. MODAL
HIDROVIÁRIO: também denominado de modal aquático ou
aquaviário, este consiste no transporte de pessoas e mercadorias (cargas) por
meio de diferentes embarcações (barcos, lanchas, canoas, navios, balsas etc.)
através de vias navegáveis, como rios, lagos, lagoas, oceanos e mares.
Sendo assim, o transporte hidroviário abrange tanto o
transporte fluvial através de rios, lagos e lagoas quanto o transporte marítimo
através de mares abertos (ou costeiros) e os oceanos.
No entanto, subtende-se - como vias fluviais navegáveis – os
rios de planícies, cujo substrato sedimentar lhes conferem o potencial à
navegabilidade.
Imagem capturada na Internet (Fonte: Mundo das Tribos)
Os rios de planaltos, por sua vez, não são favoráveis para
navegação,
uma vez que o seu substrato é rochoso, com ocorrência de saltos e cachoeiras em
seu percurso, o quê impede o seu uso como hidrovia.
No entanto, estes últimos apresentam
grande potencial para a produção de energia elétrica através da construção de
Usinas Hidrelétricas.
Imagem capturada na Internet (Fonte: Aventureiros por Trilhas e Aventuras)
Em comparação aos transportes rodoviário e ferroviário, os
transportes hidroviários são bem mais baratos, não só em termos de custos, mas
também em capacidade de carga e de impacto ambiental. Além de ser ideal para
longas distâncias.
A variedade de embarcações é muito grande tanto em termos de
tamanho quanto em termos de sua finalidade, sobretudo, quando este é
direcionado ao comércio internacional.
Há vários tipos de navios de grande porte, como, por
exemplo:
. Navio de carga geral (destinados ao
transporte de carga geral, seca);
. Navio
frigorífico (equipados com maquinários para refrigeração);
. Graneleiros
(destinados
ao transporte de carga sólida e a granel);
. Navio
tanque (destina-se ao transporte de carga líquida a granel, com
divisões nos porões, podendo variar a carga desde petróleo, produtos químicos,
ácidos, entre outros);
. Navio
porta-container (especializado para o transporte de containers,
abrigando todos os tipos de cargas);
. Navio
porta-aviões (navio de guerra cujo papel principal é servir
de base aérea móvel);
. Navios
porta-barcaças (possuem capacidade para transportar barcaças);
. Navios
de passageiros (têm a única finalidade de transportar pessoas,
viagens, cruzeiros);
. Navios
rebocadores (destinam-se a puxar, empurrar e manobrar todos
os tipos de navios, em geral, na zona portuária ou canais de acesso aos portos.
Podem socorrer, também, navios em alto-mar ou embarcações encalhadas em bancos
de areia).
A velocidade dos navios marítimos varia e esta é representada
por knots, que equivale a uma milha
marítima (1.853 metros).
Em termos de carga, o navio pode transportar qualquer tipo
de mercadoria, desde matéria prima primária ou commodities (minérios e gêneros
agrícolas) a granel a produtos químicos, combustíveis, veículos, entre outros.
A partir de meados da década de 60 (Século XX), além de a
carga geral ser transportada em caixotes, sacas ou qualquer outro tipo de
recipiente, contou-se com o uso de contêiner que veio a facilitar o transporte
e a disposição dos mesmos dentro do navio. Além disso, o seu uso oferece
segurança em termos de não haver manuseio da carga do seu ponto de partida até
o seu destinatário final, exceto em caso de fiscalização.
Um grande entrave que pode existir, sobretudo, com o uso de
navios de grande porte no comércio internacional diz respeito à infra-estrutura
e logística dos portos marítimos, os quais ainda se mostram incipientes no
mundo inteiro.
Vantagens:
- Possui grande capacidade de cargas e qualquer tipo de
carga;
- O custo operacional é muito baixo;- Transporte de grandes distâncias;
- Apresenta pequeno consumo de energia;
- Baixo custo de manutenção;
- Baixo índice de acidentes, considerado também um dos mais seguros.
Desvantagens:
- A necessidade de transbordo nos portos;
- Maior exigência de embalagens;
- Tempo de transporte mais longo (transporte lento);
- Interferência das condições climáticas;
- Menor flexibilidade nos serviços aliado a frequentes congestionamentos nos portos.
Fontes de Pesquisa
. Curso de Logística
. Infoescola
. Material didático particular
. Ministério dos Transportes
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