terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março: Dia Mundial da Água


Ciclo da Água (Fonte: Nova Escola)

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Água. Embora, a sociedade moderna tenha mais acesso às informações e seja consciente quanto à importância de atitudes conservacionistas em relação ao uso e consumo da água, muitos dissociam o discurso da prática cotidiana.

O desperdício de água é, ainda, um dos grandes vilões determinantes da escassez e quantidade de água no planeta. E, junto com os crescentes níveis de poluição, a qualidade da água, sobretudo, a potável corre sério risco em termos de disponibilidade e consumo apropriado.

Além destes fatores, desperdício e poluição, não devemos esquecer que o próprio aumento da população, o crescimento das cidades e das atividades econômicas, principalmente, as dos setores primário (agropecuária) e secundário (indústrias), contribuíram e, ainda, contribuem para a redução da quantidade e dos níveis de qualidade da água no planeta.

No que tange ao cidadão comum é bastante comum vermos vassouras sendo substituídas por mangueiras que lançam jatos de água nos detritos (lixos) espalhados nas calçadas; presenciarmos torneiras abertas ou gotejando nos lavatórios ou bebedouros nas escolas e/ou em diversas residências; vazamento nas descargas em banheiros, entre tantas outras situações, nas quais fica evidenciado o mau uso da água.

É preciso que haja mudança de atitude. Mudança de atitude enquanto ser individual e social, pois segundo dados apresentados em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em 2002, a escassez de água potável no planeta deverá atingir, em 2025, cerca de 4 bilhões de pessoas.

E, ainda sob esta perspectiva, de quantidade e qualidade de água, não devemos esquecer da vida animal e vegetal, que em qualquer tipo de ecossistema, sofre e sofrerá os efeitos negativos do mau uso da água.

2 comentários:

farnando disse...

sou profª de alfabetizaçao de adultos, pesquisei vários sites e este foi otimo para eu poder me direcionar como trabalhar o dia mundial da agua, maravilhoso

Marli Vieira de Oliveira disse...

Fico feliz por poder ajudar. Se você quiser pode utilizar, também, letras de música, como Planeta Água (Guilherme Arantes), Sobradinho (Sá e Guarabira), por exemplo.

Em março de 2009, eu disponibilizo um modelo de atividade baseada na análise da música Planeta Água e, em outra, compartilho letras de músicas.

Procure na seção Categorias, o item Água (ele está no final da lista).

Abraços