domingo, 8 de fevereiro de 2009

Normas Básicas de Apresentação de Trabalhos Escolares

 

Texto atualizado em 10/10/2015 às 18h30
 
Como falei para algumas turmas da rede municipal estou disponibilizando, neste espaço e na papelaria, as Normas Básicas de Apresentação de Trabalhos Escolares.

Como as aulas na rede estadual de Ensino estão começando hoje, os alunos também serão orientados a seguir estas Normas Básicas.
 
As normas abaixo servem, para orientar, facilitar e padronizar a apresentação dos trabalhos escolares dos alunos. No entanto, devo ressaltar que mediante o nível de escolaridade e dos objetivos propostos, as regras – aqui descritas – são básicas, não seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
Dependendo do tipo e da exigência do trabalho, eu poderei solicitar a apresentação da pesquisa sob a forma de cartolina (cartaz); manuscrito (escrito à mão) ou digitado. Dois alunos, no ano passado, chegaram a usar a máquina de escrever. Por isso, esta forma de apresentação, datilografada, também poderá ser utilizada.


CARTAZ (CARTOLINA)

Regras Básicas:

- Não havendo nenhuma exigência por parte do professor, a escolha da cor da cartolina é livre;
- A cartolina não deve estar amassada;
- A cartolina não deve ser enfeitada com babados de papel crepom ou outros;
- Deve-se respeitar as margens (direita e esquerda, superior e inferior) de 1,5 ou 2,0 cm;
- O trabalho deve apresentar além de texto resumido, figuras ilustrativas e pertinentes ao tema abordado;
- A cor da caneta do texto e das legendas deve contrastar com a cor da cartolina;
- O título, o texto e as legendas não devem apresentar rasuras;
- A letra do texto deve ser legível e bastante visível a certa distância (tamanho de 1 cm);
- O título devem apresentar letras com tamanho – médio – de 5 cm e com cor diferente do texto;
- O título deve se encontrar centralizado na parte superior da cartolina;
- Não se deve separar sílabas em Títulos;
- As figuras devem ter legendas, escritas em tamanho 0,5 cm e bem abaixo das ilustrações;
- As fontes de pesquisas (Bibliografia) devem ser citadas no canto direito inferior da cartolina e, abaixo destas, a identificação do aluno ou grupo (nomes completos), o ano e a turma.


TRABALHOS MANUSCRITOS OU DIGITADOS

Regras Básicas:
 
- Não havendo nenhuma exigência por parte do professor, a forma de apresentação do trabalho é livre, podendo ser manuscrito ou digitado;
- Em qualquer destas formas deve-se respeitar as margens da folha: esquerda e superior em 2,0 cm; direita e inferior em 1,5 cm;
- É obrigatório o uso de caneta esferográfica (manuscrito) de cor azul ou preta;
- É obrigatório o uso de tinta (digitado) de cor preta;
- O uso de caneta ou tinta de outra cor só será permitida no caso de títulos, subtítulos ou palavras-chaves;
- Os trabalhos manuscritos devem ser apresentados em folhas de papel almaço pautado (com linhas);
- Os trabalhos digitados devem ser apresentados em folhas de papel Ofício ou A4;
- Caso haja acesso à Internet para a realização da pesquisa, o aluno NÃO poderá imprimir o texto original na íntegra e anexar ao trabalho. É preciso que se realize – primeiro – uma leitura (análise) e o resumo do mesmo (síntese);
- Quanto às fontes do trabalho digitado, estas podem ser Times New Roman ou Arial, com tamanho 12 para o texto;
- O espaçamento “entre linhas” em todo o texto deve ser de 1,5;
- Para destacar cada Título e/ou Subtítulo deve-se utilizar dois espaços de 1,5 tanto antes quanto depois;
- Deve-se numerar as folhas à partir da Introdução, na margem inferior ou no fim da página, podendo ser alinhada a direita ou centralizada;
- Todo trabalho deverá vir grampeado;
- A estrutura do trabalho deve ser dividida em três partes: a Capa, o Corpo e as Referências Bibliográficas. Cada parte deve apresentar os seguintes elementos obrigatórios:

1. Capa:
 
Além de proteção externa do trabalho, a capa serve como elemento de identificação.
 
A capa do trabalho manuscrito deve ser confeccionada em papel almaço sem pauta, enquanto a do trabalho digitado deve ser em folha de papel Ofício ou A4.
 
Caso o aluno queira ilustrar a capa com desenhos ou figuras, estes devem estar de acordo com o tema, distribuídos de forma adequada, que não afete a configuração da Capa, não devendo exceder duas imagens.
 
A configuração e os principais elementos a constarem da Capa são: Elementos necessários e obrigatórios:

Parte Superior (centralizado):
- Nome do Estabelecimento de Ensino;
- Nome da Disciplina;
- Nome e Sobrenome do Professor Solicitante.

Parte do meio da folha:
- Título do Trabalho;
- Nome completo do aluno ou dos membros do Grupo;
- № da Chamada;
- № da Turma.

Parte Inferior (centralizado)
- Nome da cidade da Unidade Escolar (acrescentar a sigla do estado);
- O mês e ano da entrega da pesquisa.


2. Corpo do Trabalho:

O corpo do trabalho deve conter os seguintes elementos: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.
 
Cada elemento integrante do corpo do trabalho deve ser apresentado em folha separada, ou seja, a Introdução em uma folha, o Desenvolvimento em outra, assim como as Considerações Finais.
 
I. INTRODUÇÃO »» Corresponde à parte inicial do texto do trabalho, tendo como finalidades principais: informar sobre a importância do tema pesquisado, a justificativa de sua escolha e os objetivos do seu estudo.
 
A palavra INTRODUÇÃO deve vir escrita ou digitada em caixa alta (letras maiúsculas), de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.
 
II. DESENVOLVIMENTO »» Parte principal do trabalho, onde se encontra a explanação do assunto pesquisado. Dependendo da temática abordada, pode-se incluir – nesta parte – o método utilizado.
 
A palavra DESENVOLVIMENTO deve vir escrita ou digitada em caixa alta, de forma centraliza-da ou no lado esquerdo superior.

2.3 Considerações Finais »» Corresponde à parte final do texto, onde o autor (aluno) expõe as suas conclusões quanto à pesquisa.
 
As palavras CONSIDERAÇÕES FINAIS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.
III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS»» As fontes de pesquisa (livros, artigos, revistas, sites etc.) utilizadas pelo aluno e/ou alunos (grupo) devem constar, em folha separada, na parte das Referências Bibliográficas.
 
As palavras REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS devem vir escritas ou digitadas em caixa al-tas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.
 
Os elementos principais que devem ser citados são: o Nome do Autor; o Título; o Subtítulo (se houver); a Edição; o Local; a Editora; a Data de Publicação.
 
O ano da Edição só é citado à partir da segunda edição. Se não houver nenhuma referência acerca desta é porque é a primeira edição.
 
Exemplos: SANTOS, Milton. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo, Hucited, 1978.

Referências de documentos eletrônicos (exemplo):
AUTOR. Título da obra. Disponível na Internet via www. (endereço on line). Data de acesso.
DANTAS, Tiago. Os efeitos do aquecimento global no Brasil. Disponível na Internet via www.brasilescola.com/geografia/os-efeitos-aquecimento-global-no-brasil.htm. Arquivo capturado em 04 de fevereiro de 2009 (ou Acesso em 04 de fevereiro de 2009).
 
 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
 
. Deve-se RESPEITAR A DATA DE ENTREGA dos trabalhos, tendo em vista O NÃO RECEBIMENTO do mesmo fora do prazo estabelecido. Exceto nos casos de adiamento da data pela própria professora ou em casos específicos (atestado médico);
 
. Todos os aspectos relacionados ao trabalho escolar serão avaliados, a saber:
- O prazo da entrega;
- A apresentação externa (capa);
- A letra (legível);
- As ilustrações;
- O capricho;
- O conteúdo do corpo do trabalho/a pesquisa em si (introdução, conteúdo e a conclusão), a síntese e as fontes bibliográficas.

12 comentários:

Adenisia disse...

Estava procurando um modelo de trabalho e adorei o teu, embora tenha também moldelos que já utilizo com meu alunos.

Veja geografianavitrine.blogspot.com/

Professora Adenisia

Ana Elisa disse...

Ola
Admiro muito seu trabalho
e espero a cada dia mais aprender coisas novas em seu blog
Aqui sou eu uma aluna do ensino medio louca por aperfeiçoar cada vez meus trabalhos
E vc esta sendo uma otima professora me orientando cada vez mais atravez de varias postagens
Parabens
Q Deus ilumine cada vez mais sua vida
Bjss

Anônimo disse...

Olá Marli gostei muito do sua explicação sobre normas (ABNT) só que gostaria de um modelo do trabalho em manuscrito, além do da capa.É que a prof do meu filho pediu p ele fazer um trab com essas normas e tenho dificuldades pois não me lembro de ter feito isso na escola!!!QUE HORROR!!!RSRSRS...E ela quer q faça com escrita em sulfite com folha pautada por baixo passado caneta na folha pautada,pode uma coisa dessas?Sei la vou tentar vamos ver no que vai dar.BRIGADUUU..bjokas

ASS:ANDRÉA

Gabriela Leonel disse...

Estava procurando como fazer um trabalho com as normas da ABNT e essa postagem me ajudou e muito! E obtive conhecimento pelo seu blog através do Yahoo Respostas, o que veio muito a calhar! rs
Obrigada por compartilhar conhecimento através desse local!
Está de parabéns ;)

Marcia Giovana disse...

Olá. Estou iniciando nesse ano o trabalho na biblioteca da escola estadual onde estou lotada. Estava procurando algumas normas de apresentação de trabalhos escolares e gostei muito do seu blog. Gostaria de saber se posso copiar essas orientações para transmiti-las aos alunos.

Marli Vieira de Oliveira disse...

Márcia Giovana,

Com certeza, você pode! Mas, estas regras são bem simples, pois estão voltadas para o Ensino Fundamental.

Fique a vontade, uma das finalidades do Blog é essa, ou seja, compartilhar e trocar ideias.

Obrigada por sua visita e solicitação de autorização.

Marcia Giovana disse...

Parabéns! Também sou professora mas estou trabalhando na biblioteca de uma escola e estava procurando regras básicas para a realização de trabalhos escolares, para passar para os alunos. As suas estão ótimas! Tanto que resolvi adota-las.

michelly alves leite disse...

Muito bom o trabalho que vcs fazem . Consegui tirar todas as minhas dúvidas .Parabéns para quem inventou esse blogue está de parabéns.!!!!!

Daniel Ferreira Vasconcelos disse...

Parabéns pela iniciativa do blog! Li sobre o modelo de trabalho escolar e achei interessante usar em minhas turmas. Agradeço!

camile victoria disse...

Muito obrigado Marli adorei o seu blog e adorei o exemplo de capa que VC deu OBRIGADO Marli

Anildo Schmitz - Imigração Alemã disse...

Olá.
Busco informações sobre escrita manual de textos. Em momento algum consegui informações que me indiquem ser corretas as atitudes de um professor que solicita aos alunos a escrita (manuscrita)de um texto, mas exige as aplicações da ABNT de digitalização. Quer o texto justificado, ou seja, a linha totalmente preenchida como se fosse digitado. Caso o aluno não o faça, desconta pontos. Não pode usar hifenização, mas também não pode aumentar o espaço entre as duas últimas palavras da linha na tentativa de atender suas exigências. Também não aceita, sob pena de desconto na nota, que a última letra da palavra não fique exatamente no final da linha, como se justificado fosse se digitado. Se isto é correto,se estas regras existem, gostaria que alguém me indicasse onde encontrá-las, pois na ABNT não consegui encontrar nada a respeito. Consequencia disto, vejo este professor desvalorizar o conteúdo produzido pelo aluno a ponto de num texto de uma ou duas páginas descontar até 03 (três) pontos do aluno sob estas alegações. Isto não é pouco, pois em uma redação, cujo conteúdo poderá ser avaliado como 08 ou 09, vê-se o aluno sendo punido com nota 05 ou 06.
Se alguém possui informações sobre este assunto, por favo, me enviem para que eu possa esclarecer minhas dúvidas.
Agradeço a atenção.

Anildo Schmitz

Marli Vieira de Oliveira disse...


Anildo Schimitz,

Bom dia! Pra ser sincera, eu nunca soube de algo parecido, ainda mais em se tratando de trabalho manuscrito.

Quando é pedido um trabalho há uma série de itens a ser avaliados, sendo uma delas, a apresentação do mesmo, a sua estruturação, o conteúdo, entre outros.

Neste caso, a regra foi estabelecida por ele (o professor). Sentindo-se prejudicado e, ainda, na dúvida de como seria o correto (eu não saberia lhe tirar esta dúvida), só há uma alternativa. É solicitar ao mesmo (professor) que exemplifique o modelo em uma folha como seria a apresentação correta.

Até eu fiquei curiosa. Boa sorte e obrigada por sua visita!

Abraços,

Marli Vieira