Em razão da semana de provas da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) e a dos professores da Unidade Escolar (E.M. Dilermando Cruz), o prazo da entrega dos trabalhos acerca do Dia Nacional da Mulher ficou estabelecido para a semana do dia 08 de maio (com turmas entregando até o dia 13).
Como eu havia prometido - aos alunos - um post para elucidar quaisquer dúvida ainda existente, aqui estou a atendê-los. Cada ano do Ensino Fundamental fará um tipo de atividade, a saber:
. 6º Ano (Turmas 1601 e 1602): Trabalho em grupo
→ Entrevista com mulheres integrantes da nossa Comunidade Escolar (responsáveis, professoras, pessoal de apoio e administrativo), além da esposa do sorveteiro e a caseira. A escolha das pessoas foi feita por sorteio.
. Passo a passo:
- Formação do grupo (livre; de acordo com a escolha dos alunos);
- Sorteio da mulher a ser entrevistada;
- Formulação de 4 a 5 perguntas extras pelo grupo;
- Entregar as perguntas formuladas pelo grupo à professora para avaliação e/ou retificação;
- Entrar em contato com a pessoa e marcar o dia para a realização da entrevista;
- Tirar xérox da folha com a entrevista pré-formulada na papelaria e anexar as perguntas estabelecidas pelo grupo;
- Realizar a entrevista munidos de máquina fotográfica para o registro do grupo com a pessoa entrevistada;
- Passar a limpo a entrevista (manuscrito) e anexar a foto.
. 7º Ano (Turmas 1704 e 1705): Trabalho em grupo
→ Levantamento biográfico de duas personalidades femininas brasileiras de diferentes áreas de atuação (política, artes cênicas, literatura, artes plásticas, cantoras, economistas etc.). A escolha das personalidades foi feita por sorteio.
. Passo a passo:
- Formação do grupo (livre; de acordo com a escolha dos alunos);
- Sorteio das personalidades femininas a serem pesquisadas (duas por grupo);
- Uso da Internet: pesquisa quanto à biografia das respectivas personalidades;
- Leitura e síntese (resumo) da vida das personalidades;
- Copiar e colar a imagem desta (foto da mesma) para identificação;
- Digitar a síntese, tomando o cuidado de colar a imagem no alto da folha;
- A síntese deverá ser digitada em papel branco A4 e em uma só face da folha, pois esta vai ser fixada na parede. Não se esquecer de anexar a foto na parte superior da folha e posicionada de forma centralizada;
- A digitação deverá estar de acordo com as seguintes regras de apresentação:
. Fonte: Georgia;
. Tamanho da Fonte: 14 (para leitura na parede);
. Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas (ver em parágrafo);
. Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 1,5 acm (ver Configurar Página).
. 8º e 9º Ano (Turmas 1804, 1901, 1902 e 1903): Trabalho em grupo
→ Entrevista com mulheres integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) e que não façam parte da nossa Comunidade Escolar.
. Passo a passo:
- Formação do grupo (livre; de acordo com a escolha dos alunos);
- Escolha da mulher a ser entrevistada;
- Formulação de entrevista, com um mínimo de 10 perguntas, sabendo que outras poderão ser criadas durante a realização da mesma (em situação complementar e/ou de curiosidade por parte do grupo);
- Entregar as perguntas formuladas pelo grupo à professora para avaliação e/ou retificação;
- Entrar em contato com a pessoa, entregar a autorização de uso de imagem (xérox na papelaria) e marcar o dia para a realização da entrevista (caso, ela não concorde com o uso de imagem, escolher outra pessoa);
- Antes da entrevista, o grupo deverá anotar os seguintes dados pessoais da entrevistada:
. Nome;
. Idade;
. Escolaridade;
. Naturalidade (estado onde nasceu):
. Religião;
. Estado Civil:
. Número de filhos;
. Profissão.
- Realizar a entrevista munidos de máquina fotográfica para o registro do grupo com a pessoa entrevistada em seu local de trabalho;
- A entrevista deverá ser digitada em papel branco A4 e em uma só face da folha, pois esta vai ser fixada na parede. Não se esquecer de anexar a foto na parte superior da folha e posicionada de forma centralizada.
- Adotar as seguintes regras de apresentação do trabalho:
. Fonte: Georgia;
. Tamanho da Fonte: 14 (para leitura na parede);
. Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas (ver em parágrafo);
. Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 1,5 cm (ver Configurar Página).
Vejam como deverá ser apresentada tanto a pesquisa Biográfica ( 7º Ano) quanto à Entrevista (8º e 9º Anos):
Nenhum comentário:
Postar um comentário