domingo, 6 de maio de 2018

06 de Maio: Dia do Cartógrafo

 Engenheiro Cartógrafo ou Cartógrafo
Imagem capturada na Internet
Fonte: MundoGeo


Neste mês de maio temos várias datas comemorativas associadas a áreas do conhecimento voltados para o estudo da Geografia. Além de termos o Dia do Geógrafo (formado em Bacharelado/pesquisador), no dia 29, temos o Dia do Geólogo (30) e o Dia do Cartógrafo, comemorado hoje (06).
E é justamente sobre essa área – Cartografia – que quero focar, hoje. Pra quem não sabe, a Cartografia é uma ciência muito importante para a Geografia, servindo muito mais de que uma simples ferramenta ao seu estudo no intuito de fornecer mapas, cartas topográficas e outros recursos cartográficos.
“A Geografia trabalha com imagens, recorre a diferentes linguagens
na busca de informações e como forma de expressar
suas interpretações, hipóteses e conceitos.
Pede uma cartografia conceitual,
apoiada numa fusão de múltiplos tempos
e numa linguagem específica,
que faça da localização e da espacialização
uma referência da leitura das paisagens e seus movimentos.”
(PCNs - MEC, 1998/pag. 33)
Os produtos cartográficos, além de sintetizarem informações e expressarem conhecimentos, reproduzem situações temporais (transitórias) envolvendo a produção do espaço geográfico, bem como a sua dinâmica natural, no caso de seu caráter específico (temático).
"Situações Temporais"
Correção do mapa-múndi com as mudanças de fronteiras
(década de 90 - Século XX)
Imagem capturada na Internet
(Fonte: Física Fácil
Quando se fala em documento ou recurso cartográfico, a referência se dá a qualquer documento ou recurso expresso em linguagem cartográfica.
De acordo com a definição de Bakker (1965), a Cartografia é

Ciência e arte que expressa, graficamente,
o conhecimento da superfície terrestre
por meio de mapas e cartas geográficas.”

É claro que essa definição deixa implícito as atividades do cartógrafo ou engenheiro cartográfico, as quais perpassam etapas de coleta, preparação e organização de dados, elaboração e interpretação, sobretudo, de mapas ou cartas geográficas.
Não devemos esquecer, também, que a Cartografia – ao longo do tempo - sofreu diferentes transformações em razão da evolução técnico-científica, tanto a nível de técnica de informação quanto a nível de concepção (visão do espaço).
Segundo o Centro de Divulgação e Estudos Cartográficos (CDECart) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que foi a primeira no país a oferecer o curso de Engenharia Cartográfica (1965), as principais funções de um engenheiro cartógrafo são:   

1. Planejamento: Definição dos dados a serem coletados e dos recursos e métodos necessários para se atingir os objetivos do mapeamento; 
2. Coleta de Dados: Levantamentos geodésicos (posicionamento preciso da região a ser mapeada), topográficos (detalhamento e apoio de campo), batimétricos (determinação do relevo submerso), fotogramétricos (utilização de fotos terrestres, aéreas e espaciais) e por sensoriamento remoto (emprego de dados e imagens obtidas através de sensores); 
3. Processamento e Interpretação de Dados: Realização de cálculos matemáticos, modelagem numérica, restituição analógica ou digital, classificação de dados multiespectrais; interpretação de fotos e imagens; modelagem de dados geográficos; 
4. Representação e Reprodução Cartográfica: Representar nas formas visuais/analógicas ou digitais as informações geográficas, a partir dos dados coletados; 
5. Análise de Informação: Integrar equipes interdisciplinares em processos de: análise ambiental; apoio ao processo de tomada de decisão em planejamento urbano e rural; gerenciamento dos recursos, bens e serviços de forma racional, eficiente e transparente.

Imagem capturada na Internet

Um comentário:

  1. Sempre bom aprender♥️ nem sabia que tinha dia do cartografo 😹😹

    ResponderExcluir