Imagem capturada na Internet (Fonte: SindBancários)
Em razão da Copa do Mundo no Brasil, o calendário escolar nas diferentes redes de ensino (pública e privada), sobretudo, no município do Rio de Janeiro, do qual posso tecer comentários, mostrou-se incoerente à chamada Lei Geral da Copa, uma vez que as adequações necessárias dos seus respectivos calendários escolares não seguiram uma uniformidade.
Tudo bem que a mesma estabelece que o "calendário escolar deve se adequar a peculiaridades locais, a critério do respectivo sistema de ensino (grifo meu) (...)" (Portal da Copa), sem que haja, no entanto, a redução do total de dias letivos do ano, previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Só para se ter uma ideia, muitas escolas e/ou colégios da rede privada (particular) iniciaram o seu recesso escolar, hoje, tendo sido o último dia de aula na sexta feira passada (27/06). Por sua vez, na rede pública de ensino, as escolas municipais entraram em recesso no 12 de julho e retornaram às aulas, hoje (30/06), enquanto a rede estadual estabeleceu um período maior, compreendendo do dia 12/06 ao dia 11/07. Esta última, para seguir este período, estabeleceu vários Sábados Letivos em seu calendário oficial.
Com isso, alguns alunos da rede municipal, hoje, reclamaram do retorno às aulas, assim como justificaram a ausência de muitos alunos que optaram por só regressarem após o término do referido evento esportivo.
Mas, ao mesmo tempo, em que esta situação foi criada na parcela insatisfeita, a grande maioria dos alunos do 9º Ano, presentes hoje, mostrou-se feliz pela volta à escola.
Acredito que a frequência aumentará durante a semana, inclusive, pela iniciativa de muitos em relatarem que vão postar nas redes sociais, que as mesmas estão acontecendo "pra valer". Assim, nós - professores - esperamos!
Imagem capturada na Internet (Fonte: Esmaelmorais.com.br - Charge BioLoukos – IFPI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário