quarta-feira, 2 de abril de 2025

02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 

02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Imagem capturada na Internet
Fonte: Polícia Rodoviária Federal 


Texto atualizado em o3/04/2025 às 9h35

Hoje, dia 02 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do AutismoTrata-se de uma data bastante especial e importante no mundo inteiro.

A Campanha “Abril Azul”, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, tem por objetivo principal dar maior visibilidade e conhecimento sobre o Autismo, sobretudo, ao promover a conscientização e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Visando, com isso, gerar cidadãos mais conscientizados e menos preconceituosos, permitindo, assim, que os direitos dos autistas sejam assegurados em uma sociedadecada vez mais - inclusiva. 

O Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que dificulta as interações sociais e a comunicação. Havendo ainda, entre as características do indivíduo com autismo, comportamentos repetitivos e restritos, assim como graus de hipersensibilidade a determinados estímulos.   

É importante frisar que o Autismo não é doença ou enfermidade e, sim, uma condição do desenvolvimento. Por esta razão, ele não tem cura, podendo ser tratado com diversas terapias, com o apoio familiar e, sobretudo, com o apoio especializado, no caso da escola, para auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades. 

Por se tratar de uma condição, desde a década de 90, não se usa mais o termo “autista”. O correto é usar a expressão “a pessoa tem autismo”. 

autismo apresenta diferentes graus, se manifestando de diversas maneiras. Atualmente, de acordo com as suas particularidades, considera-se o Autismo sob três níveis, os quais – antigamente – eram classificados – em ordem crescente – Leve, Moderado e Severo:                                                                                        

. Nível 1

Denominado, também, de Asperger, neste nível é bastante comum a introspecção e dificuldade na comunicação, porém, o comprometimento é menor. Movimentos descoordenados e o foco em apenas um assunto ou atividade de maior interesse são bastante comuns. 

Tais comprometimentos podem demorar, mais tempo, para serem diagnosticados

 

. Nível 2

interatividade social é baixa, há dificuldade ou ausência de comunicação verbal, assim como determinadas atitudes e movimentos repetitivos ficam mais em evidência. Os comprometimentos oscilam com as características tanto do nível 1 quanto no nível 3. 

 

. Nível 3

Caracteriza-se por desencadear maior interferência nos diversos aspectos, tanto do nível 1 quanto do nível 2. Consta como grave déficit cognitivo e as habilidades para convívio social, tornando imprescindível um suporte grande para atender as necessidades individuais do indivíduo portador do TEA.  

O termo “Transtorno do Espectro Autista” (TEA) passou a ser empregado, em 2013, por ocasião do lançamento do 5° Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais (DSM-5, sigla em inglês), produzido pela Associação Americana de Psiquiatria (APA, sigla em inglês), que englobou todos as variações de autismo. Assim sendo, o termo “espectro” abrange desde as manifestações de autismo mais leve até a mais severa, isto é, desde o nível 1 ao nível 3. 


Fontes de Consulta

. 2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Saiba mais! - Pro Atitude Educacional 

. 7 coisas que você não sabe sobre autismo – Blog Ame sua Mente 

. Abril azul: Mês de Conscientização sobre Autismo - Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis 

. BELTRAME, Beatriz: 8 sinais e sintomas de autismo (TEA) – Tua Saúde 

. Campanha Abril Azul: Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Blog Geografia em Foco 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Origem do Dia da Mentira (1° de Abril)

Imagem capturada na Internet
Fonte: Rádio Cultura

 

Hoje, 1º de abril, é comemorado o Dia da Mentira ou, como é também conhecido, o Dia dos Tolos. 

Já foi tempo que eu adorava pregar uma peça nas pessoas conhecidas ou ser a própria vítima de tal pegadinha e ouvir, junto com grandes gargalhadas, “Peguei, primeiro de abril! 

O Dia da Mentira surgiu na França, no Século XVI, sob o contexto da mudança do calendário em relação a data de comemoração do Ano Novo

Antigamente, o Ano Novo era comemorado entre 21 de março e 1º de abril, mais precisamente, quando ocorria o equinócio (a posição do Sol em relação à Terra faz com que a duração do dia seja igual à da noite). 

Com a reformulação do calendário, a data oficial do Ano Novo passou a ser 1º de janeiro. 

Em 1582, por determinação da Igreja Católica,

o rei Henrique III substituiu o Calendário 

Juliano pelo Gregoriano.

Entre suas mudanças, que dividiram o ano em 365 dias

de acordo com o movimento da Terra em relação ao Sol,

a data oficial do Ano Novo foi alterada 

de abril para janeiro.

(FAGUNDES, Pedro – CBN, 2025)


Na época houve muita resistência, por parte da população, em aceitar essa nova data e, com isso, muitas continuaram festejando o Ano Novo no período antigo e, em consequência disso, estas mesmas pessoas se tornaram alvos de zombarias e brincadeiras dos outros. 

Com isso, surgiu a tradição de inventar mentiras ou inverdades nesse dia (1º de abril), que acabou se espalhando por outros países. 

Esta é a versão mais conhecida acerca desta data comemorativa.

No Brasil, de acordo com o artigo publicado na Rádio Cultura, o Dia da Mentira começou a se espalhar em Minas Gerais, por intermédio do periódico “A Mentira”, voltado para assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do Século XIX. 

O periódico – em questão - lançou, em 1º de abril de 1848, uma matéria que divulgava a morte, do então imperador, Dom Pedro II. O que era uma grande mentira! 

Dois dias depois, o próprio jornal desmentiu a notícia, visto que a falsa matéria ganhou grande repercussão. Dom Pedro II veio a falecer em 1891.


Fontes de Pesquisa:

. Dia da Mentira – 1º de Abril – Rádio Cultura (2025)

. Dia da Mentira: a história e as tradições de 1º de abril – O GLOBO (2025)

. FAGUNDES, Pedro: Dia da Mentira: a curiosa origem e as pegadinhas mais famosas da imprensa – CBN (2025)

Dia de Visitação, Evento Festivo, Surpresas e Palestras na E. M. Dilermando Cruz

 
  Da esquerda para direita, um representante do Sesc,
atrás, o escritor Júlio Emílio Braz (camisa cinza), outra representante 
do Sesc, a Prof.ª Patrícia Santos (blusa azul), 
outra representante do Sesc e, ao fundo,
o escritor Rogério Andrade Barbosa.

Foto cedida pela Prof.ª Patrícia Santos


Texto atualizado em 02/04/2025 às 9h15

Faz exatamente uma semana que estive na Escola Municipal Dilermando Cruz para participar do Chá de Bebê do primeiro filho da Prof.ª Jéssica (Inglês). 

Na verdade, recentemente, a Prof.ª Jéssica pegou Amparo de sua matrícula e foi transferida para outra Unidade Escolar, mais próxima de sua residência. Por estar de Licença Especial, eu desconhecia este fato. E, embora a minha intenção inicial era participar do evento, devido a problemas familiares, eu não pude ficar até o horário do Chá de Bebê, que estava programado para o intervalo do almoço. Mas, deixei os presentes com os professores que organizaram a “festa” e tive a sorte de ver a Prof.ª Jéssica na saída da escola. 

Fiquei feliz em revê-la, assim como os meus ex-alunos, os colegas de trabalho, a Direção e os demais funcionários. Quanta saudade! 

Eu fui nas atuais salas das minhas cinco turmas do ano passado e falei com todos os alunos. Muitos me perguntaram se eu estava voltando. Não! 

Depois do encerramento do Ano Letivo de 2024, essa foi a primeira vez que retornei à escola (25/03). Daí a emoção! 

Foram muitos anos de um sentimento de pertencimento, de aprendizagem diária tanto com os colegas quanto os alunos, de trabalho cumprido e de grandes laços de amizade...  

Antes de sair, a Prof.ª Patrícia Santos (História) me chamou para dar ir ao Auditório da escola, pois o escritor Júlio Emílio Braz, que estudou em nossa escola, estava ministrando uma palestra para os alunos. 

Mesmo com o horário apertado, subi para vê-lo e cumprimentá-lo, mas a palestra ainda não tinha terminado e, com isso, passei a assistir a mesma. Na verdade, além do escritor Júlio Emílio Braz havia outro escritor presente, que eu não conhecia: Rogério Andrade Barbosa. Ambos de Minas Gerais (mineiros) e cujas obras literárias estão voltadas para o público infanto-juvenil.

Eu conheço - razoavelmente - a vida do Júlio Emílio por intermédio de inúmeras pesquisas e leituras de artigos, entrevistas, entre outras fontes. Mas, a vida do escritor Rogério Andrade Barbosa, a princípio, eu não sabia nada! Mas, o pouco tempo que assisti de sua palestra, pude ter uma mínima noção. 

Fiquei maravilhada com o instrumento musical africano, que ele apresentou e tocou para a plateia. O instrumento é o Mbira, tipo "piano de dedo". 

Infelizmente, eu não pude ficar até o final das palestras de ambos, que fazia parte de um projeto realizado pelo SESC.

Fotos cedidas pela Prof.ª Patrícia Santos





    Observem os instrumento Mbira na cadeira. 





Mês de Abril: Datas Comemorativas

 

02 de abril: Dia Internacional do Livro Infantil
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


ABRIL 

01. Dia da Mentira

       Dia do Tomate

 

 02. Dia Internacional do Livro Infantil

        Dia do Propagandista 

        Dia Mundial da Conscientização do Autismo

        

 03. Dia do Atuário 

        Dia do Desporto Comunitário

 

04. Dia Nacional do Parkinsoniano

 

05. Dia das Telecomunicações

        Dia do Propagandista Farmacêutico

        Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção

 

06. Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde

        e Qualidade de Vida

 

07. Dia do Corretor

        Dia do Jornalismo

        Dia do Médico Legista

        Dia Mundial da Saúde

        Dia Nacional de Combate ao Bullying e 

        à Violência na Escola

 

08. Dia da Natação

        Dia do Correio

        Dia Mundial do Combate ao Câncer

        Dia Nacional do Sistema Braile

 

09. Dia Nacional do Aço

 

10. Dia da Engenharia

 

11. Dia da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

       Dia do Infectologista

       Dia da Escola de Samba

 

12. Dia do Médico Obstetra

       Dia Nacional do Humorista

 

13. Dia do Office-Boy

       Dia dos Jovens

       Dia da 1º Execução do Hino Nacional Brasileiro (1831)

       Dia do Beijo

 

14. Dia Pan-Americano

       Dia das Américas

       Dia Mundial do Café

 

15. Dia da Conservação do Solo

       Dia Mundial do Desenhista

       Dia do Desarmamento Infantil

 

16. Dia Mundial da Voz

 

17. Dia do Lojista de CD

       Dia Mundial do Hemofílico

       Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo

 

18. Paixão de Cristo (Sexta-Feira Santa)

       Dia Nacional do Livro Infantil  

       Dia de Monteiro Lobato

 

19. Dia dos Povos Indígenas (antigo Dia Nacional do Índio) 

       Dia do Exército Brasileiro

 

20. Páscoa

        Dia do Diplomata

        Dia do Disco

 

21. Dia de Tiradentes

       Dia da Latinidade

       Dia do Metalúrgico

       Dia do Policial Civil

       Dia do Policial Militar

       Dia do Aniversário de Brasília (1960)

 

22. Dia do Descobrimento do Brasil

       Dia da Força Aérea Brasileira (FAB)

       Dia da Comunidade Luso-Brasileira

       Dia do Planeta Terra

 

23.  Dia Mundial do Escoteiro

         Dia do Serralheiro

         Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

         Dia Nacional da Educação de Surdos

 

24. Dia do Agente de Viagem

        Dia Internacional do Milho

        Dia do Chimarrão

        Dia do Penitenciário

        Dia Internacional do Jovem Trabalhador

        Dia do Boi

        Dia do Samurai

 

25. Dia do Contabilista 

        Dia da Organização das Nações Unidas (ONU)

        Dia Mundial da Malária

 

26. Dia do Goleiro

        Dia da 1ª Missa no Brasil

        Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial

        Dia Internacional em Memória do 

        Desastre de Chernobyl

 

27. Dia da Empregada Doméstica

       Dia do Sacerdote

       Dia Mundial do Design Gráfico

 

28. Dia Internacional da Educação

        Dia da Sogra

        Dia Nacional da Caatinga

        Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

 

29. Dia Internacional da Dança

        Dia do Crítico Teatral

 

30. Dia Nacional da Mulher

        Dia do Ferroviário 

        Dia da Baixada Fluminense (RJ)

        Dia Internacional do Jazz