sábado, 25 de março de 2017

25 de Março: A Hora do Planeta, vamos participar!


Imagem capturada na Internet
Fonte: WWF Brasil


Há dez anos (2007), a World Wide Found (WWF) lançou – em Sydney, na Austrália - uma Campanha voltada para questões ambientais baseada em um simples ato de desligar as luzes, por um período de uma hora. Esse ato simbólico de conscientização e preocupação com as questões ambientais, hoje, representa o maior movimento pelo meio ambiente do mundo.
 
Só no ano passado (2016), mais de sete mil cidades participaram e, para este ano, a expectativa é que o número de cidades participantes, assim como pessoas, instituições (privadas e públicas), empresas e outras entidades supere esse quantitativo. 
 
A WWF, fundada em 29 de abril de 1961 e com sede na Suíça, é uma Organização Não-Governamental internacional, atuante na área do meio ambiente (conservação, investigação e recuperação ambiental).
 
O horário do “blecaute” simbólico e, também, voluntário ocorrerá, no mundo todo, entre às 20h30 e 21h30,  hora local.
 
“Mais do que um simples apagar de luzes,
a Hora do Planeta é um convite para que as pessoas
parem por cerca de uma hora 
e reflitam sobre as nossas ações
em relação ao meio ambiente;
o que temos feito e o que cada um pode fazer par
a diminuir o problema”
 
Maurício Voivodic
 (Diretor-Executivo do WWF-Brasil)

Problemas estes que perpassam pela vida e responsabilidade de cada um, enquanto cidadão responsável, como evitar o desperdício (água, energia, comida etc.), geração e acúmulo de lixo, o uso consciente de veículos individuais de transporte, a conservação da natureza, evitar todos os tipos de poluição, entre outras atitudes que agridam o meio ambiente.
 
Tanto o Poder Público quanto às empresas (privadas ou não) e cada um de nós tem a sua participação direta e/ou indiretamente na manutenção e na produção de danos no meio ambiente (impactos ambientais). E, ao mesmo tempo, temos a resolução da grande maioria deles.
 
Basta sermos mais conscientes e ativos em prol de mudanças positivas.

2 comentários: