, da perda de pontos de muitas turmas por não cumprir com os objetivos da mesma, que era retratar a biografia e obras de uma determinada personalidade, vale destacar as principais falhas observadas pelo grupo de professores:
 
- Mudança da personalidade fora do prazo, já constando um nome anterior;
 
- O principal foco ser em cima de determinados feitos do personagem, não cabendo a este uma importância maior;
 
- Falta de domínio sobre a biografia do personagem, tendo a exposição oral o apoio de leitura de texto e/ou dos cartazes;
 
- Decoração da sala insuficiente;
 
- Atrasos na abertura da exposição;
 
- Problemas entre os membros dos grupos da turma e configurados durante a visitação dos professores.
 
Em razão das imagens, os registros das turmas da manhã e da noite estarão separadas. A exposição dos alunos do turno da tarde, eu não tenho nenhum registro, pois a mesma foi fora dos meus dias de trabalho e, em consequência disso, eu não pude avaliar os respectivos trabalhos.

As personalidades escolhidas pelas turmas do turno da manhã foram:

Turma 2001: Beatles (banda de rock britânica, formada 1960, cujos principais integrantes foram John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison).
 
 
 
 
 
 
 
Turma 2002: Nelson Mandela (importante líder da chamada África Negra e presidente da África do Sul, no período de 1994 a 1999 e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993).
 
 
 
 
 
 Turma 2003: Linus Pauling (químico quântico e bioquímico dos EUA, também reconhecido como um dos principais químicos do século XX).

 
 
 
 
Turma 2004: Walt Disney (nome completo, Walter Elias Disney, produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company e criador do parque temático Disneylândia).

 
 

Turma 2005: Elvis Presley (famoso músico e ator estadunidense, conhecido mundialmente como o Rei do Rock).

 
 
 
 
Turma 3001: Charlie Chaplin (ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico).
 
 
 
 
 
 
Turma 3002: Luiz Gonzaga (famoso compositor e cantor da música popular brasileira, conhecido como o Rei do Baião). 
 
Registro fotográfico em postagem anterior.
 
Turma 3003: Leonard da Vinci (cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, mais conhecido até hoje, no entanto, por suas pinturas).

 
 
 
 
 
 
Turma 3004: Henry Ford (empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e famoso por sua inovação tecnológica conhecida como "fordismo", produção em massa de automóveis a baixo custo por meio de "linha de montagem").




 
Turma 3005: Manu e Beers Michiel (irmãos belgas fundadores da Tomorrowland, o maior festival de música eletrônica do mundo, em 2005).



 
 
 
 Autonomia: Chico Buarque (músico, dramaturgo e escritor brasileiro).