domingo, 1 de junho de 2014

Relembrando Tópicos da Matéria: Modais de Transportes


 Imagem capturada na Internet (Fonte: Maxium Seguros)

Aos alunos da 3ª Série...

MODAIS DE TRANSPORTES

Conceito: Formas com as quais podemos transportar determinado tipo de mercadoria (Prof. Barreto, Logística Transmodal, 2006).
 
Trata-se dos tipos de transportes pelos quais uma carga (mercadoria) é transportada, sendo estes capazes de mantê-la em sua integridade (sem violação ou danos por manuseio incorreto) sob metas pré-estabelecidas, como tempo, custos (frete) etc.

Podendo-se incluir os passageiros (a exceção dos dutos/Dutoviário)
 
TIPOS DE MODAIS
 
 São considerados 05 (cinco) tipos de modais de transportes de cargas (mercadorias):
 
 
1. RODOVIÁRIO
Imagens do meu acervo particular

  Imagens do meu acervo particular
 
 
 
FERROVIÁRIO
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Viajando de Trem) 
 
 
  Imagem capturada na Internet (Fonte: Estadão)
 
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Jornal Mauá)
 
 
 
HIDROVIÁRIO OU AQUAVIÁRIO
 (marítimo, fluvial e lacustre)
 
 Imagens do meu acervo particular
 
Imagens do meu acervo particular
 
 
 
AEROVIÁRIO
 
  Imagens do meu acervo particular
 
Imagens do meu acervo particular
 


 Imagens do meu acervo particular
 

 
  DUTOVIÁRIO
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Portfólio Geográfico)
 
 
 
 Imagem capturada na Internet (Fonte: Banco de TCCs)
 

 
ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO
 
. Intermodal (estratégia de integração/transferência entre modais diferentes)
Exemplo: o minério sendo transportado por trem até um determinado ponto, onde ele vai ser transferido para um caminhão (transbordo), que seguirá para o porto, onde o seu destino é o navio.
 
Quando nos referimos a passageiros (pessoas), o mesmo ocorre (exemplos: integração trem-metrô; trem-ônibus). 

. Intramodal (estratégia de integração/transferência entre modais iguais).

OBS. Na próxima postagem abordarei as principais vantagens e desvantagens de cada modal de transporte.
 
Para saber mais sobre alguns tipos de modais, acessem matérias publicadas no ano passado, por meio dos links abaixo:
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. ola professora sou o aluno luan saavedra dos santos graças as imagens dos modais transportes entendi mas como é que é

    ResponderExcluir