domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições 2010: O dirigente do país, para os próximos quatro anos, já está sendo configurado

Imagem capturada na Internet (Fonte: Prosa & Política)

Título da postagem modificado em 03/10/2010 às 11h07

Hoje, 135.804.433 brasileiros devem comparecer às seções eleitorais para escolher o novo presidente da Republica, 27 governadores (26 estados e 1 Distrito Federal), 54 senadores (dois por estado), 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais/distritais.

Ao total, teremos 1.654 representantes políticos, entre os novatos na política, os reeleitos e aqueles que passaram para outro cargo político.

O presidente, o governador e deputados (estadual e federal) exercerão o seu mandato por quatro anos, à exceção dos senadores, cuja vigência do mandato é maior (oito anos).

As seções eleitorais foram abertas às 8h e fecharão às 17h. Caso haja fila no horário de encerramento da votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), o eleitor receberá senha para poder permanecer no local e votar além do horário pré-estabelecido.

O próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores levem uma "cola eleitoral", ou seja, um papel com os números dos candidatos escolhidos para ocupar os seis cargos políticos desta eleição. Com certeza haverá certa morosidade na votação.

As pesquisas de opinião realizadas podem indicar, realmente, o resultado das urnas, mas como eu não fui consultada e nem fiz parte como a maioria da população destas pesquisas, prefiro aguardar e torcer que haja um resultado inesperado, principalmente, em relação ao cargo maior das eleições 2010.

Espero o 2º Turno (31 de outubro), mas sem a disputa dos dois primeiros colocados nas referidas pesquisas de opinião. Gostaria muito de ter que escolher, pela segunda vez, a representante do Partido Verde, Marina Silva.

Mas, o povo é que decide...

Mas, enquanto a votação transcorre, vamos ver as transformações dos três principais candidatos ao Planalto. A única considerada "caloura" nas urnas é a Dilma Roussef, mas a seu favor, ela conta com o apoio do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Para assistir, clique AQUI!

Outra opção, no âmbito das eleições do país, é testar os seus conhecimentos acerca de suas regras (algumas até, acredito que tenham mudado, pois desconhecia a nova versão). Clique AQUI e confira o quanto você está por dentro do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário