Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay
Prosseguindo com as orientações ao
Trabalho Escolar do 1◦ Bimestre, os
alunos das seis turmas do C.E. Profª
Sonia Regina Scudese (Brás de Pina, Rio de Janeiro) – Turmas 1003, 1008, 2004, 2005, 2006 e 2007 - realizarão entrevistas com mulheres de diferentes
áreas no mercado de trabalho (dentista, gari, caixa de supermercado, médica,
professora, entre outras).
Como comentei na sala de aula, o foco do trabalho é a mulher, o seu papel na sociedade e no mercado de trabalho, bem como questões pertinentes à Lei Maria da Penha (violência doméstica contra a mulher). A temática tem por base as datas comemorativas do 1◦ Bimestre, como o Dia Internacional da Mulher (08 de março) e o Dia Nacional da Mulher (30 de abril), bem como a questão cultural quanto à violência contra o sexo feminino.
No entanto, para as Turmas 1003 e 1008 serão incluídas, também, mulheres da Comunidade Escolar (como Diretora, Coordenadora,
Orientadora Educacional, Agente Pessoal, Secretária, Auxiliar de Limpeza,
Bibliotecária, Professoras e Responsáveis), tendo em vista que a maioria é novato no colégio.
Para a realização desse trabalho,
os alunos deverão cumprir três etapas, cada qual com procedimentos específicos,
os quais deverão ser avaliados por mim, a saber:
I.
ETAPA DE ORGANIZAÇÃO E PREPARAÇÃO
1. Definir sua dupla (ou, no máximo, um trio);
2. Estabelecer uma carreira de interesse do grupo e/ou de um ou dois
membros do mesmo. Isso é opcional, tendo em vista a dificuldade de muitos em
ter acesso a alguns estabelecimentos, distantes de sua residência. Por isso, a escolha da profissão poderá livre (sem
prejuízo de nota ao Grupo);
3. Procurar – no âmbito da carreira selecionada (por interesse pessoal ou escolha
aleatória) – uma pessoa (sexo
feminino) que se disponha a ser
entrevistada e, também, fotografada
ao lado dos alunos do Grupo (a foto é imprescindível, no caso de recusa da
mesma, o grupo deve procurar outra pessoa que aceite);
4. Antes de agendar o dia da entrevista, o Grupo deverá elaborar de 12 a 15 perguntas (no
máximo), abrangendo questões pessoais
(em termos do seu processo de vida e de formação) e profissionais, assim como no contexto
da violência à mulher, tendo
como referência à Lei Maria da Penha;
5. Estando todas as perguntas
elaboradas, um aluno do Grupo deverá encaminhá-las
- sob a forma de Arquivo (salvar como Documento Word) ao meu e-mail particular, a fim de que eu possa
avaliá-las;
6. Após a minha avaliação e sinal
de “OK”, agendar o dia e a hora da Entrevista com a
pessoa escolhida.
.
Elementos a serem avaliados nesta 1ª Etapa: Formação do Grupo; migração e/ou
troca de alunos entre os grupos; a carreira escolhida (não há perda de pontos,
mas pontos extras em razão do atendimento ao interesse específico de um ou mais
elementos do Grupo); a participação de todos os membros do Grupo na elaboração das perguntas; o nível das perguntas elaboradas e a contextualização das
mesmas em relação à profissão da entrevistada e às questões em foco; o número
de vezes que a entrevista teve que ser refeita por causa de algumas perguntas
impróprias e o tempo de realização desta etapa pelo grupo.
II.
ETAPA DA ENTREVISTA PROPRIAMENTE DITA
1. Os alunos do Grupo deverão comparecer ao local determinado, no dia e na hora marcado, sem atraso e/ou
ausência de um aluno do mesmo. Todos deverão estar uniformizados (uniforme completo e sem uso de acessórios, como o boné);
2. O Grupo deverá levar uma máquina digital ou celular para fotografar, podendo ainda usar o gravador (opcional), no caso, da pessoa
autorizar a gravação da entrevista. Mas, antes de usá-lo é preciso testar se o
áudio é de boa qualidade, pois já tive alunos que perderam a entrevista em
função disso;
3. Após a Entrevista, tirar a foto de todos os envolvidos, ou
seja, os alunos do Grupo e a mulher que foi entrevistada.
.
Elementos a serem avaliados nesta 2ª Etapa: A participação de todos os
membros do Grupo na hora da Entrevista; o uso do uniforme completo e a foto
(colorida e de boa qualidade).
III.
ETAPA FINAL
1. Digitar e salvar as respostas da Entrevista no Arquivo, bem abaixo das respectivas perguntas;
2. Encaminhar o Arquivo com a Entrevista pronta para o meu e-mail;
3. Aguardar a minha avaliação e possíveis correções de erro de
digitação e outros;
4. Ao receber de volta o Arquivo,
já revisado, imprimir a Entrevista;
5. Colar a foto na parte superior da folha da Entrevista
(de forma centralizada).
. Elementos
a serem avaliados nesta 3ª Etapa: O cumprimento do prazo de entrega; apresentação
estética do trabalho (qualidade, sem rasuras, amassado, sem manchas etc.); apresentação
gráfica quanto ao padrão de digitação (Fonte, tamanho da letra, espaçamento
entre linhas e disposição da imagem) e novas perguntas criadas durante a
Entrevista (embasadas nas que foram previamente elaboradas pelo grupo).
*****************
O exemplo abaixo foi aplicado com
mulheres da Comunidade Escolar da rede municipal, mas a foto segue como modelo,
podendo esta ser também de corpo inteiro.
Em todas as fichas, logo abaixo da foto, há a descrição de alguns dados pessoais da pessoa entrevistada. Por isso, essas informações não devem ser cobradas em forma de perguntas.
Exposição das Entrevistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário