domingo, 17 de fevereiro de 2019

Fim do Horário de Verão 2018/2019


Foto do meu acervo particular
Pôr do Sol na Mureta da Urca (Janeiro de 2019)
 
 
Hoje, quando o relógio bater meia-noite (de sábado para domingo), os relógios deverão ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, onde o Horário de Verão entrou em vigor desde o dia 04 de novembro de 2018. O relógio deverá ser ajustado para 23 horas, que corresponderá uma hora a mais no sábado.
 
Embora, muitos odeiem essa medida do Governo Federal (Ministério de Minas e Energia), como eu sempre mencionei neste espaço, eu adoro o Horário de Verão. O seu principal objetivo consiste em promover a economia de energia elétrica à partir do aproveitamento da luz natural (Sol) dos dias mais longos das estações de primavera e verão.
 

Atualmente, ele é adotado por cerca de 30 países, sendo - em alguns casos - em partes do território, tal como ocorre em nosso país.
 
Ainda não foi divulgado a análise por parte do Ministério de Minas e Energia quanto a eficácia dessa medida, mas especialistas do Setor Elétrico já apontavam que a redução no consumo de energia, nesse período, seria inexpressiva.
 
Segundo os mesmos e, como publiquei no ano passado, a redução no consumo de energia é pouco significativa e não se justifica mediante os impactos negativos sobre a população brasileira. Afinal, hoje me dia, não é mais a incidência da luz solar que está influenciando direta e/ou indiretamente os hábitos do consumidor e, sim, a temperatura.
 
Com isso, os horários de maior pico de energia também sofreram alterações, não sendo mais os mesmos. Hoje, a demanda por eletricidade está mais ligada ao aumento do uso de ar-condicionado em horários diferentes daqueles considerados, anteriormente, como de pico (entre as 17h e 20h).
 
Atualmente, os picos de maior consumo passaram a ser registrados, no final da manhã e início da tarde, justamente, quando o calor é mais intenso, assim como durante a madrugada (entre meia-noite e 7h), quando se verifica um aumento do consumo devido ao largo uso de aparelhos de ar condicionado na hora de dormir.
 
Não resta dúvida que há certa economia de energia entre 17h e 20h, no entanto, esta é expressamente menor se comparada ao aumento do consumo constatado tanto no diurno (manhã e tarde) quanto na madrugada devido ao uso do aparelho de ar condicionado.
 
A polêmica em torno de manter ou não essa medida (Horário de Verão) em vigor no país, anualmente, não foi resolvida no governo passado (Michel Temer). Eu não li nada a respeito dessa situação com o novo governo (Jair Bolsonaro), mas acredito essa discussão vai ser retomada e terá uma conclusão final.
 
Resta-nos aguardar até meia noite, ajustar os ponteiros do relógio, aproveitar uma hora a mais neste dia (sábado) e as propostas de mudanças no futuro quanto a isso. Mantê-lo ou não mantê-lo, eis a questão!

3 comentários:

  1. Prof. Marli Vieira gostei muito do conteúdo,do seu Blog. Luiz Felipe. Turma/170✌✌

    ResponderExcluir
  2. Prof.marli eu adorei a foto e tbm adorei seu blog,que esse blog continue subindo a cada instante,Adriel natan turma/1703 te parabeniza.

    ResponderExcluir