Horário do intervalo do recreio - E.M. Dilermando Cruz
Imagem do meu acervo profissional
Dando continuidade a postagem anterior, mas com foco na minha
proposta de atividade para contemplar o subprojeto “Valorizando a Escola” (1˚
Bimestre), eu optei por realizar um antigo projeto de minha autoria, voltado para a mesma
Unidade Escolar e apresentado no Simpósio Múltiplos Letramentos na Escola
Pública (UFRJ), em 22/09/2012, no Colégio Municipal Prefeito Mendes de Moraes,
na Ilha do Governador (RJ).
Embora, as intenções quanto a sua realização fossem reais e o
corpo discente já estivesse a par das etapas que eles iriam trabalhar, o mesmo nunca
pode ser desenvolvido mediante as grandes mudanças por quais a escola passou.
Como a nova e atual Gestão Escolar se mostrou aberta à
recuperação da imagem da escola perante às comunidades interna e externa, eu percebi
a possibilidade de desenvolvê-lo e optei em propor aos alunos a fim de
contribuir para que os problemas – tanto de ordem física/estrutural quanto
organizacional/comportamental - fossem detectados e discutidos por eles mesmos,
os principais agentes ou protagonistas do processo educativo (os alunos) e, por
fim, apresentados sob a forma de exposição.
Imagem do meu acervo particular
Como já era previsto, um bimestre consiste em um período de
tempo muito curto para a realização das etapas da proposta, em questão, uma vez
que as mesmas têm por base realizar uma análise diagnóstica de toda Unidade
Escolar, além da parte externa (caracterizar e diagnosticar as suas condições),
promoção de discussões entre os elementos do grupo e apresentação de ações e
medidas mitigadoras e/ou minimizadoras aos problemas detectados, a fim de
reverter a situação configurada a um nível compatível com os objetivos de
resgatar o valor da escola, como espaço de referência à Comunidade Escolar, à
comunidade externa (bairro e adjacências) e junto à 4ª Coordenadoria Regional
de Educação, da qual pertence.
Além disso, a necessidade de eu estar junto aos grupos em
determinados recintos e além do horário não foi tão simples mediante à
administração das minhas aulas. Sendo assim, por este configurar como um
trabalho complexo e extensos, o mesmo não pode ser concluído no período
pré-determinado e nem ser apresentado por ocasião da culminância do Projeto, em
15 de abril do ano em curso.
Muitos alunos (6˚ e 8˚ Ano) estão fechando os trabalhos agora,
sendo que os da Turma 1602 se apresentam mais atrasados, pois as minhas aulas
são na 5ª e 6ª feiras, dias estes que coincidiram com muitos feriados e pontos
facultativos. Daí, eu ter que atrasar as atividades para dar prioridade às
aulas em razão do cumprimento do Conteúdo Programático e das datas das
avaliações bimestrais.
Os alunos foram divididos em grupos, tendo cada um líder, e a
proposta de cobrir um ou dois recintos da Unidade Escolar. Além dos registros fotográficos, entrevistas
foram realizadas pelos alunos a professores, funcionários, Direção e outras
pessoas ligadas direta e/ou indiretamente à escola.
Discussões entre os alunos da Turma 1801 em seus respectivos grupos
Nenhum comentário:
Postar um comentário