sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Superfície Terrestre: maior nível ou dimensão do Espaço Geográfico



Imagem capturada na Internet e modificada no Adobe Photoshop

 
A área total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de Km². Sua superfície se apresenta bastante irregular, possuindo terras emersas (terras situadas acima do nível do mar) e terras submersas, cobertas de água.

Entretanto, a maior parte da Terra se encontra coberta de água, ou seja. cerca de 71% de sua superfície é constituída pelos oceanos, mares, lagos, rios etc.
 
Daí, a razão da Terra ser denominada de Planeta Água, Planeta Azul ou Planeta Oceânico.
 
As terras emersas correspondem apenas a 29% da superfície terrestre e são formadas por continentes e ilhas, onde vivem os homens.

A distribuição dos continentes e oceanos também não ocorre de forma uniforme. Pode-se observar no mapa-múndi que há mais terras emersas no hemisfério Norte, enquanto no hemisfério Sul há um predomínio de água.
 
Na verdade, a água predomina em ambos os hemisférios, sendo que no hemisfério Sul a quantidade é bastante superior em relação à porcentagem de terras emersas.
 
Em razão disso, o hemisfério Sul é chamado de Hemisfério das águas”, enquanto o hemisfério Norte é denominado de “Hemisfério das terras”.


CONTINENTES

Definição: grandes porções de terras emersas, limitadas pelas águas dos mares e oceanos.
 
A diferença entre um continente e uma ilha está no tamanho, pois a ilha também é uma porção de terra cercada de água por todos os lados, só que ela é menor que o continente.
 
Observando o planisfério (mapa-múndi), podemos verificar que a Terra possui seis continentes. O mais extenso de todos é a Ásia, seguido pela América, África, Antártida, Europa e Oceania.
 
Contudo. alguns autores consideram apenas cinco massas continentais, visto que levando em consideração a definição de continente (grande porção de terra emersa, limitada pelas águas dos mares e oceanos), a Europa e a Ásia se encontram no mesmo bloco de terras emersas e, sendo assim, ambas forma um só continente, o qual é denominado - por estes autores - de Eurásia.
 
De acordo com estes referidos autores, a Europa seria uma península da Eurásia. Península corresponde a uma ponta de terra continental que avança sobre o mar.

Os limites entre a Europa e a Ásia são constituídos pelos Montes Urais (maciço antigo), o rio Ural, o mar Cáspio e o mar Negro.

Eurásia - Imagem capturada na Internet

Todavia, levando em conta as características étnica-culturais da Europa e da Ásia, as quais são totalmente diferentes, ambas devem ser concebidas como dois continentes distintos e, não como apenas um (Eurásia).

OCEANOS
Definição: vastas extensões de águas salgadas, profundas, que cobrem grande parte da Terra.
 
.Oceano Atlântico: é o mais importante de todos por sua capacidade de navegação (mais intensa tanto a nível comercial quanto de passageiros) e de localização geográfica, principalmente ao Norte, pois liga os países mais ricos do planeta (os EUA e Canadá, na América, com os países da Europa);
 
.Oceano Pacífico: é o mais extenso dos oceanos e neste se localiza o maior número de fossas submarinas e as mais profundas (Mindanau, 11.684 m; das Marianas, 11.033 m, etc). Constitui-se em uma zona de grande instabilidade tectônica,sendo constantemente afetado por terremotos, maremotos e vulcanismos.
 
As fossas submarinas são grandes depressões encontradas no fundo dos oceanos;
 
.Oceano Índico: é o que apresenta as maiores temperaturas, uma vez que se localiza quase totalmente na zona tropical;
 
.Oceano Glacial Ártico: é o menor de todos os oceanos. Encontra-se congelado à superfície (banquisas) a maior parte do ano, embora suas condições ambientais estejam alteradas sob os efeitos do Aquecimento Global;
 
.Oceano Glacial Antártico: caracteriza-se por ser totalmente aberto, sendo formado pelas águas dos oceanos (Atlântico, Pacífico e Índico). Por estar localizado na Zona Polar Antártica, suas águas também se apresentam congeladas à superfície (as chamadas banquisas)
 
 
Observação: Oceano ≠ Mar: o Mar é uma porção de água, menos profunda. De acordo com a sua localização geográfica, os mares podem ser classificados em três tipos:
 
. Mar Aberto ou Costeiro: quando se encontra localizado junto à costa litorânea, sob a plataforma continental. Neste caso, o mar é uma extensão natural do oceano, só que sob a influência do continente (aporte das águas fluviais, esgotos, resíduos sólidos etc.). Exemplos: Mar do Caribe, Mar Amarelo e Mar Arábico;
 
. Mar de Interior ou Continental ou Mediterrâneo: quando se localiza no interior do continente, mantendo contato com outro corpo de água (mares ou oceanos) através de um canal (estreito). Exemplos: Mar Negro, mar Mediterrâneo e Mar Báltico;
 
. Mar Fechado ou Isolado: quando este se encontra localizado no interior do continente e não mantém contato com outro corpo de água (mar ou oceano). Exemplos: Mar Morto, Mar de Aral e Mar Cáspio.

10 comentários:

Anônimo disse...

ñ entendi e nada nesse texto, e ñ achei o que eu qria....

Marli Vieira de Oliveira disse...

É uma pena, anônimo (não quis se identificar?), pois a matéria trata da superfície terrestre (o maior nível do espaço geográfico, a distribuição de terras emersas e de água.

Obrigada por seu comentário.

Jacinto Leitte Norrego disse...

todos esses continentes ja foi um só! agora estao divididos... ha possibilidade de eles se dividirem mais do que estão?

Paula Tejano disse...

otimo blog, fiz meu dv de casa todo com ele

Thomas Turbano disse...

li o comentario do jacinto, e gostaria de saber se tem como eles voltarem a ser como antes tambem...

Diva Gina Berta disse...

olha o nome desses cara ai de cima, só pode ser criança

Marli Timelo Rego disse...

minha chara, gostei do blog e mais ainda por vc ter o mesmo nome que eu rs

Paula Rawanny disse...

Olá, professora! Apesar da senhora ter passado esta matéria para a minha turma e ter postado aqui no seu blog, eu ainda não entendi direito sobre os limites existentes entre a Europa e a Ásia... Apesar de eu ter tirado uma nota muito baixa na prova, o que ainda continua na minha cabeça é essa questão (rsrs)!

Abraços!

Wellington Azevedo disse...

Olá, bom dia!!!
Gostei do blog, a pesquisa esta clara e objetiva e consegue atender a qualquer idade ou nível escolar. Parabéns pelo trabalho.

Att.
Wellington Azevedo

Anônimo disse...

MUITO BOA ESSA MATÉRIA ME AJUDOU MUITO..
QUE BOM QUE EXISTEM PESSOAS DISPOSTAS A PUBLICAR TANTAS COISA EM PROL DE OUTROS OUTROS.
É EXATAMENTE O ASSUNTO QUE PROCURAVA E AS RESPOSTAS EXATAS PARA TAL.
QUANDO SE SABE O QUE QUER ENCONTRAR, QUAL O ASSUNTO LOGO QUE ENCONTRA ENTENDE.