Imagem capturada na Internet
Como todos os segmentos da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro sabem durante os primeiros 45 dias letivos, todos os professores das diversas disciplinas da Grade Curricular têm que trabalhar baseados no Projeto da SME pautado na Revisão Geral de Aprendizagem.
Na verdade, o foco principal é a leitura e interpretação de texto, assim como também o raciocínio lógico, ou seja, as áreas de Português e Matemática como carros chefes para o processo de ensino e aprendizagem.
Cada professor recebeu um Caderno que serve de material de orientação e de apoio para os conteúdos a serem trabalhados neste período.
Os alunos também receberam um Caderno de Apoio que serve de Material de Revisão, com atividades nas oito disciplinas oferecidas na Grade Curricular (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Educação Artística, Educação Física, Ciências e Matemática).
Os alunos serão submetidos a uma avaliação no próximo mês (Março).
Contudo, após uma análise dos Material de Apoio, nós – professores - levantamos críticas e erros não só no conteúdo oferecido, como também nas propostas de atividades e nos seus respectivos resultados.
Após a referida avaliação, registramos todas as opiniões e críticas pertinentes ao Material de Revisão.
Mediante a este projeto da SME/RJ, o planejamento do ano em curso teve que apresentar a inserção de tais conteúdos de revisão neste início do ano letivo.
Eu optei por introduzir os conceitos básicos acerca da Geografia e outros, antes de lançar os tópicos sugeridos, uma vez que muitos - apesar de ser revisão - são apresentados soltos e desconexos nas atividades dos alunos.
No âmbito da ciência geográfica, os tópicos e conteúdos propostos são:
. 6° ano: Localização e Movimentação no Espaço (noções básicas e interpretação de mapas);
. 7° ano: Localização e Movimentação no Espaço (coordenadas geográficas, escala, agentes internos e externos da Terra, fusos horários, ciclo da água);
. 8° ano: Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (dados, gráficos e tabelas).
. 8° ano: Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (dados, gráficos e tabelas).
O caderno do 9° ano, eu não possuo, pois este ano eu não irei dar aula para o último ano do Terceiro Ciclo de Formação. Eu cheguei a olhar o material, mas se eu não estiver errada, acho que é sobre a globalização.
Em razão disso, irei disponibilizar os conceitos básicos de Geografia e outros tópicos, através de postagens neste espaço, servindo de apoio aos alunos dos outros anos dos Ciclos de Formação.
É evidente que estes serão trabalhados em sala de aula. Os alunos que faltaram ou faltarem no dia da explicação e/ou forem de anos superiores ao que consta no Conteúdo Programático ou da Revisão, o material poderá ser bastante útil.
Sendo assim, vou iniciar com os conceitos mais utilizados na Geografia.
.PAISAGEM: É tudo aquilo que nós vemos, constituído por elementos naturais e/ou por elementos artificais (humanos). Em razão de suas características próprias, a Paisagem pode ser de dois tipos, a saber:
. Paisagem Natural: é aquela onde predomina os elementos naturais, ou seja, os elementos abióticos e bióticos, com pouca ou nenhuma intervenção humana.
. Paisagem Cultural (ou Humanizada): é aquela onde predomina os elementos artificiais (criados pelo homem). O homem é o agente interveniente na paisagem.
. ESPAÇO GEOGRÁFICO: É o espaço geográfico e construído e modificado pelo homem ao longo do tempo, ou seja, é o espaço produzido e reproduzido através do trabalho humano e das relações sociais, políticas e econômicas entre os diferentes segmentos da sociedade.
O espaço geográfico é a expressão concreta das relações Homem e Natureza, bem como Homem e Homem (relações sociais, políticas e econômicas).
Podemos diferenciar três tipos de espaços geográficos: o espaço rural (campo), o espaço urbano (cidade) e o espaço industrial (no caso de haver um Distrito ou Pólo Industrial).
Este último tipo, o espaço industrial, não é habitualmente tratado nos livros, uma vez que não é encontrado em todos os lugares, mas havendo uma grande área com concentração só de indústrias - como é o caso de um Distrito ou Pólo Industrial - devemos classificá-lo como espaço industrial.
Espaço Rural
Espaço Urbano
Espaço Industrial
. LUGAR: Porção ou parte do espaço onde vivemos e convivemos com diferentes pessoas.
Exemplificando, diariamente vamos a vários lugares (escola, trabalho, igreja etc) e depois retornamos para casa, o nosso lar. Todos estes lugares têm um significado afetivo para nós.
. GEOGRAFIA: É a ciência que estuda a relação do Homem com a Natureza, ou seja, ela estuda o produto desta relação, o espaço organizado pela sociedade (espaço geográfico).
Como o espaço geográfico é a expressão concreta desta relação (homem e natureza), seu estudo é focado - sempre - no homem (sociedade).
O estudo dos elementos e atributos "naturais" vão estar sempre voltados para os interesses do ser humano. E é por esta razão que a Geografia é considerada uma Ciência Humana.
Muito obrigado pelo post
ResponderExcluirmuito bom!!
ResponderExcluirestava em ciama da hora pra organizar algo assim, você ajudou muito.