quinta-feira, 31 de maio de 2018

31 de junho: Feriado de Corpus Christi

Imagem capturada na Internet
Fonte: Calendarr


Muitas pessoas acham que a celebração de Corpus Christi, em que se comemora hoje (31/05) é um feriado nacional, assim como eu também pensava. Mas, a data é apenas um feriado municipal em nosso país, cabendo à Prefeitura dos municípios decretarem ou não como feriado religioso. 

Em nosso país, o dia de Corpus Christi, que é uma data móvel (não é fixa), consta como feriado em todas as capitais brasileiras, tal como ocorre em Florianópolis (Santa Catarina), João Pessoa (Paraíba), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo), por exemplo.

Todavia, nos municípios em que não haja Lei que o regulamente como feriado, cabe aos patrões (empregadores) decidirem se mantêm as atividades ou dispensam os seus respectivos funcionários. Assim como os Prefeitos podem declarar a data como “ponto facultativo” nas Repartições Públicas municipais.

Em suma, ele é um feriado facultativo, municipal, de cunho religioso (Igreja Católica Apostólica Romana).

Em geral, o empregador que dispensa o funcionário nesta data comemorativa, mesmo não sendo feriado em seu município, segue e professa a religião católica.

No caso de a Prefeitura decretar o dia como feriado, se houver algum empregador que exija expediente, na referida data, caberá à empresa pagar o dia trabalhado como hora extra.

A maioria dos governos nas esferas federal, estadual e municipal decretam, também, como ponto facultativo o dia seguinte, ou seja, a 6ª feira.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”. Sua data é considerada uma das mais importante para a Igreja Católica, tendo em vista o seu significado religioso, expresso na celebração do mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

 
Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos,
ele mandou que celebrassem sua lembrança
comendo o pão e bebendo o vinho
que se transformariam em seu corpo e sangue.
Por meio da eucaristia, Jesus nos mostra
que está presente ao nosso lado,
e se faz alimento para nos dar força para continuar.
Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.”
 
 
 
Este dia é marcado, em vários municípios brasileiros, pela celebração da missa com ênfase na celebração da Eucaristia e a realização de procissões pelas nas ruas, com a representação do Corpo e Sangue de Cristo. Em algumas cidades, essas procissões passam pelos tradicionais tapetes de Corpus Christi, isto é, tapetes coloridos confeccionados com sal, serragens, flores e outros materiais dispostos no trajeto das mesmas.

 
Catedral Metropolitana de São Sebastião, Centro
Imagem capturada na Internet

 
Para ver algumas imagens e saber mais sobre a Origem do Corpus Christi e as comemorações em nosso país, clique AQUI!

Fontes de Consulta
 
 
 
Nolar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário