sábado, 30 de abril de 2011

Atividades Dirigidas: Dia Nacional da Mulher


Em razão da semana de provas da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) e a dos professores da Unidade Escolar (E.M. Dilermando Cruz), o prazo da entrega dos trabalhos acerca do Dia Nacional da Mulher ficou estabelecido para a semana do dia 08 de maio (com turmas entregando até o dia 13).

Como eu havia prometido - aos alunos - um post para elucidar quaisquer dúvida ainda existente, aqui estou a atendê-los. Cada ano do Ensino Fundamental fará um tipo de atividade, a saber:

. 6º Ano (Turmas 1601 e 1602): Trabalho em grupo

Entrevista com mulheres integrantes da nossa Comunidade Escolar (responsáveis, professoras, pessoal de apoio e administrativo), além da esposa do sorveteiro e a caseira. A escolha das pessoas foi feita por sorteio.

. Passo a passo:

- Formação do grupo (livre; de acordo com a escolha dos alunos);

- Sorteio da mulher a ser entrevistada;

- Formulação de 4 a 5 perguntas extras pelo grupo;

- Entregar as perguntas formuladas pelo grupo à professora para avaliação e/ou retificação;

- Entrar em contato com a pessoa e marcar o dia para a realização da entrevista;

- Tirar xérox da folha com a entrevista pré-formulada na papelaria e anexar as perguntas estabelecidas pelo grupo;

- Realizar a entrevista munidos de máquina fotográfica para o registro do grupo com a pessoa entrevistada;

- Passar a limpo a entrevista (manuscrito) e anexar a foto.



. 7º Ano (Turmas 1704 e 1705): Trabalho em grupo

Levantamento biográfico de duas personalidades femininas brasileiras de diferentes áreas de atuação (política, artes cênicas, literatura, artes plásticas, cantoras, economistas etc.). A escolha das personalidades foi feita por sorteio.


. Passo a passo:

- Formação do grupo (livre; de acordo com a escolha dos alunos);

- Sorteio das personalidades femininas a serem pesquisadas (duas por grupo);

- Uso da Internet: pesquisa quanto à biografia das respectivas personalidades;

- Leitura e síntese (resumo) da vida das personalidades;

- Copiar e colar a imagem desta (foto da mesma) para identificação;

- Digitar a síntese, tomando o cuidado de colar a imagem no alto da folha;

- A síntese deverá ser digitada em papel branco A4 e em uma só face da folha, pois esta vai ser fixada na parede. Não se esquecer de anexar a foto na parte superior da folha e posicionada de forma centralizada;

- A digitação deverá estar de acordo com as seguintes regras de apresentação:

. Fonte: Georgia;

. Tamanho da Fonte: 14 (para leitura na parede);

. Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas (ver em parágrafo);

. Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 1,5 acm (ver Configurar Página).



. 8º e 9º Ano (Turmas 1804, 1901, 1902 e 1903): Trabalho em grupo

Entrevista com mulheres integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) e que não façam parte da nossa Comunidade Escolar.


. Passo a passo:

- Formação do grupo (livre; de acordo com a escolha dos alunos);

- Escolha da mulher a ser entrevistada;

- Formulação de entrevista, com um mínimo de 10 perguntas, sabendo que outras poderão ser criadas durante a realização da mesma (em situação complementar e/ou de curiosidade por parte do grupo);

- Entregar as perguntas formuladas pelo grupo à professora para avaliação e/ou retificação;

- Entrar em contato com a pessoa, entregar a autorização de uso de imagem (xérox na papelaria) e marcar o dia para a realização da entrevista (caso, ela não concorde com o uso de imagem, escolher outra pessoa);

- Antes da entrevista, o grupo deverá anotar os seguintes dados pessoais da entrevistada:

. Nome;

. Idade;

. Escolaridade;

. Naturalidade (estado onde nasceu):

. Religião;

. Estado Civil:

. Número de filhos;

. Profissão.


- Realizar a entrevista munidos de máquina fotográfica para o registro do grupo com a pessoa entrevistada em seu local de trabalho;

- A entrevista deverá ser digitada em papel branco A4 e em uma só face da folha, pois esta vai ser fixada na parede. Não se esquecer de anexar a foto na parte superior da folha e posicionada de forma centralizada.

- Adotar as seguintes regras de apresentação do trabalho:

. Fonte: Georgia;

. Tamanho da Fonte: 14 (para leitura na parede);

. Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas (ver em parágrafo);

. Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 1,5 cm (ver Configurar Página).

 
Vejam como deverá ser apresentada tanto a pesquisa Biográfica ( 7º Ano) quanto à Entrevista (8º e 9º Anos):    






Nenhum comentário: