sábado, 31 de maio de 2014

Relembrando Tópicos da Matéria: Redes de Transportes


Imagem capturada na Internet (Fonte: Maxium Seguros) 

Aos alunos da 3ª Série...

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES

 sob qualquer ponto de vista - econômico, político e militar -
o transporte é, inquestionavelmente,
a indústria mais importante do mundo”.
Congresso dos Estados Unidos (citado por MELLO, Romeu Zarske de, 2009) 

Não restam dúvidas que os transportes são imprescindíveis na sociedade moderna e, sobretudo, desempenham importante papel no desenvolvimento das nações, na economia, entre outros aspectos.

As inovações tecnológicas verificadas no setor e a intensificação dos fluxos de transportes são decorrentes do processo da Globalização, o qual - marcado pelo aumento da velocidade e de sua capacidade - nos fornece uma ideia de "encolhimento" das distâncias na superfície terrestre.
Neste contexto, alguns aspectos acerca da importância dos transportes merecem destaque, a saber:
- Promovem e intensificam as atividades econômicas, permitindo a implantação e distribuição de indústrias, o escoamento da produção, o alargamento dos mercados (trocas comerciais) e o desenvolvimento do comércio;
- Os meios de transportes modernos, mais rápidos e eficientes, aproximam as localidades quanto à relação distância x tempo (encurtam as distâncias);
- São responsáveis pela mobilidade urbana, ou seja, facilitam a vida das pessoas em seus trajetos diários para o trabalho, escola etc.;

- Possibilitam a difusão de ideias, de culturas e de técnicas;
- Estruturam o espaço urbano (cidades crescem, facilitam o acesso e a expansão dos serviços, comércio e indústrias etc.);

- Promovem o desenvolvimento das nações (integram as diversas regiões do país);
- Criam empregos;
- Facilitam a Divisão Internacional ou Territorial do Trabalho;
- Rompem com o isolamento de regiões desfavorecidas.

REDES VIÁRIAS OU DE TRANSPORTES

A expressão rede de transportes assinala o conjunto de todas as vias de transporte, de passageiros e de cargas (mercadorias), que se interligam com uma determinada densidade em uma determinada região.

Considera-se como via de transporte, as estradas de rodagem (rodovias), as estradas de ferro (ferrovias), as vias fluviais navegáveis (hidrovias), os dutos (dutoviário) etc.

A densidade e a qualidade das redes de transportes são utilizadas, muitas vezes, como  indicador do grau de desenvolvimento econômico da região ou do país.

Principais rodovias dos Estados Unidos 
Imagem capturada na Internet (Fonte: João Leitão Viagens) 
A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar), isto é, o movimento de pessoas ou mercadorias de um lugar para outro.

Os transportes contêm três elementos:
. Infraestrutura: consiste na malha viária de transporte, podendo esta ser uma malha rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular etc. Neste incluem-se as pontes, os túneis, os aeroportos, os portos marítimos e fluviais.
. Veículos: englobam os automóveis, motos, bicicletas, ônibus, trens e aeronaves, os quais são conduzidos nas malhas viárias.
. Operações comerciais: são as formas como esses veículos utilizam a rede, como leis de trânsito, diretrizes, códigos etc.

Os meios de transporte podem ser classificados em:  
. Terrestres (carros, ônibus, trem, etc.);
. Aquático (navios, canoa, barcos, etc.);
. Aéreos (aviões, helicópteros, balão, etc.);
.Tubular (gasoduto, oleoduto, etc.).

 Fontes:
 
. Material Didático particular
 
. MELLO, Romeu Zarske de. O Transporte e sua Importância (Parte 1), Revista Portuária Economia & Negócios, 2009.
Disponível em:  
 
. Transportes. Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário