domingo, 23 de maio de 2010

Campeonato Mundial de Futebol 2010: África do Sul

Imagem produzida através do Adobe Photoshop (Acervo particular)

Faltam apenas 20 dias para o início da Copa do Mundo e, como muitos devem saber, o tema é bastante sugestivo para atividades pedagógicas nas escolas.

Eu ainda não postei nada a respeito acerca das mesmas, mas já solicitei a relação dos grupos de alunos em cada turma da E.M. Dilermando Cruz. Cada grupo não poderá exceder 4 membros (alunos), pois um quantitativo superior não é o ideal.

Eu prefiro grupos com três alunos, mas optei pelo quantitativo em torno de 3 e/ou 4 alunos, para fechar – mais ou menos – 10 a 11 grupos por turmas.

O tema constitui uma fonte de conhecimentos, proporcionando diferentes tipos de abordagem em todas as áreas disciplinares. Induz a um trabalho multidisciplinar e, porque não, interdisciplinar?! Como pode-se observar sua linha de pesquisa não permeia apenas o âmbito esportivo, mas também a uma análise quanto aos aspectos sociais, históricos, políticos, econômicos, culturais e ambientais, que envolvem todo o contexto do país-sede e do seu continente. Ou melhor, especificando, da África do Sul e do próprio continente africano.

É a primeira vez que um país do continente africano sedia uma Copa do Mundo (também nunca sediou uma edição das Olimpíadas).

Desde o primeiro Campeonato Mundial (1930) até o último (2006) somam-se dezoito Copas. Portanto, o deste ano é o décimo-nono e será realizado a partir do dia 11 de junho, na África do Sul.

Além de sua grande riqueza natural, a África é um continente de contrastes, de uma cultura rica, mas vivenciando - até hoje - conflitos e muitos problemas sociais, econômicos e ambientais herdados de seu passado colonial, bem como mais recentes.

Quanto ao Campeonato Mundial 2010 (Copa do Mundo) são 32 países classificados e divididos em oito grupos, a saber por:

Continentes

. Ásia: Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte;

. América: Brasil, Chile, Paraguai, Estados Unidos, México, Honduras, Argentina e Uruguai;

. África: Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Argélia e África do Sul (país-sede);

. Europa: Dinamarca, Suíça, Eslováquia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália, Holanda, Grécia, Eslovênia, Portugal e França;

. Oceania: Austrália, Nova Zelândia.

Grupos

. Grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França;

. Grupo B: Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia;

. Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia;

. Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana;

. Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões;

. Grupo F: Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia;

. Grupo G: Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal

. Grupo H: Espanha, Suíça, Honduras e Chile. Aproveito para compartilhar dois vídeos sobre a Copa 2010. O primeiro foi apresentado no sorteio da Copa do Mundo. Muito interessante. Segundo informações obtidas na Internet, este fora gravado no deserto do Kalahari.

O segundo é da música oficial da Copa 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário