terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dinâmica da Leitura Atenta

No primeiro dia de aula, eu sempre prefiro ter uma conversa informal com a turma e fazer as apresentações, tanto da minha pessoa quanto a dos alunos (nome, idade e, por serem do 1º Ano, de qual escola vieram). Afinal são mais de 200 dias de convivência (na sala de aula e/ou na escola) e esta deve ser marcada pela empatia e respeito.

Além disso, comento acerca das normas do colégio (uso proibitivo de celular e de aparelhos eletrônicos, atrasos, faltas, idas ao bebedouro ou sanitário etc.), do método de ensino, do livro didático e dos instrumentos de avaliação.

Em geral, eu aplico um teste de sondagem no meu primeiro contato com as turmas, mas com os alunos do Ensino Médio, isso não foi possível, pois o tempo ficou reduzido devido ao fato dos mesmos serem novos em ambos os Colégios e, com isso, houve certa confusão em relação ao número da sala de aula. As duas Unidades Escolares são prédios verticais (de no máximo 3 andares com salas de aula, como é o caso do C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese).

Mas, conforme planejei, apliquei uma dinâmica e passei uma tarefa para casa, a ser executada por grupo de 4 alunos, que tem a ver com o primeiro tópico do Plano de Curso (Cartografia).

A dinâmica proposta, apesar de se apresentar bem simples (fácil), tem por objetivo mostrar ao aluno a importância dos mesmos em termos de atenção na leitura e na interpretação. Servindo não só para sua vida escolar e profissional (realização de provas, concursos etc.) como em sociedade, como - por exemplo – assinar papéis (documentos).

A dinâmica abaixo não é de minha autoria, mas eu adaptei aos moldes da minha área disciplinar de um modelo que tive acesso através de um colega. Qualquer professor pode utilizar para este fim, modificando de acordo com a sua especificidade.

Como era de se esperar, a maioria leu de forma desatenta a primeira questão, respondendo e executando as tarefas solicitadas em cada questão. Alguns sentiram dificuldades até em responder ou desenhar, mas a quase totalidade deste grupo riu de sua própria desatenção.

Muitos alunos do curso noturno classificaram a dinâmica como uma “pegadinha”.

Foi muito interessante... Até para mostrar aos mesmos o quanto lemos desatentos, mecanicamente, sem a interpretação devida.

Além disso, o aluno tanto do II Segmento do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio tem que ter em mente que a leitura feita com calma e atenção, muitas das vezes, fornece elementos passíveis de indicar a resposta certa em determinadas questões de prova de concurso para promoção e/ou admissão a uma vaga em Unidades de Ensino e/ou emprego.



Vejamos com mais detalhes...
Concentre-se e siga as seguintes instruções em total silêncio:
1. Leia todos os itens antes de executar qualquer tarefa indicada;
2. Escreva seu nome na lacuna ao lado; (__________________)
3. Escreva a data de hoje na parte superior da folha;
4. Na linha ao lado, cite o nome do nosso continente; ______________
5. Desenhe 3 figuras geométricas (quadrado, círculo, triângulo) no verso da folha;
6. Ponha um “X” dentro de uma das figuras geométricas;
7. Desenhe a bandeira do Brasil no verso da folha;
8. Escreva uma palavra, que venha a sua cabeça, dentro da faixa da bandeira;
9. Levante a mão, sem falar com ninguém, quando chegar neste item;
10. Faça um círculo em volta de todos os números pares deste teste;
11. Ao lado de “Disciplina: Geografia” escreva uma riqueza natural do Brasil;
12. Complete a frase: A cidade do Rio continua ________________ ;
13. Coloque o seu nome e o número de turma no verso da folha;
14. Date novamente no verso da folha;
15. Agora que você acabou de ler tudo, com bastante atenção, execute apenas a instrução de número 13;
16. Aguarde e vamos ver quantas pessoas leem, realmente, as instruções de maneira correta.

16 comentários:

  1. Olá Professora Marli Vieira!

    Seu blog contém muitos conteúdos interessantes.

    Queria lhe dar os parabéns por administrar este blog com posts excelentes, possibilitando os visitantes de se comunicar com a senhora..

    Mais uma vez meus parabéns e espero continuar seguindo um blog interessante e informativo..

    Atenciosamente
    Ravishing.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por suas palavras e participe sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns profª a dinâmica é interessante,divertida e os ensina a importância da leitura calma e atenta tão difíceis de serem trabalhados nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por sua visita e comentário. Eu também gosto muito desta dinâmica e ela abre, logo de início, um aspecto muito relevante em qualquer disciplina: a leitura e interpretação atenta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, professora!
    Gostaria de saber sua opinião sobre aplicar esta dinâmica em alunos do 6o ano. Sou iniciante na docência e não quero exagerar com os pequenos... Desde já, obrigada!

    Abraços,
    Mariana.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante esta dinâmica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante dessa dinâmica.Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, gostei muito dessa dinâmica, seria possível me enviar pelo e-mail, pois esta ficando ruim salvar por aqui

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, apliquei a dinâmica com meus alunos, foi ótimo. Estou iniciando minha jornada como professora e adorei seu blog esta me ajudando muito neste meu inicio. Parabéns. Meu nome é Eliana sou do litoral de SP. Um forte abraço.

    ResponderExcluir