terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Torneio de Educação Física

O Torneio de Educação Física da E. M. Dilermando Cruz começou hoje (01/12) e encerrará na sexta-feira (05/12).

A novidade deste ano fica por conta da organização das equipes... ao invés da tradicional disputa entre as turmas, os professores de Educação Física organizaram as equipes por bandeiras, tendo cada uma integrantes de diferentes turmas e de anos do Ciclo.

Muitos alunos não gostaram da inovação, pois estão habituados com o clássico Turma A versus Turma B, mas analisando sob a ótica de integração, socialização e de um quadro de condições, mais ou menos, equilibrado, os professores de Educação Física acertaram em cheio.

E não esquecendo que, nestes, se encontram implícitos valores humanos, como amizade, respeito, solidariedade e companheirismo.

Tudo é uma questão de tempo, de prática e de formação de hábitos...

Até o ano passado, na minha outra escola (E.E. Assis Chateaubrind), os jogos eram realizados desta mesma forma e, sempre deram certos.

Falo até ano passado, porque a professora responsável pelos Torneios, com este tipo de organização, saiu da Unidade Escolar, no início de 2008.

Apesar de não lembrar bem, acredito que no início - também - tenha sido difícil, apresentando certa resistência por parte do alunado, reclamações mil. Mas, isso faz parte do processo...

Ao todo são 8 modalidades, sendo a quase totalidade dividida em feminino e masculino. As modalidades são: basquetebol, futsal, voleibol, handebol, ping pong (tênis de mesa), xadrez, dama e apresentação de dança (única modalidade sem necessidade de divisão feminino e masculino).

As bandeiras foram: azul, vermelha, preta e verde.

Todos os professores acabaram se envolvendo; ora como professor representante de uma determinada bandeira ora como parte integrante da equipe de arbitragem ou responsável pela torcida.

Hoje, eu e a profa Laura (Inglês) fomos responsáveis pela modalidade Dama, enquanto na quadra outras equipes jogavam. Eu registrei muitos jogos, mas vou publicá-las, posteriormente.


As primeiras a jogar foram as meninas e, depois do recreio, foram os meninos.

Infelizmente, eu só lembrei de registrar através de fotos, após o intervalo do recreio. Por isso, não vou poder postar as imagens das meninas jogando.

Vou ver se consigo reunir e tirar a foto das alunas que ficaram nos três primeiros lugares.





Alberto (Turma 1802) versus Ivanildo (Turma 1601)




Tobias (Turma 1601) versus Anderson (Turma 1801)




Igor Pereira (Turma 1603) aguardando a sua vez e o jogador




David Cândido (Turma 1603) versus Igor Pereira (Turma 1603)



Final: Ivanildo (Turma 1601) versus Paulo Henrique (Turma 1903)



Ivanildo (Primeiro Lugar); Paulo Henrique (Segundo Lugar) e Alberto (Terceiro Lugar)



Futuramente, registrarei outros momentos dos Jogos Internos (Torneio de Educação Física).

Nenhum comentário:

Postar um comentário