sábado, 26 de maio de 2018

Fusos Horários do Brasil

Fusos Horários
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


O conhecimento dos fusos horários e, ainda mais especificamente, do nosso país é de extrema importância porque, como sabemos, não há um único horário em todo o planeta. No Brasil, por exemplo, são quatro horários diferentes, ou seja, quatro fusos horários.
 
Esse fato é decorrente do movimento de Rotação da Terra, que determina o dia e a noite e leva cerca de 24 horas para dar a volta completa ao redor do seu eixo (360°). Levando-se em consideração e dividindo os 360° de sua volta completa e o tempo que ela gasta no movimento rotacional (24 horas), chega-se a 15° por hora.
 
Melhor explicando, a Terra se apresenta dividida em 24 fusos horários, cada um equivalendo 15° e uma diferença de uma hora (veja a matéria do dia 31 de março de 2014).
 
O estabelecimento e o conhecimento destes se tornam fundamentais, justamente, quando há envolvimento de locais de diferentes fusos horários, seja no que se refere à economia (relações e transações comerciais, nacionais e/ou internacionais), à realização de viagens, de campeonatos ou outros eventos transmitidos pela TV, de comunicação entre as pessoas, entre outros aspectos.
 
Eu mesma já mencionei um fato que aconteceu comigo e que, eu havia esquecido totalmente dos diferentes fusos horários do nosso país. Na verdade, essa minha história integra a parte introdutória da matéria em todas as minhas turmas, todo ano, justamente para exemplificar a importância do seu conhecimento.
 
Aconteceu em 1990... Eu fui a Manaus, capital do estado do Amazonas (região Norte do Brasil) participar do Primeiro Simpósio Internacional de Estudos Ambientais em Florestas Tropicais Úmidas (07 a 13 de outubro). No primeiro dia, esperei dar meia noite para telefonar – de um orelhão - para a minha família, no Rio de Janeiro.
 
Na ocasião, não havia a minha disposição nem telefone fixo e, muito menos, um celular (o sistema de telefonia móvel chegou em nosso país no mesmo ano, no Rio de Janeiro, pela operadora estatal TELERJ), mas quase ninguém o tinha.
 
Pois bem, fui ao orelhão mais próximo de onde eu estava hospedada (não era hotel e nem pousada) e liguei depois da meia noite, porque a partir desse horário, o custo da ligação era mais barato. No entanto, embora os meus pais sempre estivessem acordados nessa hora, eu levei uma bronca da minha mãe, que atendeu a ligação, porque eu havia a acordado. A princípio, não entendi, mas...  
 
Eu havia esquecido, totalmente, que o fuso horário de Manaus não é o mesmo do Rio de Janeiro. Há uma diferença de um fuso horário entre ambas as cidades, ou seja, uma diferença de uma hora. E, como a cidade de Manaus se encontra a oeste do Rio de Janeiro, sua hora é atrasada em relação ao Rio.
 
Traduzindo... Em Manaus era meia noite, mas no Rio de Janeiro já era uma hora da madrugada. Daí a bronca recebida! Por isso, o conhecimento dos fusos horários é de extrema importância.
 
BRASIL
 
O Brasil, antigamente, possuía um horário unificado, ou seja, apenas um fuso horário. Ele só se ajustou ao sistema internacional de hora, ou seja, tomou como referência e usou o meridiano de Greenwich para contagem das horas, no ano de 1913, por ocasião da publicação do Decreto N° 2.784 (18 de junho de 1913), pelo então presidente Hermes da Fonseca, que regulamentou a Hora Legal do país, estabelecendo o uso do referido meridiano principal e, ainda, adotando a divisão do nosso território em quatro fusos horários. Este quadro com 4 fusos horários para o nosso país seguiu-se até o início deste Século.
 
Fusos Horários do Brasil (1913 a 2008)
Imagem capturada na Internet
 
No entanto, em junho de 2008, o Governo Federal alterou o referido quadro de fusos horários, reduzindo-o para três horários, extinguindo o quarto fuso horário, que compreendia o estado do Acre e o sudoeste do Amazonas, os quais foram incorporados ao terceiro fuso horário.
 
Fusos Horários do Brasil (2008 a 2013)
Imagem capturada na Internet
 
 
Embora, esta medida tenha sido tomada e regulamentada em atendimento aos pedidos das populações envolvidas, no final de 2013, o Governo revogou a referida lei, após a realização de um plesbicito junto à população do Acre e das cidades situadas a sudoeste do Amazonas, cujo resultado foi a favor da volta do quarto fuso horário do país, que foi restabelecido.
 
Contudo, uma alteração feita em 2008 foi mantida, diferenciando a nova disposição dos fusos horários em relação ao antigo quadro dos quatro horários, que vigorou de 1913 a 2008: o estado do Pará que possuía dois horários distintos e, que depois passou a ter um só, em 2008, situando-se totalmente no 2° fuso horário brasileiro, foi preservado, pois sua população não foi consultada por ocasião do plesbicito.

Por isso, é importante tomar muito cuidado com as imagens divulgadas na Internet, pois percebe-se o uso de mapas ilustrativos tanto do antigo quanto do novo quadro dos fusos horários do Brasil, o que pode causar certa confusão acerca da sua atual disposição.
 
Como o Brasil possui 4 fusos horários e se situa a oeste do meridiano de Greenwich, o país tem as horas atrasadas em relação a Londres, por onde passa o meridiano principal. E, por esse motivo, os nossos fusos horários, assim como qualquer outro situado a oeste de Greenwich, são precedidos do símbolo negativo (-), como referência de horários em atraso em relação a este.
 
FUSOS HORÁRIOS BRASILEIROS
Fusos Horários do Brasil (2013/...)
Imagem capturada na Internet
 
. 1° fuso horário: Encontra-se situado no oceano Atlântico, ou seja, a leste da parte continental do país e, por isso, é o que apresenta a hora mais adiantada, estando duas horas atrasados em relação ao horário oficial de Greenwich (fuso GMT -2). Ele abrange as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo.
 
. 2° fuso horário: É o mais importante fuso horário do país, pois se relaciona com a hora oficial do Brasil, a hora de Brasília. Ele se encontra atrasado em 1 hora em relação ao primeiro fuso horário brasileiro e 3 horas da hora de Londres (fuso GMT -3). Ele abrange o maior número dos estados brasileiros, a saber: todos os estados litorâneos, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Pará e o Amapá.
 
. 3° fuso horário: Ele se encontra atrasado em 1 hora em relação ao segundo fuso horário e em 2 horas quanto ao primeiro fuso horário do Brasil. Quanto ao meridiano de Greenwich (fuso GMT -4), este se encontra atrasado em quatro horas. Compreende os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e grande parte do estado do Amazonas.
 
. 4° fuso horário: Este se encontra atrasado em duas horas em relação ao horário de Brasília e cinco horas em relação a Londres (fuso GMT -5). Engloba o estado do Acre  e o sudoeste do Amazonas.
 
 
O meu erro cometido em 1990 valeu, como experiência, para nunca mais esquecer dos fusos horários, seja na teoria seja e, sobretudo, na prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário