domingo, 31 de julho de 2011

Dica de Evento: 1ª Olimpíada Nacional de Geociências - IGEO/UFRJ



Mais uma dica super interessante para os alunos do Ensino Médio diz respeito à 1ª Olimpíada Nacional de Geociências, evento a realizado pelo Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ), cujo tema central é Geodiversidade: Conhecer e Conservar. Tema ligado diretamente a questões que envolvem as Geociências, uma vez que o cerne das discussões é o Planeta Terra.

De acordo com as informações obtidas no site do referido evento, para participar é preciso montar uma equipe no mesmo estabelecimento de ensino, formada por três alunos e um professor de qualquer disciplina.

Em razão desta ser oferecida a nível nacional, ela será semi-presencial, ou seja, as cinco primeiras fases serão a distância e somente a última será presencial. Portanto, os organizadores recomendam que os alunos participantes dominem bem o uso da Internet e obtenham os aparatos tecnológicos necessários a fim de dinamizarem a execução do evento.De acordo com a classificação, a Olimpíada Nacional de Geociências premiará as equipes participantes (alunos e professores) da seguinte forma:

A 1ª Olimpíada Nacional de Geociências, além de proporcionar duas formas de aprendizagem, uma teórica e a outra prática, esta contará com etapas formadas por provas e tarefas.

Os alunos aprenderão sobre as Ciências da Terra e seus conhecimentos serão avaliados em provas objetivas.

Durante a realização das tarefas, os mesmos tentarão colocar em prática os conhecimentos sobre recursos naturais estudados na parte teórica, explorando, para isso, também suas potencialidades artísticas e criativas.

Durante a Olimpíada será necessário trabalho de pesquisa e debate sobre os temas propostos entre professores e estudantes, bem como a necessidade de atividades com material diversificado, o que será exigido especialmente para a execução das tarefas propostas em cada etapa.

Os objetivos vão além do ensino-aprendizagem, baseada em atividades teóricas e práticas, mas que estes também venham a ser agentes-multiplicadores na difusão do conhecimento adquirido à comunidade escolar, auxiliando e conscientizando as outras pessoas em relação ao meio ambiente.


. 1º lugar: notebook;


. 2º lugar: netbook;


. 3º lugar: câmera digital;


. 4º e 5º lugares: livros, cds e dvds sobre Geociências.

De acordo com o site do evento, as inscrições se encerram no dia 15 de agosto. Ela é gratuita e deverá ser realizada pelo professor responsável pela equipe através de preenchimento online da ficha de inscrição, disponível em link tio da Olimpíada.  

Para maiores informações e ao regulamento, acessem o site AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário