sábado, 29 de junho de 2013

A Importância das Redes Informacionais e de Transportes


Imagem capturada na Internet (Fonte: A importância das TICs nas séries iniciais)

Tanto as redes informacionais quanto as de transportes (pessoas e cargas) refletem o nível de desenvolvimento dos países, tendo em vista o papel de cada um em termos de relações sociais e econômicas, seja através da difusão da informação, mediação, mobilidade urbana, distribuição da produção, comercialização, entre outros aspectos.
 
Sendo assim, quanto maior o fluxo das redes informacionais e de transportes maior será o nível de desenvolvimento do país. Além das redes de transportes constituírem-se em elementos de fundamental importância na estruturação do espaço geográfico.
 
 
IMPORTÂNCIA DAS REDES INFORMACIONAIS (satélites, sistemas de transmissão, cabos de fibra ótica e terminais de computadores, Internet, Tecnologias de Informação e Comunicação/TICs):
 
Observação: O termo TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem relação à transmissão de informação através de redes de computadores e outros tipos de mídias (telefone fixo e celular, rádio, TV, Jornal on line ou impresso, DVD, Mp3, câmera digital, Internet, revistas etc.). Elas são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas privadas, famílias e indivíduos. A importância da TICs em todas as esferas da sociedade, seja em termos de pessoa física ou jurídica, é muito ampla, sobretudo, quando se fala da Internet.
 
- São instrumentos de difusão e construção do conhecimento;
 
- Proporcionam maior rapidez e eficácia na troca de informação;
 
- Transmitem, em tempo real, acontecimentos do mundo todo;
 
- Proporcionam o desenvolvimento de várias habilidades e competências ao indivíduo, as quais são de extrema importância para a formação profissional no mundo atual;
 
- Promovem a divulgação de produtos de uma determinada empresa;
 
- Permitem e agilizam a comercialização de produtos sem sair de casa, com entrega a domicílio;
 
- Ampliam as práticas educativas, orientadas ou auto didática (autônoma), através da interação com bibliotecas, museus, entre outras instituições;
 
- Permitem a difusão de ideias, de culturas e de técnicas;
 
- Permitem a modalidade de ensino on line através da oferta de cursos de Educação a Distância (EAD);
 
- Oferece inúmeras ferramentas que ampliam o conhecimento, a interatividade e a troca de informação, tais como: Twitter, YouTube, Google Docs, Delicious, Slideshare, Skype, Google Reader, WordPress, Facebook, Moodle etc.
 
 
 
 
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Jornal de Notícias)
 
 
IMPORTÂNCIA DAS REDES DE TRANSPORTES:
 
- Promovem e otimizam as atividades econômicas e sociais, permitindo a implantação e distribuição das indústrias, a expansão dos mercados (intensificação das trocas comerciais) e o escoamento da produção (industrial e agrícola);
 
- Aproximam as localidades em termos de distância e de tempo;
 
- Promovem a mobilidade das pessoas em seus deslocamentos diários, seja para fins profissionais (trabalho) ou sociais;
 
- Estruturam o espaço geográfico, urbano e rural;
 
- Geram e expandem o setor de serviços à população e o comércio;
 
- Criam e ampliam as ofertas de emprego;
 
- Facilitam a Divisão Territorial ou Internacional do Trabalho;
 
- Quebram o isolamento de regiões desfavorecidas.

6 comentários: