domingo, 23 de agosto de 2009

02 de outubro: Início da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência


"Não existe um caminho para a Paz. A paz é o caminho."

  • "A não-violência é a qualidade mais fina da alma, mas ela se desenvolve por meio da prática."
Ambos os pensamentos são de autoria de Mahatma Gandhi, grande líder espiritual e político indiano, além de advogado, que exerceu o papel de conscientizador da sociedade hindu e muçulmana na luta pacífica - baseada no uso da não-violência - pela independência da Índia do domínio britânico.

E foi tomando por base os seus princípios e atitudes de Paz e de Não-Violência, que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 02 de outubro, data de nascimento de Mahatma Ganddhi, para ser o Dia Internacional da Não-Violência.

Este é o segundo ano de sua celebração e este promete ser bastante especial...

Embora, a gente saiba que a proposta de não-violência é algo a ser difundido, discutido e praticado durante o ano todo, o fato de saber que há um dia específico para se promover debates e ações no mundo inteiro, torna a data especial.

Este ano, então, a referida data promete mobilizar milhares de pessoas, Instituições Governamentais e Não-Governamentais, personalidades do âmbito científico, político, artístico, cultural, entre outros, os quais - de alguma forma - vão participar da "Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência".

Entre as personalides, já cadastradas, estão Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, a Penélope Cruz (atriz), Cristina Kirchner (presidente da Argentina), Ariano Suassuna (poeta, dramaturgo e romancista brasileiro), Pedro Almodóvar (cineasta e produtor espanhol), Evo Morales (presidente da Bolívia), Michelle Bachelet (presidente do Chile), José Saramago (escritor português), José Serra (Governador de São Paulo), entre outros.

A Marcha terá início no dia 02 de outubro, em Wellington, em Nova Zelândia, com chegada prevista para 02 de janeiro de 2010, ao pé do monte Aconcágua, em Punta de Vacas, na Argentina.

De acordo com os seus organizadores, o objetivo da proposta da "Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência" é de conscientizar à humanidade face à situação de conflitos que o mundo inteiro vive.

Conflitos estes não só armados, mas caracterizado também pela fome, pela pobreza, ameaças nucleares, pela intolerância étnica-cultural e suas múltiplas facetas.

A ameaça nuclear, inclusive, é considerada o ponto mais nevrálgico da atualidade

A soma dos esforços individuais em prol de uma prática reflexiva e de ações diretas e/ou indiretas à Paz e Não-Violência tem - por objetivo - mudar o homem e, consequentemente, o nosso mundo.

Além disso, os organizadores estabeleceram como pontos cruciais para esta Campanha:

- O desarmamento nuclear em nível mundial;

- A retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados;

- A redução progressiva e proporcional do armamento convencional;

- A assinatura de tratados de não agressão entre países;

- A renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.

Eu já me cadastrei! Façam, vocês mesmos, algo em favor da PAZ e da NÃO-VIOLÊNCIA! Divulguem, participem direta e/ou indiretamente, mas vamos incentivar a Cultura da Paz.

Em nosso país, a equipe principal da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência estará a partir do dia 16 de dezembro, em Manaus, com uma trajetória planejada para passar nos seguintes pontos:

. Manaus (AM): dias 16 e 17 de dezembro;

. Recife (PE): dias 17 e 18 de dezembro;

. Salvador (BA): dia 18 de dezembro;

. Rio de Janeiro (RJ): de 18 a 20 de dezembro;

. Parque Caucaia (SP): dia 20 de dezembro;

. São Paulo (SP): de 20 a 22 de dezembro;

. Curitiba (PA): 22 e 23 de dezembro;

. Foz do Iguaçu (RS): 23 a 25 de dezembro;

. Florianópolis (SC): 23 e 24 de dezembro;

. Porto Alegre (RS): de 24 a 26 de dezembro;

Cadastrem-se através do site Marcha pela Paz e pela Não-Violência

Assistam a chamada AQUI ou no You Tube através da Marcha Mundial


2 comentários:

  1. Hoje tem vídeochat às 10h30 sobre “Consumo Consciente” veja detalhes em http://migre.me/5I5N
    Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
    Vamos fazer com que seja um sucesso!
    Conto com você!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Cybele, perdõe-me por não ter participado e só agora estar lhe respondendo... Eu fui submetida a duas intervenções cirúrgicas, semana passada, para retirada de dois cistos nas costas.

    Estou de licença médica até a retirada dos pontos. Apesar de ser um procedimento simples, eu ainda sinto muitas dores em consequência dos dois serem nas costas. Por cinco dias dormi na poltrona, pois qualquer movimento na cama ou ao levantar afetava as áreas.

    Eu só fui ler o seu comentário depois.

    Ainda sinto dores. Ambos estavam bem profundos, sendo que um era do tamanho de um caroço de jaca.

    Desculpe-me!

    Beijos

    ResponderExcluir