O modelo de trabalho, em questão, é voltado para a pesquisa sobre as empresas parceiras da FIFA e patrocinadoras da Copa do Mundo (2014), a qual alguns grupos de alunos da Turma 1901 da E. M. Dilermando Cruz (Bonsucesso, Rio de Janeiro/RJ) estão fazendo a nível de Projeto da Unidade Escolar. Os demais farão outro tipo de pesquisa (já mencionado e orientados em postagens anteriores).
Como modelo escolhi a marca AVON, uma vez que a minha intenção é só orientar a linha de pesquisa a ser executada e a elaboração do trabalho a ser exposto.
Imagem capturada na Internet (Fonte: The Avon Spot)
. Marca: AVON
. Segmento: Vendas diretas
. Principal (s) produto (s): Maquiagens, cosméticos e fragrâncias
. País de Origem: Estados Unidos
. Ano da Fundação: 1886
. Fundador: David Hall McConnell
. Matriz ou Sede mundial: New York (EUA)
. Presença Global: + 100 países (inclusive no Brasil)
. Maiores mercados consumidores: Estados Unidos, Brasil e México
. Principais concorrentes no Brasil: Amway, Natura e Jequiti
. Histórico:
A história da AVON teve início com o vendedor David Hall McConnell,
de apenas 28 anos, que vendia livros de porta em porta em Manhattan, em
Nova York (EUA). Como não era bem recebido pelos moradores nas casas, nas
quais ele tocava a campainha, ele teve a ideia de presentear, com um frasco de
perfume, que ele mesmo passou a fabricar artesanalmente, a todas as pessoas
que, ao menos, aceitassem ouvir a sua exposição. Sua estratégia de venda mudou
radicalmente a sua vida.
Os perfumes fizeram mais sucesso que os próprios livros e, com isso,
nasceu, em 1886, a empresa California
Perfume Company (em português, Companhia de Perfumes Califórnia, conhecida
como CPC), com foco voltado para vendas de perfumes em domicílio.
Esse seu novo empreendimento começou em um espaço alugado, não
muito maior do que uma despensa de cozinha. E era o próprio McConnell que
produzia os perfumes, exercia as funções de caixa, correspondente, despachante
e de office boy.
Com suas vendas eram a domicílio, McConnell convidou Persis
Foster Eames Albee, sua amiga e viúva de um senador, para ser a primeira
revendedora de sua nova empresa. Durante seis meses, Albee foi sua única
funcionária e vagava de trem ou a cavalo para vender os produtos (perfumes).
Foi ela que, percebendo o grande potencial do negócio, convidou outras
mulheres para montar o primeiro grupo de revendedoras da história da AVON.
Em 1896, a empresa, que já contava com 25 mil revendedoras nos Estados
Unidos, com o seu primeiro catálogo para consulta, através do qual as
consumidoras podiam escolher além dos tradicionais perfumes, uma gama de
produtos para cuidados pessoais (sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele,
xampus, cremes de barbear etc.).
Nesse mesmo período, foi contratado o maior perfumista da época, Adolph
Goetting, para trabalhar no recém-inaugurado laboratório de pesquisas da
empresa, localizado em Suffern, Nova York.
A mudança de nome da empresa para AVON
aconteceu em outubro de 1939, quando esta passou a atuar em outros estados americanos,
além da Califórnia.
Na década de 50, com o crescente sucesso dos seus perfumes, várias
filiais da AVON se espalharam – rapidamente - pelos cinco continentes. Ao final
desta década, a AVON já estava presente em países como Venezuela, Alemanha,
Inglaterra e Brasil e, na década de 60, ela ingressou em outros mercados
como a Holanda, Bélgica, Itália, Espanha e Japão.
Igual a outras empresas, a AVON deixou de ser apenas uma companhia
multinacional para se transformar em uma organização global. Iniciou sua grande
expansão internacional quando foi formada a divisão internacional.
Sua sede, nos Estados Unidos, passou a funcionar como um centro de
negócios e as filiais agrupadas, atuavam como divisões autônomas. Todas
operavam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada
mercado local.
Em 1954, a famosa campanha publicitária “Ding Dong, AVON Calling” (Ding Dong, AVON chama) foi introduzida com enorme sucesso.
. Curiosidades:
. A escolha nome AVON para a empresa foi em homenagem a William
Shakespeare, escritor nascido na cidade inglesa de Stratford-on Avon, de quem McConnell era um grande
fã.
. A AVON começou a diversificar sua linha de produtos, com o lançamento de uma coleção de bijuterias, em 1971.
. A AVON começou a diversificar sua linha de produtos, com o lançamento de uma coleção de bijuterias, em 1971.
. Ela foi a primeira grande indústria de cosméticos que deixou
oficialmente de usar animais para fins de pesquisa e testes, em 1989.
. A empresa passou a empregar o avançado sistema “living-flowers”. Antes, as essências aromáticas eram extraídas com
a destruição da planta. Este novo processo preserva a vida da flor, extrai a sua
essência aromática sem destruí-la e a reproduz sinteticamente em escala industrial.
. Fonte de Consulta: Mundo das Marcas
Vitória Azevedo / turma 1901.
ResponderExcluirObrigada professora por postar o modelo , ajudará bastante nós alunos que tiramos patrocinadores.
Beijos ^^
Ainda bem que o meu trabalho não se trata de multinacionais..
ResponderExcluirTurma:1901
Jonatas. \o/
ResponderExcluirAjudou bastante,trabalho em andamento.
Turma:1901
Thamires