terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fixando a Matéria: Geografia Econômica (Energia)

01. Atualmente, a procura de novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas sérios: a futura escassez de fontes não-renováveis de energia (principalmente , do petróleo) e a poluição ambiental causada por essas fontes, sobretudo, pelos combustíveis fósseis. Nesse contexto, são alternativas de recursos energéticos renováveis, EXCETO:
 
(a) Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
(b) Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.
(c) Energia eólica, energia que proveniente do vento.
(d) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
(e) Carvão mineral, extraído da terra através de processos de mineração.
 
02. (Ufv 96): O Brasil é um país rico em rios, o que lhe confere um grande potencial hidrelétrico. Este potencial está relacionado respectivamente aos seguintes fatores geográficos:
 
(a) às condições climáticas e ao relevo acidentado.
(b) à predominância no país do clima equatorial e à existência de poucas áreas planas.
(c) à continentalidade do território e à disposição longitudinal do seu relevo.
(d) à latitude e à monotonia do relevo.
(e) à tropicalidade e à existência de planícies de tamanho considerável.
 
03. Para a produção de energia elétrica, faz-se necessário represar um rio, construindo uma barragem, que irá formar um reservatório (lago). A água represada moverá as turbinas, que produzirão a energia. Entre os impactos ambientais causados por esta construção, podem-se destacar:
 
(a) aumento da temperatura local e chuva ácida;
(b) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora;
(c) alagamento de grandes áreas e aumento do nível dos oceanos;
(d) alteração do curso natural do rio e poluição atmosférica;
(e) alagamentos e poluição atmosférica.
 
04. Com relação ao setor energético do nosso país podemos afirmar que, EXCETO:
 
(a) A região Sudeste é a maior produtora de carvão, com destaque para o estado de São Paulo.
(b) As usinas nucleares brasileiras estão localizadas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
(c) A região Sudeste é responsável pela maior parte da produção de petróleo nacional através da Bacia de Campos (no norte do estado do Rio de Janeiro).
(d) Um dos benefícios do programa Proálcool, do governo federal, considerado na sua implantação é que ele é um combustível mais barato e menos poluente.
(e) No Brasil, a energia elétrica tem como base as hidrelétricas, porque o país apresenta uma rica rede hidrográfica.
 
05. A energia elétrica, no Brasil, contribui de maneira significativa para atender às necessidades do país em fontes de energia. O setor que mais utiliza ou consome energia elétrica no Brasil é:
 
(a) a indústria
(b) os domicílios
(c) o comércio
(d) a iluminação pública
(e) os transportes
 
06. A mídia nacional destacou a descoberta de reservas petrolíferas nas rochas da camada Pré-Sal. As proposições abaixo tratam de características dessas reservas petrolíferas. Analise-as e assinale a única opção CORRETA:
I. Nas rochas da camada Pré-Sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral atlântico brasileiro. A camada Pré-Sal é um grande reservatório de petróleo e gás natural localizado nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Espírito Santo e Santa Catarina).
II. Segundo o Governo Federal, a exploração de petróleo nessas áreas vai proporcionar segurança energética para o Brasil e com isso “blindar” o país contra eventuais crises de energia mundiais.
III. A abundância do petróleo na camada do Pré-Sal vai contribuir para aumentar a importância econômica e um destaque na geopolítica do Brasil no espaço mundial. Ao mesmo tempo vai gerar empregos a agregar valores à produção por meio de exportação.
 
Está (ão) correta (s)
(a) Apenas a proposição III
(b) Apenas as proposições I e II
(c) Apenas as proposições I e III
(d) Apenas a proposição I
(e) Todas as proposições
 
07. UFRGS/2002: Assinale a alternativa correta com relação aos recursos energéticos:
 
 a) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.
b) São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.
c) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.
d) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".
e) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis fósseis.
 
08.  A bacia sedimentar do Brasil, que responde pela maior produção de petróleo é:
 
(a) Bacia de Tabuleiro do Martins
(b) Bacia de Carmópolis
(c) Bacia do Recôncavo Baiano
(d) Bacia de Campos
(e) Bacia do Meio-Norte
 
09. (TAUBATÉ) Usina brasileira que se revelou um verdadeiro fracasso em todos os aspectos: técnico, financeiro, social e ecológico. Inundou 2.360 metros quadrados de floresta, sem qualquer aproveitamento, e vai gerar uma energia muito cara em relação ao investimento, sem atender à demanda da região:
 
(a) Balbina
(b) Orocó
(c) Tucuruí
(d) Paratinga
(e) Xingó
 
10. (UFRN) Um empresário deseja instalar uma indústria no Brasil, em uma localidade produtora de energia renovável e limpa. Avaliadas as condições geográficas das regiões brasileiras, o empresário escolheu estabelecer sua empresa no Nordeste, porque esta é a região que:
 
(a) possui a maior quantidade de usinas hidrelétricas instaladas.
(b) possui a maior capacidade instalada de energia eólica.
(c) se destaca como principal produtora de energia a partir da biomassa.
(d) se destaca pelo maior número de usinas termoelétricas em funcionamento.
 
11. A Usina Hidrelétrica de Itaipu surgiu de um acordo bilateral, isto é, entre dois países para o aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio Paraná, que faz parte da Bacia Platina ou Bacia do Rio da Prata. A Usina é um empreendimento conjunto entre os países:
 
(a) Brasil-Uruguai
(b) Brasil-Paraguai
(c) Brasil-Argentina
(d) Brasil-Chile
(e) Brasil-Bolívia
 
12. (FGV) Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:
 
(a) Nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia.
(b) O petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.
(c) Mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa.
(d) O setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia.
(e) A Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz.
 
13. Acerca do carvão mineral, assinale a única afirmativa INCORRETA:
 
(a) O carvão mineral é um combustível fóssil e, entre os outros recursos desta categoria, ele é o mais abundante.
(b) As principais reservas brasileiras de carvão mineral estão localizadas na região Sul, especialmente, no Rio Grande do Sul.
(c). O uso energético do carvão mineral ainda é bastante restrito em nosso país, representando apenas 6,6% da matriz energética brasileira. Entre outras restrições, os altos teores de cinza e enxofre (da ordem de 50% e 2,5%, respectivamente) são os principais responsáveis pelo baixo índice de aproveitamento do carvão no Brasil.
(d) Ele é altamente nocivo ao meio ambiente, tanto pela liberação de dióxido de carbono que causa poluição atmosférica, agravando o aquecimento global, quanto na contribuição para a chuva ácida.
(e) As reservas de carvão mineral se localizam, em geral, nos dobramentos modernos, datados do período Terciário, Era Cenozoica.
 
14. Analise o quadro abaixo e assinale a única afirmativa INCORRETA:
 
 
(a) Em geral, quanto mais acesso ao desenvolvimento tecnológico o país dispuser, maior será o consumo de energia.
(b) Os países desenvolvidos tendem a serem os maiores consumidores de energia.

(c) A energia elétrica nas casas é uma necessidade para toda a população mundial e, hoje, não há um sequer lugar no mundo em que esta não esteja presente.

(d) Um colapso no setor energético pode significar uma crise em todas as atividades desenvolvidas em um país.

(e) Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.

 

15. 1. Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo:
 
. A energia elétrica é produzida em usinas termelétricas (carvão e óleo), hidrelétrica (águas fluviais) e termonuclear (urânio). (   )
. O petróleo já foi causa de muitos conflitos e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo, no Oriente Médio. (   )
. Os combustíveis fósseis são os grandes vilões dos fenômenos do Aquecimento Global e da chuva ácida. (   )
. Para a realização de grandes obras, como a construção de usinas hidrelétricas e outras, a execução e elaboração, respectivamente, de EIA/RIMA se fazem necessários, mas estes – no entanto - não são obrigatórios, segundo a legislação brasileira. (   )
. Após a crise do petróleo (1973) e de sua forte dependência ao combustível importado, o Brasil diversificou suas fontes de energia, buscando soluções domésticas, como investimentos no Proálcool, incentivo e aumento da produção interna de petróleo e gás, incentivos à produção de biodiesel e aumento da capacidade geradora das usinas hidrelétricas. (   )
 
 
Gabarito:
 
01.  (e)
06. (e)
11. (b)
02. (a)
07. (a)
12. (c)
03. (b)
08. (d)
13. (e)
04. (a)
09. (a)
14. (c)
05. (a)
10. (b)
15. (V) (V) (V) (F) (V)
 
 
 
 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário